4 pavimentos que podes instalar na casa de banho

Sendo a casa de banho um espaço de muito uso deves ter atenção ao tipo de material que escolhes. Deixamos-te algumas dicas.

A escolha do pavimento adequado para a casa de banho é essencial. Para além da água e da humidade, trata-se de um espaço com muito movimento, pelo que é aconselhável instalar materiais de fácil manutenção e resistentes a choques e riscos. Focamos as vantagens (e contamos-te também algumas desvantagens) de quatro pavimentos (preços incluídos) e dizemos-te porque é que qualquer um deles pode funcionar se estiveres a pensar mudar o pavimento da tua casa de banho.

Pavimento laminado: acessível e de estilo contemporâneo

decoração de interiores

Créditos: Pexels

A principal vantagem do pavimento laminado é o facto de ser barato. Podes encontrar pavimentos de qualidade a partir de 10-12 euros/m2 – quanto mais espessa for a camada exterior, mais caro será o pavimento. O nosso conselho é que escolhas um com, pelo menos, uma classificação AC3 (bastante económico e resistente ao choque) e com um tratamento repelente de água. Em termos estéticos, os laminados dão um toque contemporâneo à casa de banho e estão disponíveis numa grande variedade de acabamentos. Outra vantagem é o facto de serem bastante fáceis de instalar e de não necessitarem de obras, uma vez que podem ser colocados sobre um pavimento já existente.

Pavimentos de porcelana: uma opção muito duradoura

decorar casa

Créditos: Creative commons

A principal vantagem de instalar o porcelana no chão da casa de banho é que se trata de um material muito estável. É verdade que é um pouco mais caro do que o laminado ou o vinil, por exemplo, mas é durável, fácil de manter e pode ser encontrado em vários formatos e acabamentos (há também aqueles que copiam o aspeto hidráulico, que está agora na moda). Além disso, os pavimentos de porcelana destacam-se pelas suas qualidades técnicas, como a baixa porosidade, condição ideal para pavimentos em divisões húmidas. Mais vantagens? O mosaico de porcelana também pode ser colocado sobre um pavimento existente e pode ser encontrado em muito boa qualidade por cerca de 20 euros/m2. Atualmente, os formatos XXL são os mais populares porque criam um ambiente estético contínuo.

Pavimento vinílico: fácil de instalar e muito económico

Juntamente com o laminado, é a opção mais barata para mudar o chão da casa de banho (existem autocolantes a partir de 10 €/m2), e pode fazê-lo você mesmo sem ter de fazer obras. O pavimento vinílico também imita o acabamento de uma grande variedade de materiais, como a madeira (há alguns que imitam o seu grão de forma muito realista) e, por esta razão, é uma opção cada vez mais popular quando se trata de renovar o chão da casa de banho. Além disso, devido à sua composição plástica – o núcleo é feito de PVC – é bastante resistente à humidade. A instalação, como já dissemos, pode ser feita sem ajuda. Geralmente, trata-se de uma espécie de lâminas que, tal como no caso do laminado, são encaixadas com um sistema de clique. Existem também os autocolantes, como já dissemos. Talvez a única desvantagem seja o facto de, do ponto de vista estético, tenderem a dar uma sensação mais fria.

Pavimentos de microcimento: a opção da moda para uma casa de banho moderna

Em primeiro lugar, e como a espessura é mínima, um pavimento de microcimento pode ser aplicado por cima do pavimento existente, pelo que não requer qualquer obra. Em todo o caso, deve ser instalado por alguém que saiba como o fazer. Esteticamente, é uma superfície contínua e lisa, muito moderna e, além disso, pode escolher a cor que quiser, porque é um material feito com cimento e resinas às quais pode adicionar a cor que quiser. Entre as suas desvantagens: é um material poroso e, das quatro opções que propomos, é também a mais cara. Não custa menos de 50 € por m2.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias