Cor das paredes e móveis brancos: o que funciona melhor?

O branco é um tom que oferece brilho e sensação de amplitude, mas ao mesmo tempo pode ser frio ou pouco acolhedor se não for combinado corretamente.

A escolha da cor da parede é um aspeto fundamental na decoração da casa, principalmente quando se tem móveis brancos. O branco é um tom que oferece brilho e sensação de amplitude, mas ao mesmo tempo pode ser frio ou pouco acolhedor se não for combinado corretamente. Eis, então, as melhores cores de parede para combinar com móveis brancos.

As melhores cores para combinar com o branco

O branco, por ser um tom neutro, combina bem com tons mais claros e suaves:

  • Um azul pálido ou verde sálvia, por exemplo, pode trazer frescor e tranquilidade à divisão, ideal para o quarto ou casa de banho;
  • Para quem quer um toque mais moderno e sofisticado, tons como cinza carvão ou azul marinho podem ser escolhas interessantes que criam um contraste elegante com o branco.
  • Pelo contrário, cores pastéis como rosa pó ou amarelo limão adicionarão um toque de doçura e vivacidade, perfeito para um quarto de estudo ou infantil.
pintar a casa

Pexels

Como escolher a cor das paredes de acordo com a divisão

A iluminação importa muito na hora de escolher a tonalidade ideal para as paredes de uma divisão. Espaços bem iluminados podem permitir o uso de tons mais escuros sem correr o risco de sobrecarregar o ambiente, enquanto em ambientes menos iluminados seria preferível optar por cores claras que reflitam a luz, expandindo visualmente o espaço.

Outro fator a considerar é o destino da divisão: por exemplo, uma cozinha ou sala de estar pode beneficiar de cores que estimulem o convívio, como tons quentes de vermelho ou laranja. Por outro lado, para um quarto, pode-se optar uma paleta de cores que convida a relaxar, como tons frios de azul ou verde.

pintar a casa

Pexels

Não uma, mas duas cores: como combiná-las?

Combinar duas cores para as paredes pode ser uma estratégia vencedora para adicionar dinamismo a uma divisão pequena. Ao combinar diferentes tonalidades, é essencial considerar o equilíbrio de cores. Na verdade, podes considerar pintar uma única parede numa cor brilhante e focar em tons mais suaves para as outras paredes.

Uma técnica eficaz é usar tons mais escuros ou vibrantes para paredes que têm menos luz, para evitar que o espaço pareça muito sombrio. Pelo contrário, paredes expostas à luz natural podem ser pintadas em cores mais claras, para potencializar o efeito de iluminação. Além disso, introduzir a decoração da casa, como molduras, padrões ou têxteis, pode ajudar a complementar e equilibrar as escolhas.

pintar a casa

Freepik

Tendências para uma casa na moda

Ter em conta as últimas tendências do mundo do design de interiores ajuda-te a dissipar algumas dúvidas e a ter exemplos para te inspirares. De facto, há um grande regresso de cores naturais e terrosas, que se misturam perfeitamente com o branco puro ou “opaco” dos móveis, criando uma atmosfera relaxante e ao mesmo tempo sofisticada.

Outra tendência é o uso de uma parede acentuada num tom forte ou escuro, que se torna a peça central visual da divisão. A parede de uma cor diferente também pode ser usada para separar visualmente a divisão, o que é muito eficaz em apartamentos-estúdio. De qualquer forma, o ideal seria sempre ter uma renderização feita com a tonalidade escolhida ou tentar pintar num cantinho da parede exposto ao sol.

pintar a casa

Freepik