Estes são os países mais seguros do mundo para comprar casa

Quando decidimos comprar uma casa convém ver se o país escolhido é considerado seguro.

Quando decidimos o sítio onde queremos comprar uma casa para viver, uma das primeiras perguntas que nos vêm à cabeça é “será um lugar seguro?”. Queremos viver em segurança plena, sabendo que podemos levar uma vida descansados e sem medo, sem estar constantemente a olhar por cima do ombro a pensar que alguém nos está a seguir na rua. Ou quando regressamos a casa de madrugada, depois de uma noite de festa, com as chaves na mão para o caso de ser preciso auto-defesa.

Com a criminalidade no mundo a crescer a um ritmo fulminante em resposta a uma intensificação política, social e económica, a procura de um lugar seguro para viver e comprar casa é maior, e com soluções mais escassas. 

Como avaliar a segurança de um país

Existem diversas organizações com diferentes metodologias utilizadas para criar índices de segurança dos países, sendo calculados de acordo com certos fatores e indicadores. Os fatores mais comuns são os seguintes:

  • Taxa de criminalidade: a criminalidade como fator pode abranger homicídios, roubos, assaltos, furtos, entre outros crimes. Logicamente que se as taxas de criminalidade forem mais baixas, contribuirão para uma classificação mais alta em termos de segurança e proteção.
  • Estabilidade Política e corrupção: os países com governos estáveis e sistemas políticos complexos e desenvolvidos, e onde a corrupção não existe, tendem a ser considerados mais seguros.
  • Presença policial: a resposta e eficácia das forças policiais em momentos de atentado à segurança pública ou privada e a presença de medidas de segurança pública podem também ser tidas em consideração quando se faz a avaliação da segurança num país.
polícia

Pexels

  • Riscos de desastres naturais: a insegurança e a ameaça não vem só dos homens mas também da natureza. Por isso, os países que são propensos a desastres naturais (terramotos, ciclones, furacões, tsunamis, etc) podem ter os índices de segurança ajustados para refletir esses riscos de catástrofe.
  • Sistema judicial: a eficiência e prontidão do sistema judicial e a aplicação da lei de um país podem influenciar a perceção de segurança do mesmo. Vivemos num lugar mais seguro ao saber que o sistema judicial funciona e apoia os seus cidadãos.

Cada organização organiza os fatores e pesa-os de forma distinta, obtendo resultados diferentes. Algumas organizações que elaboram índices de segurança a nível mundial são o Global Peace Index (GPI), o World Justice Project Rule of Law Index e o Numbeo.

mundo

Pexels

Índice Global da Paz oferece os resultados de 2023

O Global Peace Index (Índice Global da Paz, IGP) foi produzido pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP) e é a principal medida mundial de pacificidade global. O relatório mundial que é criado anualmente apresenta a mais completa análise baseada em dados sobre as tendências da paz, o seu valor económico e como se podem desenvolver sociedades pacíficas. 

O Índice Global da Paz abrange 99,7% da população mundial e classifica 163 países e territórios independentes: mede o estado da paz  e tranquilidade de acordo com o grau de militarização do país, de acordo com o nível de segurança e proteção da sociedade e com a extensão dos conflitos internos e internacionais que se encontram em curso.

Países mais seguros do mundo para comprar casa

Durante o ano de 2023 foi feito um novo estudo e análise com 23 indicadores quantitativos e qualitativos, e os resultados colocaram Portugal, tal como em 2022, numa posição de destaque entre os 10 países mais seguros do mundo. Vamos à lista dos vencedores:

1. Islândia

islândia

Pexels

Os países nórdicos são conhecidos pela sua segurança e estabilidade a vários níveis, estando sempre no pódio dos países mais seguros do mundo. 2023 não foi exceção e a Islândia marcou o primeiro lugar. O país mais seguro do mundo. Se gostas de frio e de auroras boreais, a Islândia é o melhor sítio para comprares casa. 

Esta ilha nórdica tem à volta de 360 mil habitantes e a maioria vive na capital, Reykjavik. É um país com uma beleza natural magnífica, com vulcões, parques naturais que sobrevivem ao frio que se sente o ano quase todo, e com o céu a desenhar obras de arte: as famosas aurora boreais. 

2. Dinamarca

Viver na Dinamarca

Wikimedia commons

Continuamos pela zona do norte. A Dinamarca ocupa o segundo lugar com mérito pois é um país escandinavo extremamente seguro e bastante desenvolvido a nível industrial e no setor eletrónico e de construção naval. Para além de ser dos mais seguros do mundo foi também considerado, pela ONU, o país mais feliz do mundo.

Felicidade e segurança, que requisitos se quer mais para comprar uma casa?

3. Irlanda

irlanda

Pexels

No top 3 está ainda a Irlanda, país da boa cerveja, dos pubs, de chuva e castelos esplendorosos. Esta ilha tem à volta de 5 milhões de habitantes e é costume ter invernos frios e verões amenos.

É um lugar seguro para comprar casa e viver numa imersão constante na natureza, em toda a sua abundância, pureza e liberdade. 

4. Nova Zelândia

Viver na Nova Zelândia

Pxhere

A Nova Zelândia fica um bocadinho mais longe de Portugal, mas a mudança para um país tropical compensa pelo seu nível de segurança. Este país da Oceânia parece que é tirado de um filme: paisagens impressionantes, praias paradisíacas, montanhas com uma força poderosíssima. 

O país oferece oportunidades de criar família e carreira e um estilo de vida harmonioso. Tem uma ampla rede de infraestruturas, uma matriz energética limpa e consegue manter o equilíbrio entre as tradições deixadas pelos Maori e o desenvolvimento económico.

5. Áustria

áustria

Pexels

No coração da Europa está a Áustria, que se encontra em quinto lugar entre os países mais seguros do mundo. Viena, a sua capital, é um centro cultural e com uma herança artística como poucos países receberam com o passar dos tempos. 

Na Áustria vivem quase 9 milhões de pessoas com uma rica história imperial e num país com riqueza arquitetónica e efervescência cultural.  

6. Singapura

Viver em Singapura

Wikimedia commons

Singapura é conhecida pelo seu elevado nível de desenvolvimento humano e pela sua prosperidade e abundância. É uma cidade-estado no sudeste asiático e tem cerca de 5,5 milhões de habitantes. 

Se pensas em comprar casa lá, prepara-te para viveres num lugar cheio de cor, de vida, de diversidade cultural e boa comida. Singapura é conhecida pelas marinas, as praias maravilhosas, a cultura única e a limpeza que a sociedade mantém no país.

7. Portugal

portugal

Pexels

O nosso país encontra-se no top 7 e continua a atrair turistas que decidem trocar de vida e emigrar para Portugal. Portugal tem muito para oferecer aos seus 10 milhões de habitantes: boa comida, paisagens lindíssimas, um clima suave a bastante procurado por turistas.

Portugal é um país que te oferece variedade cultural, tradição e uma mente aberta para a modernização. Se quiseres comprar casa em Portugal, já sabes que a segurança é um dos pontos fortes do país, assim como a oportunidade para uma vida calma e feliz.

8. Eslovénia

eslovénia

Pexels

Com 2,1 milhões de habitantes, a Eslovénia é o oitavo país do mundo mais seguro para se viver. É o ideal para se comprar uma casa num país onde se podem fazer todo o tipo de as atividades ao ar livre, com 300 cascatas para visitar e muita natureza para explorar.

Ljubljana é a capital e já contou com o título da “capital mais verde da Europa”, o que definitivamente nos deixa com o pulga atrás da orelha se quisermos viver num sítio com pouca poluição e com muitos espaços verdes.

9. Japão

japão

Pexels

Quando se pensa no Japão pensa-se em tranquilidade; numa vida zen, em paz, em meditação e contemplação da vida. É verdade que também é conhecido pelo seu estilo de vida elevado, mas em conjunto com o bom nível de segurança, diríamos que vale a pena o esforço.

Nada mais nada menos do que 125 milhões de pessoas, este país rico na Ásia oriental tem milhares de santuários e templos, parques nacionais daqueles que aparecem nos postais, palácios imperiais e cidades densas, ativas e dinâmicas para contra balançar com a paz do interior do país.  

10. Suíça

Viver na Suíça

Wikimedia commons

A Suíça é o último país no top 10 dos mais seguros do mundo. Se a competição fosse sobre chocolates e relógios, claramente que ganhava o primeiro lugar. A Suíça é conhecida, para além dos chocolates, pelos famosos Alpes suíços, pelas vilas escondidas por entre as montanhas e pelo grande número de lagos que abraça o país. 

Com 8,7 milhões de pessoas, a Suíça prioriza o setor bancário e financeiro, o que traz estabilidade e boa economia para o país. Se quiseres viver num país seguro também a nível económico, a Suíça poderá ser a solução para ti.

Quando pensares num país para comprar uma casa, pondera todas as variáveis e inclui o nível de segurança, que te trará com certeza paz de espírito e tranquilidade na vida.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias