Divisões da casa preferidas dos portugueses: sala está em 1.º lugar

Sala de estar, cozinha e o quarto são as 3 divisões preferidas, à frente do escritório, terraço e da casa de banho, aponta estudo.

A casa é onde passamos boa parte do nosso dia, seja a trabalhar, cozinhar e até a dormir. Mas nem todas as áreas da casa são igualmente confortáveis e acolhedoras. Quais são, afinal, as divisões da casa preferidas dos portugueses? Um estudo da Conforama conclui que é mesmo a sala de estar a divisão preferida, seguida da cozinha e do quarto. Já o escritório, o terraço/jardim e a casa de banho são as menos valorizadas.

Ao analisar a relação dos portugueses têm com as principais divisões da casa durante 2023, a Conforama revelou quais são as preferências das famílias:

  1. Sala de estar é a divisão preferida dos inquiridos (48,4%);
  2. Cozinha (26,8%);
  3. Quarto (17,5%);
  4. Escritório (3,1%);
  5. Terraço ou jardim (2,9%);
  6. Casa de banho (1,3%).

E ainda foram analisados os hábitos dos portugueses em casa através de três inquéritos centrados no descanso, nas salas de estar e nas cozinhas, que contou com mais de 1.000 participantes, referem em comunicado enviado às redações.

Cama nos quartos

Foto de Monstera Production no Pexels

Hábitos, decoração e funcionalidade nas divisões da casa

sala de estar é onde os portugueses gostam, sobretudo, de relaxar e ver televisão. E, no que diz respeito à decoração, observa-se uma diversidade de gostos, já que mais de metade dos inquiridos prefere uma sala com diferentes estilos para combinar móveis, enquanto 47,5% dos portugueses assume que gosta mais que a divisão seja homogénea. O que não pode mesmo falta numa sala de estar é o sofá, o móvel de televisão, mesa de refeição e cadeiras. E na hora de comprar móveis ou elementos decorativos para a sala, o preço e a funcionalidade são os aspetos mais importantes.

A cozinha é a segunda divisão da casa preferida dos portugueses, até porque a grande maioria (83%) diz que gosta de cozinhar. Mas as cozinhas dos participantes precisam de ser mais funcionais, já que 8 em cada 10 admite que melhoraria alguns dos elementos da cozinha, principalmente os móveis, azulejos e a redistribuição das gavetas e dos armários. E ainda uma pessoa em cada quatro quer mesmo fazer uma renovação completa da cozinha.

quarto, onde descansamos longas horas, é a terceira divisão da casa mais valorizada. E a esmagadora maioria dos portugueses inquiridos assume que a qualidade do colchão é a condição mais importante para um bom descanso, seguida pela importância da almofada (91%) e um ambiente com pouco ruído (82,5%). E, talvez por isso, a grande maioria defende que os colchões devem ser mudados até 10 anos após a compra. Mas, ainda assim, 40% dos portugueses auscultados afirma não descansar bem, dormindo em média 7 horas por noite, com a maioria a afirmar que necessita de dormir mais. Para os inquiridos que dizem dormir mal, as principais razões para tal acontecer estão relacionadas com o facto de acordarem várias vezes durante a noite (61,3%), stress (15,6%) e problemas de saúde (8,8%).