Trocar artigos sem talão de compra? Sim, é possível!

Afinal de contas podes trocar um produto mesmo sem o talão de compra. Nós explicamos como fazer o pedido com sucesso.

Quantas vezes já te deparaste com dezenas e dezenas de talões na carteira que um dia vão todos diretamente para o caixote do lixo? E quantas vezes te deste conta que  um talão de troca foi no meio dos outros talões? Nós sabemos que é muito fácil perder um talão de compra, especialmente se tiveres apostado num dia dedicado apenas a compras, onde adquiriste produtos nas mais variadas lojas, e por isso estamos aqui para te ajudar.

As normas gerais das lojas não fogem da regra de apresentação de talão de compra e do período de 15 dias após a compra para a troca de um produto mas sabes que tens outras opções? Sim, nem sempre será fácil que os comerciantes aceitem o teu ponto de vista mas gostamos de acreditar que não custa nada. Confere as nossas dicas e informações que deves ter de antemão para trocar um artigo sem talão de compra.

A troca de artigos é obrigatória?

Mulher nas compras

Burst/Pexels

Sim e não. Uma loja física apenas é obrigada a trocar um artigo/bem que apresente um claro defeito (Decreto-Lei n.º84/2008, de 21 de maio).

Se estás a tentar trocar porque o tamanho não é o adequado, porque não gostaste ou por outro motivo, a troca pode ser recusada. Lembra-te que nestes casos a troca, reembolso ou emissão de um vale é uma política de cada loja.

Nas compras online há espaço para troca ou devolução?

Trocas em compras online

Pixabay

Nas compras online a troca e devolução também existe! Não há ainda regras gerais quanto há devolução, pelo que é bastante importante que verifiques sempre as condições do site de onde compras. As empresas costumam deixar a nota do que podes trocar/devolver um produto, de que modo, em que condições e até se é algo isento de custo ou se terás taxas extras.

Mas, de forma geral, às compras online aplica-se a regra de possibilidade de devolução de um artigo, desde que seja feito nos 14 dias seguidos após a recepção da encomenda na morada pedida. Este período é considerado o prazo de reflexão, que dá o direito do consumidor mudar de ideias e por isso devolver o produto sem qualquer tipo de penalização – é o chamado direito à livre resolução do contrato.

Perdi o talão de compra, como é que faço a troca?

Uma vez que a maioria das lojas físicas aceita trocas que vão além de uma questão de defeito do produto, é normal que peçam o comprovativo de compra nesse estabelecimento (ou cadeia de lojas). Por isso tem em mente que esse vai ser sempre o primeiro pedido.

Pagamento com cartão multibanco

Rodnae Productions/Pexels

Caso não o tenhas existem quatro hipóteses para comprovares a tua compra:

  • Cartão Cliente

A maior parte das lojas hoje em dia possui cartão de fidelidade e isso faz com que seja mais fácil controlares os teus movimentos nessa loja. Nalguns casos, poderás usar esta ferramenta como prova uma vez que o funcionário pode ver o teu historial no computador.

  • Talão Multibanco

A opção ideal para quando pagas as compras através de cartão de débito ou crédito. Só tens de tirar um registo das transações do Multibanco, e terás o talão com o NIF do comerciante, nome do consumidor e número do cartão multibanco com que fizeste a compra.

  • Talão de Transação

Sabes aquele papel pequenino que vem sempre a acompanhar o talão de compra quando pagas com cartão multibanco? Sim, ele também serve como comprovativo de compra pelo que se por algum motivo o guardares mas perderes o talão de compra podes usá-lo para fazer o teu pedido.

  • Número de Contribuinte

Não é tão fácil, e a verdade é que muitas lojas podem recusar procurar por este método, ou até mesmo o funcionário não ter acesso, mas o NIF é uma forma de comprovar a compra. Sim, claro que para isto implica que deves pedir o teu contribuinte na compra inicial. Basta que haja registo de fatura com NIF no sistema e é o comprovativo certo. Esta é a opção de topo no caso de compras com dinheiro.

As lojas aceitam trocas sem talão de compra?

Montra de loja de roupa

The Nix Company/Unsplash

Como já referimos acima, depende da política privada de cada loja/comerciante. Se há defeito são obrigadas, havendo um comprovativo de compra (mesmo que não implique o talão em si), mas se não depende das suas regras. Não entres a atacar, nem com uma atitude de exigência. Mantém uma postura calma, um diálogo fluído e explica simplesmente a questão.

De qualquer modo, há dicas que deves seguir que te vão ajudar nestes momentos de impasse.

  • Políticas de devolução/troca: informa-te se a loja realmente aceita devoluções e/ou trocas e as suas regras. De nada vale ires fazer um pedido se a regra geral já dita que isso não acontece, seja com talão ou não;
  • Faz a troca o quanto antes: além da questão do prazo normal de trocas, o facto de ser necessário recorrer ao sistema convém que seja num curto espaço de tempo. Os funcionários estarão muito mais recetivos nesses casos;
  • O artigo tem de estar impecável: sejamos sinceros, com ou sem talão de troca, diríamos que esta é uma boa prática para quando vais trocar um artigo.

Uma dica final: mantém-te calmo(a). O funcionário poderá não conseguir ajudar-te logo e não há necessidade de criar confusão. Ele pode simplesmente nunca ter apanhado uma situação do género e o melhor é conversar e mostrar as provas que tens contigo. Afinal de contas, a lei não obriga a esta troca e por isso apenas com conversa a bom porto é que conseguirás fazer a troca que tanto procuras.

Com ou sem talão, posso trocar qualquer artigo?

Trocar jogos

Pixabay

Não. Mesmo que sigas todos os passos que referimos nos pontos anteriores, tem conta que há sempre excepções e alguns artigos são mesmo muito difíceis de trocar. Como deves entender, produtos de higiene íntima ou roupa interior são facilmente os que encontram mais entraves. Deixamos-te aqui uma lista do que é mais difícil de trocar:

  • Roupa interior – a não ser que compres pacotes de roupa interior, que estejam selados, este é dos artigos mais difíceis de trocar. Há histórias de quem use e tente trocar sem lavar, algo que é altamente anti-higiénico;
  • Roupa de verão – pelas mesmas razões acima, os biquínis e fatos de banho também têm quase sempre regras de não troca/devolução;
  • Produtos de abertura fácil – falamos daqueles que nem sempre é fácil verificar se já foi usado. É um risco para a empresa aceitar este tipo de trocas porque não se sabe se o produto ainda está apto a ser utilizado;
  • Eletrodomésticos – a não ser que tenhas tudo embalado e selado, esta área é bastante difícil de pedir troca. Por norma apenas existe a possibilidade se houver prova de que o eletrodoméstico tem algum tipo de avaria/defeito de origem, e que não indique que possa ter mau uso. Nem mesmo o facto de levares o produto dentro da caixa original é sinónimo de assegurares a troca. Mas se for por dano, lembra-te que aqui podes aplicar o pedido de garantia legal de dois anos.
  • Jogos e DVDs – a troca destes produtos, quando abertos, é quase sempre impossível. Uma loja não tem interesse em realizar trocas, sem indicação de defeito, porque depois não pode voltar a comercializar o produto. Daí veres tantos avisos que trocas só com embalagem selada.
  • Gadgets – a mesma ideia de cima aplica-se a gadgets como auscultadores, ratos de computador, usb pen’s, discos rígidos ou powerbanks por exemplo. Um artigo aberto, ainda que não tenha marcas de uso, não é atrativo para voltar a colocar à venda. 

Por isso, já sabes! Antes de comprares algum produto das categorias acima, pondera muito bem a compra.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias

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