Ceia de Natal: comer bem à mesa e poupar com certeza

É possível ter uma ceia recheada e não gastar muito dinheiro. Confere as dicas para poupares na tua ceia de Natal.

Para muitos o Natal significa presentes, momentos de convívio, comida e festa. No entanto, o cenário de inflação no qual o país se encontra atualmente não abona a favor das famílias. Os alimentos estão cada vez mais caros e a ceia de Natal pode mesmo ser responsável por uma grande fatia destas despesas de Natal.

É necessário arranjar estratégias, ser criativo para poupar e ao mesmo tempo manter  o espírito do Natal. Neste artigo damos-te algumas dicas de como fazer uma ceia de natal com pouco dinheiro, porém sem perder a tradição.

Preparar a ceia de Natal: o primeiro passo é o definir orçamento

Definir um limite para o que queres gastar é essencial para poupares na ceia de Natal. Já é meio caminho andado para não gastares mais do que a tua carteira deixa. Um truque é tentar pagar estas despesas com dinheiro para te certificares que manténs o teu orçamento.

Elaboração do menu para a ceia de Natal

Pexels

Elaboração do menu para a ceia de Natal

Outro ponto importante nesta fase inicial de preparação da consoada de Natal é a elaboração do menu. Muitas vezes, numa tradicional ceia de natal portuguesa, temos vários menus: para quem não gosta de bacalhau, para quem gosta de bacalhau e o menu das crianças. São tantos pratos, que no final resume-se a mais despesa e requer mais trabalho. Por isso, tentar elaborar um menu que agrade a todos é o ideal.

Opta também por pesquisar receitas de comida para ceia de natal fáceis e baratas, mas bastante deliciosas. Evita realizar receitas que precisem de ir ao forno.

Ceia de Natal 2022: como aproveitar as promoções?

Pexels

Ceia de Natal 2022: como aproveitar as promoções?

Estar atento às promoções e comprar com antecedência tudo o que for possível como, por exemplo, bebidas, farinha, aletria ou ovos, ou seja coisas que tendem a ser mais caras, à medida que nos aproximamos do Natal. Ao planear tudo com tempo, podes aproveitar as oportunidades que surgem ao longo do ano e ir comprando aos poucos. Certamente que quando chegar a hora, vais poupar na ceia de Natal.

Outro aspeto importante que pode ajudar a poupar, é comparares preços, normalmente os supermercados lançam várias campanhas de Natal de forma a disputar a atenção do consumidor. Por isso, não fiques apenas por um supermercado e compara as ofertas.

Outra sugestão, por vezes no mercado tradicional conseguimos achar melhores negócios para a consoada de natal, do que nas grandes superfícies.

Na ceia de natal deste ano, tenta evitar no excesso de doces

Pexels

Ceia de Natal: atenção aos excessos

Natal sem doces não é Natal, é o que deves estar a pensar. Pois bem, a ideia não é de todo eliminar totalmente os doces típicos do Natal: rabanadas, leite-creme, lampreia de ovos, papos de anjo, tronco de Natal e entre outros.

Ainda assim, podes e deves reduzir as quantidades destes produtos, visto que alimentos como o açúcar, óleo, farinha e ovos por exemplos aumentaram bastante os preços com a inflação. Por isso, aposta em dois ou três doces típicos e desta forma poupas dinheiro, a tua saúde agradece e evitas o desperdício.

Nesta ceia de Natal, promove a partilha e divisão de tarefas

Pexels

Nesta ceia de Natal, promove a partilha e divisão de tarefas

Por muito que tentemos fugir à tentação, na ceia de Natal acabamos por ter uma mesa cheia de petiscos, muitas vezes em excesso. No fim, acaba por sair caro e no final do mês, a nossa carteira não gostou assim tanto.

Se vais reunir muitas pessoas, pondera partilhar e dividir as tarefas e encargos, ou seja, cada um pode levar algo e assim contribuir para compor a ceia de Natal. Então, a avó pode levar umas suas sobremesas deliciosas, o tio fica encarregue de trazer o vinho e os primos ficam encarregues das entradas, por exemplo. Quando reparares, existe uma mesa bem composta. Dividindo por todos, poupamos tempo, trabalho, dinheiro e conseguimos uma ceia de natal fácil e barata.