Contrato de arrendamento com opção de compra: será que vale a pena?

Contrato de arrendamento com opção de compra, em que consiste e em que medida é viável?

Atualmente, devido à conjutura instável que vivemos, agravada pela inflação, quem pretende comprar casa depara-se com bastantes dúvidas e não sabe se está a tomar a melhor decisão. Por um lado, há a dificuldade em conseguir poupar para pedir um crédito habitação e, por outro, a incerteza laboral, além dos altos preços das casas à venda. Muitas vezes, o arrendamento acaba por ser a melhor solução.

E será que o arrendamento é a única possibilidade?

A verdade é que há outras possibilidades. Uma delas é o contrato de arrendamento com opção de compra. Esta opção difere em alguns aspetos do contrato arrendamento tradicional uma vez que, a renda mensal que vais pagando, desconta no valor total do imóvel. Para esclarecer melhor esta tipologia de contrato, destacamos algumas características que deves conhecer:

  • É um contrato misto, uma vez que reúne dois tipos de negócio, o arrendamento e a venda de uma casa;
  • O período de arrendamento e as condições devem ser estabelecidos desde logo em contrato;
  • Cabe ao arrendatário decidir se quer efetivar a compra no fim do contrato de arrendamento;
  • Caso o proprietário queira vender durante a vigência do contrato, deve dar prioridade ao arrendatário.
  • O valor total ou parcial pago pelas rendas pode ser abatido no valor da compra, dependendo do acordado inicialmente em contrato.

Contrato de arrendamento com opção de compra jurisprudênciaImagem de Sue Styles por PixabayContrato de arrendamento com opção de compra: vale a pena?

Um contrato de arrendamento pode ser uma boa opção para quem quer comprar uma casa sem recorrer a um crédito habitação numa fase primária, permitindo acompanhar as ocilações de taxas de juro e escolher o momento que reúna as condições mais favoráveis, para além disso, há outros aspetos a ter em conta:

  • Permite-nos comprar a casa numa fase em que as condições do crédito à habitaçãao estejam mais apelativas;
  • Enquanto arrendamos, podemos juntar dinheiro;
  • Caso surja algum imprevisto podemos sempre rescindir contrato, com um aviso prévio;
  • Permite conhecer melhor a casa, a vizinhança e o bairro antes de proceder à sua compra;
  • No final do contrato não há a obrigação de comprar o imóvel.

E para o proprietário é um bom negócio?

Este tipo de contrato não é apenas vantajoso para o inquilino, mas também para o proprietário que pode garantir a ocupação do imóvel e a sua permanente manutenção/cuidados e no final, poderá vender o imóvel, garantindo um rendimento mensal fixo até que o negócio se concretize. Resumindo, um contrato de arrendamento com opção de compra, também tem vantagens para o proprietário:

  • Permite que o imóvel não esteja desocupado e a degradar-se por falta de  uso;
  • Aumenta a possibilidade de vender a sua casa;
  • Vai ganhando o valor da renda durante o período de arrendamento.
Arrendamento com opçao de compra
Pixabay

Quais os riscos do contrato de arrendamento com opção de compra?

No entanto, como em quase todos os casos, há vantagens e desvantagens. Neste caso específico do contrato de arrendamento com opção de compra há riscos que também devem ser tidos em conta:

  • O proprietário pode vir a ter dívidas e a casa vir a ser penhorada, não sendo por isso concretizada a  venda;
  • Caso o arrendatário tiver dado um sinal para a futura compra da casa, este valor poderá ser perdido, caso não compre o imóvel;
  • Devido à constante mudança do mercado imobiliário, o proprietário pode não poder vender a sua casa a um preço actual e superior, uma vez que as cláusulas de venda foram definidas no início do contrato de arrendamento.

Antes de realizar este tipo de contrato é importante aconselhar-se com uma agência imobiliária. Estas possuem contactos que o ajudarão a elaborar o contrato e a conseguir concretizar o negócio com menores riscos.

Retirado do Idealista  – Adaptado por Dicas Imobiliárias