Estas plantas purificam o ar em ambientes fechados

Procuras plantas que purificam o ar no interior da casa? Para a agência NASA estas são as melhores plantas para oxigenar o lar.

Na hora de decorar a casa, as plantas são um elemento que não pode mesmo faltar. E no momento de escolher podes sempre optar pelas plantas que purificam o ar, já que são um precioso aliado à saúde e conferem, ao mesmo tempo, elegância aos ambientes fechados. Além disso, ter plantas que purificam o ar em casa acaba por ser uma escolha terapêutica, pois ajuda a minimizar os níveis de stress e ansiedade e têm o poder de melhorar o humor.

Se a ideia é colocar as plantas no interior da casa, importa saber quais são as plantas a cultivar em ambientes fechados. Assim, podes colocá-las em qualquer divisão da casa, seja no quarto, numa casa de banho ou numa grande sala de estar. A sua principal função é só uma: purificar o ar que respiramos.

Razões para ter em casa plantas que purificam o ar

As plantas que purificam o ar em interiores são uma maneira de reduzir o uso de purificadores de ar, velas ou perfumes para a casa. Afinal são as melhores amigas do ser humano e representam um método natural para:

  • equilibrar o nível de humidade;
  • absorver dióxido de carbono ou substâncias químicas (tolueno, benzeno, xileno, metanal, tricloroetileno, etc.);
  • libertar oxigénio, através da sua fotossíntese.

Uma planta que purifica o ar da casa ou apartamento pode garantir excelentes níveis de higiene e eliminar, por exemplo, o fumo acumulado das lareiras tradicionais a lenha. Com o ar mais limpo, mantêm-nos afastados de substâncias tóxicas encontradas em sprays, tintas, inseticidas, e vernizes.

Decorar a casa com plantas
Foto de cottonbro en Pexels

Antúrios

Os antúrios têm folhas verdes muito brilhantes (designadas de espatas) que criam um contraste magnífico com a sua flor avermelhada em forma de coração. Aí, surge a inflorescência (o espadice) que pode ser amarelo ou branco.

Os antúrios são plantas que purificam o ar dos ambientes internos, mas podem ser colocadas no exterior. A questão é que devem ser colocados bem longe da luz direta do sol, para que as suas flores durem mais tempo. Se procuras uma planta que purifique o ar e consiga destacar-se em salas ou quartos de casas pequenas, os antúrios são a escolha certa.

Plantas que purificam o ar
Antúrios / Pixabay

Lírio da Paz ou Espatifilo

lírio da paz – também conhecido como espatifilo – é a planta perfeita para dar um toque exótico aos quartos, onde costuma ser colocado no chão ou sob algum móvel ao centro desta divisão.

É muito parecido aos antúrios pelas folhas verdes chamativas. A irrigação do lírio da paz deve ser frequente, sendo uma planta que gosta de ambientes luminosos com muita humidade. As cozinhas e as casas de banho com janelas também são espaços adequados para receber esta planta.

lírio da paz é muito eficaz contra produtos químicos como o formaldeído, identificado em produtos de limpeza.

Plantas para renovar as energias em casa
Lírio da Paz / Pixabay

Espada de São Jorge

espada-de-são-jorge ou sansevieria trata-se de uma planta herbácea perene e rizomatosa proveniente dos continentes africano e asiático e bastante utilizada para purificar o ar em interiores.

Consegue eliminar compostos orgânicos encontrados em detergentes e em produtos químicos, habitualmente acumulados em casas de banho e lavandarias.

Esta é das plantas que purificam o ar à noite, por produzir quantidades abundantes de oxigénio durante esse período. Consegue ficar longas semanas sem água e cresce rapidamente mesmo em más condições. Com as suas folhas pontiagudas é uma planta que saltará à vista dos teus convidados.

Plantas que purificam o ar à noite
Espada de São Jorge / Pixabay

Gerberas

As gerberas purificam o ar e absorvem o xileno de ambientes fechados. Com um pouco de atenção e muita luz, conseguirás ter rapidamente o teu pequeno jardim em casa e uma valiosa ajuda contra a poluição doméstica.

São plantas sem caule e com uma raiz muito longa e grossa, cujas folhas verdejantes podem alcançar os 40 cm de comprimento. Atualmente é possível encontrar gerberas em diferentes cores como rosa, laranja ou vermelho.

Convém entender que as gerberas gostam de solo húmido e existem estudos científicos que confirmam o quanto é capaz de combater a insónia. Coloca-a num vaso no teu quarto e aproveita para dormir descansado.

Gerberas purificam o ar
Gerberas / Pixabay

Ficus benjamina

Na versão bonsaia figueirabenjamim ou ficus benjamina é uma planta que purifica o ar ao absorver, durante a fotossíntese, um conjunto de produtos químicos presentes em pesticidas e detergentes.

De preferência deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, para que assim possam surgir as folhas verdes, entre 2 e 50 cm de comprimento.

ficus benjamina pode ser colocada num grande vaso junto à entrada de uma casa e em algumas circunstâncias até pode ser colocada fora de casa, quando a temperatura for superior aos 15°C.

Plantas para decorar a casa
Pixabay

Plantas que purificam o ar, segundo a NASA

Todas as plantas mencionadas integram a lista de plantas que purificam o ar, segundo a NASA. Apesar de estar associada ao espaço, a agência norte-americana também trabalha, em alguns momentos, os solos e as plantas.

Segundo a NASA, as raízes das 19 melhores plantas que purificam o ar de ambientes fechados conseguem destruir vírus patogénicos, bactérias e produtos químicos orgânicos.

Estas são outras plantas que purificam o ar selecionadas pela agência:

  • Dracena de Madagáscar;
  • Aloe vera;
  • Begónias;
  • Cactos;
  • Planta Aranha;
  • Orquídea Borboleta;
  • Jibóia;
  • Crisântemo;
  • Flor de Natal (Poinsettia);
  • Hera-Inglesa;
  • Azaléia;
  • Café de Salão Dourado;
  • Palmeira-Bambu.

Além destas plantas de interiores que podem ser dispostas com alguma criatividade pela casa ou apartamento, tenta manter os ambientes arejados e deixa janelas abertas pelo menos durante 10 minutos do dia. Assim, poderá o ar ficar completamente livre de toxinas.

Plantas de interiores