Imobiliário, um dos investimentos favoritos dos mais ricos – porquê?

A par dos imóveis, gostam de aplicar fortunas em ações, bem como na compra e venda de obras de arte. Mas há mais.

É importante saber onde é que os mais ricos investem? Talvez sim, até porque a grande maioria – exceto quem herda grandes heranças – percorreu um determinado caminho até conseguir a independência financeira. Transformar o património numa grande fortuna não é tarefa fácil: é preciso saber como e quando investir. Mas nem todos os milionários seguem as mesmas estratégias. Na verdade, aplicam o dinheiro em diferentes ativos – com mais ou menos risco.

Mas, afinal, onde é que os milionário investem as suas fortunas? De acordo com o site de finanças MoneyTalkNews, muitos milionários definem uma conta de emergência mesmo antes de começarem a investir. Ainda que gastem com o necessário e em alguns luxos, economizam e investem: se gastassem todo o dinheiro não teriam nenhum para fazer crescer a sua riqueza.

Segundo a publicação, estima-se que os milionários mantenham cerca de 25% do dinheiro em espécie para compensar qualquer desaceleração do mercado e ter dinheiro disponível como seguro. Além disso, investem muitas vezes em certificados e obrigações do tesouro.  

mercado imobiliário é outra das apostas dos mais ricos. Durante muitos anos, os investimentos imobiliários foram a principal forma que os milionários tiveram de manter a sua riqueza. Trata-se de um investimento estável, lucrativo, a longo prazo, isto é, uma renda passiva que não depende diretamente do trabalho da pessoa para existir.

Como investir e gerar riqueza
Unsplash

Assim como os imóveis, as ações também são populares. Muitos investem em fundos de índice e ações que pagam dividendos. Os fundos hedge também são alternativa e geram lucros de curto prazo, mas também têm um elevado grau de risco.

Há também quem invista em ‘commodities’, como ouro, prata, ou gado. Ainda assim, e por terem um nível de complexidade maior que outras alternativas, nem sempre são as mais procuradas.

Alguns milionários também mantêm uma parte do seu dinheiro em outros investimentos alternativos, incluindo ativos tangíveis como obras de arte, instrumentos musicais caros ou livros raros. Além disso, há quem invista em direitos de propriedade inteletual, como direitos de músicas ou filmes – e esses podem ser investimentos muito lucrativos.

Por fim, e mais recentemente, as criptomoedas também são vistas como alternativa de investimento – sendo a Bitcoin uma das moedas digitais mais populares. No entanto, para tentar fazer fortuna com criptomoedas, é preciso estar disposto a assumir alguns riscos (que podem implicar perder dinheiro).

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias