Vistos gold: investimento em janeiro supera níveis pré-pandemia

Limitações na atribuição de autorizações de residência já entrara em vigor. Valor ainda engloba processos que entraram em 2021.

Um novo ano começou e novas regras nos vistos gold entraram automaticamente em vigor. Desde o dia 1 de janeiro de 2022 que a atribuição de Autorizações de Residência para Investimento (ARI) chegou ao fim no litoral e nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, numa tentativa de canalizar investimento para o interior do país. Mas será que o investimento realizado em janeiro de 2022 já reflete esta mudança? Os dados mais recentes dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) mostram que o investimento em vistos gold está acima do período pré-pandémico, mas que este ainda reflete os processos que entraram para aprovação no final de 2021.

Olhando para o investimento global em vistos gold, salta à vista que foram concedidos um total de 94 autorizações de residência para investimento, que geraram um investimento total de 48 milhões de euros, mostram os dados do SEF citados pelo Dinheiro Vivo. Este é um valor cerca de 6% superior ao registado em janeiro de 2020 – pouco tempo antes da pandemia chegar às nossas vidas. O investimento apurado é 45% superior ao realizado em janeiro de 2021.

E quem é que procura investir em Portugal? Tendo em conta o investimento total em vistos gold realizado em janeiro de 2022, observa-se que foram os chineses que mais procuraram investir no país, tendo acumulado um total de 19 vistos com um investimento de mais de 9,4 milhões de euros. Logo a seguir estão os norte-americanos com 17 ARI e 8,9 milhões. Em terceiro, os indianos (oito ARI e 3,9 milhões), seguido dos russos (sete ARI e 4 milhões) e dos brasileiros (6 ARI e 5,6 milhões investidos).

Vistos gold em Portugal
Foto de Thirdman en Pexels

Imobiliário é a estrela dos vistos gold

E, sem surpresas, foi o imobiliário que arrecadou a maior fatia do investimento. Enquanto por transferência de capitais e por investimentos em fundos e/ou sociedades comerciais foram concedidos 19 vistos gold resultado do investimento de 19 milhões, por via da aquisição de imóveis foram atribuídos 75 vistos gold em janeiro de 2022, representando 38,7 milhões de euros investidos.

Face ao valor apurado em janeiro de 2020, o investimento captado por via de aquisição de imóveis no primeiro mês do ano é um valor ligeiramente inferior (-1,5%). Mas, por outro lado, é bem superior ao registado em janeiro de 2021 (+21%) e em dezembro passado (+9%), mostram os dados do SEF.

A verdade é que estes números ainda não refletem as alterações na lei. O impacto desta medida na captação de investimento – principalmente no setor imobiliário – só será conhecido dentro de semanas, quando todos os processos de 2021 estiverem fechados. 

E onde é que foi aplicado esse investimento? Só em Lisboa foram concedidas 41 ARI por via da aquisição de imóveis para habitar ou reabilitar. E foi em Cascais onde se realizou o maior investimento: um cidadão brasileiro comprou uma casa por 3 milhões de euros. O Porto aparece em segundo com 10 ARI e Évora em terceiro (5). As restantes autorizações foram distribuídas por diferentes regiões do território nacional, refere o mesmo meio.

Atribuição de autorização de residência para investimento

   Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias