Calças de ganga dão lugar a mesas e tapetes para decorar a casa
Da luta contra o desperdício têxtil nasceu a espanhola Creavalo, que cria novos objetivos de decoração a partir de ganga.
A reciclagem de têxtil tem ganho fôlego à medida que surgem alertas para os altos níveis de desperdício e poluição neste setor. Muitas empresas transformam peças de vestuário em novas roupas. Mas há quem tenha levado a reciclagem têxtil a outro nível: a espanhola Creavalo transforma calças de ganga em várias peças de decoração da casa, como pequenas mesas, tapetes ou jarros.
Esta empresa com sede em Alicante (Espanha) foi criada pelo jovem Joan Gisbert, com o objetivo de “criar valor a partir dos resíduos têxteis”, que representam 17 milhões de toneladas e estão a aumentar 3% ao ano na Europa, cita o El País. E a forma que encontrou de valorizar este lixo têxtil foi precisamente transformá-lo em objetos de decoração para casa – além da ganga, também trabalha com outros materiais como lençóis, “porque são mais controlados e dão-nos mais confiança para garantir a higiene”.
Mas como é que isso se faz? “Converte-se os resíduos têxteis quase num pó, que depois é submetido a um processo de moldes que compactam o produto, ao qual se aplica temperatura e pressão”, explica Joan Gisbert ao mesmo jornal, adiantando que, agora, está-se a explorar a resistência dos materiais utilizando vernizes, para que os produtos tenham maior durabilidade. “Queremos evitar que o nosso produto chegue ao aterro e gere resíduos novamente”, conclui.
A espanhola Creavalo já esteve presente na última Feira Habitat de Valência onde apresentou mesinhas, bandejas, tapetes e painéis decorativos feitos de calças de ganga usadas. E a sua primeira coleção – a Cápsula 1 – é composta por pequenas e médias peças de decoração com assinatura dos designers da Odosdesign. Esta coleção vai chegar ao mercado em março com a ajuda da Punt Mobles, empresa com fábrica em Valência que se encarregará de editar a coleção, que será lançada em Milão.
Este é apenas um dos primeiros passos da Creavalo no mercado dos têxteis reciclados. A ideia é no futuro começarem a trabalhar com resíduos nacionais, e não de outros países. E querem colaborar com marcas como a Levi’s, que já tem pontos de recolha de calças de ganga nas suas lojas. Além disso, a ideia passa também por colaborar com outros designers e também por desenvolver peças internamente para colocar no mercado no futuro.Creavalo
Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias
Post Comment