Sala-cozinha: as vantagens do open space para remodelar a casa
A premissa é eliminar paredes de acordo com a necessidade de cada pessoa. E esta personalização faz toda a diferença.
A característica principal do conceito de open space é não ter divisórias entre os espaços, conseguindo uma maior interligação entre a cozinha e a sala, por exemplo. A aposta num open space potencia a luminosidade e a circulação de ar, permitindo a partilha do mesmo espaço e criação de ambientes descontraídos. A premissa é eliminar paredes de acordo com a necessidade de cada pessoa. E esta personalização faz toda a diferença.
Este conceito de open space surgiu nos anos 50, num formato de ambiente de trabalho mais colaborativo e sem divisão espacial. Mais tarde, em Nova Iorque surgiram as primeiras plantas abertas e, hoje em dia, este conceito que continua a ser popular nos EUA, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em toda Europa.
Se estás a pensar construir ou remodelar a casa, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, deixa algumas sugestões e dicas sobre como podes adaptar o teu apartamento ou moradia num open space e tornar o ambiente mais integrado.
Avaliação profissional
Em primeiro lugar, tratando-se de uma remodelação, recomendamos apoio profissional, para que tenhas a certeza de que o projeto será bem executado e que não terás problemas futuros com a estrutura de moradia, além da recomendação de melhor custo vs. benefício, ajustado às tuas necessidades.
A avaliação estrutural e das instalações é fundamental para garantir a solução open space na tua remodelação. Isto significa que não é qualquer parede que se pode remover e, uma vez detetado um elemento estrutural importante, o profissional conseguirá avaliar a condição de substituição ou até mesmo a impossibilidade da sua remoção.
MELOM
Circulação e extração de ar
Muitas pessoas preocupam-se com os fumos e odores de alimentos que podem espalhar-se por toda a casa. É importante destacar que a avaliação da circulação de ar e sistemas de exaustão e a seleção de equipamentos é importante nesta fase. A escolha do sistema de exaustão efetiva deve ser adaptada ao estilo do cliente, assim como a mobília e os eletrodomésticos. Neste caso, o profissional especializado terá de ter em conta o projeto de arquitetura e avaliar a circulação de ar, entradas e saídas, assim como a recomendação de sistemas de ventilação e exaustão, extremamente importantes para eliminar qualquer desconforto.
Imobiliário e equipamentos
A escolha da posição do lava-loiça, fogão e frigoríficos deve ser estratégica e funcional. Além disso, é preciso ter em consideração a escolha de exaustores de parede, ilha, bancada ou até mesmo integrando a placa. A utilização de materiais naturais e equipamentos sustentáveis, como madeira, pedra e aço pode ser uma boa solução devido à sua durabilidade. A aposta na tecnologia, com a escolha de equipamentos inteligentes, com conectividade e capacidade de programação automática, podem ser também uma mais-valia.
MELOM
*Este artigo contou com o apoio técnico da unidade MELOM Tatsu, com posicionamento em Lisboa.
Post Comment