O sótão perfeito: 4 dicas para transformar este espaço
Toda a luz natural possível e uma boa ventilação são essenciais, assim como espaço de arrumação e um piso resistente.
Há duas coisas essenciais que um sótão deve ter: toda a luz e ventilação natural possível e um isolamento imbatível. Além disso, para conseguir um espaço perfeito, é necessário ter um espaço amplo para arrumação – armários personalizados são a melhor ideia – e um pavimento resistente. Se seguires estes quatro passos, terás um sótão perfeito para o outono-inverno.
Bom isolamento térmico
A casa não começa pelo telhado, mas é o local onde se perde mais calor nos meses de seca e que mais sobreaquece no verão. O ideal é que esteja isolado do exterior, mas se tal não for possível, não há mal nenhum em abdicar de 6 a 8 cm de altura.
É aconselhável utilizar uma boa espuma de poliuretano, uma camada de lã de rocha entre as vigas ou qualquer outro material isolante que deve ser finalizado com uma camada de gesso laminado tipo pladur, por exemplo. No total, uma espessura de cerca de 10 centímetros deve ser suficiente para garantir que o sótão não deixa escapar energia.
SótãoPexels
Armários personalizados nas zonas mais baixas
Por vezes, a área mais baixa do telhado é desperdiçada, por não ser possível estar de pé (a altura mínima considerada habitável é de um metro e meio). No entanto, não abdiques do espaço de arrumação que consegues com armários personalizados ou mesmo com um móvel baixo para TV.
Luz natural e ventilação
Num sótão, as janelas não são colocadas ao acaso. Pensa que quer utilizes o teu sótão como uma divisão onde vives ou como um local que preparaste apenas para trabalhar, ter luz natural suficiente e um espaço bem ventilado fará com que o desfrutes mais e, ao mesmo tempo, ele será mais produtivo.
As janelas de sótão permitem a saída do ar quente acumulado. Também fornecem cerca de 25% mais de luz ao espaço. Além disso, as janelas por baixo das janelas do telhado irão favorecer a ventilação devido ao efeito chaminé. Por fim, é fundamental não esquecer uma boa iluminação artificial, com focos embutidos e alguns candeeiros de pé.
Pexels
Pavimento laminado ou em cortiça
Se o sótão for um local de utilização frequente, opta por um pavimento laminado. Em primeiro lugar, é uma opção económica, fácil de instalar e para a qual estão disponíveis vários acabamentos. Talvez a sua única desvantagem seja o facto de estes não serem pavimentos tão duros como os pavimentos de madeira maciça, por exemplo.
Outra boa opção ‘eco-friendly’ é optar pelos pavimentos de cortiça, que amortecem o ruído e, se é dos que gostas de andar descalço, eles proporcionam uma sensação muito agradável e acolhedora.
Retirado do Idealista – Adapatado por Dicas Imobiliárias
1 comment