Como tornar a varanda segura para as crianças

Anota algumas dicas para dar a liberdade certa aos mais pequenos, mesmo quando estão na varanda ou no terraço de casa.

As crianças adoram explorar o mundo que as rodeia e fazem-no sem medo. Consequentemente, para garantir que não se magoam em algum movimento precipitado, pode ser útil proteger alguns espaços domésticos, sobretudo os exteriores, como os terraços, por exemplo. Mas como tornar a varanda segura para que as crianças possam brincar com total segurança? Há várias soluções.

Torna a casa segura para as crianças

Quando uma criança chega a casa, a segurança do lar torna-se uma prioridade. Na verdade, um dos primeiros passos a tomar é tentar evitar os acidentes domésticos que possam representar um problema, tanto para os adultos, como para as crianças.

As crianças, na maioria das vezes, não têm medo de nada e isso torna-as um pouco destemidas, com uma perceção errada do perigo. Na verdade, embora para os adultos certos objetos possam parecer simples acessórios de decoração, para as crianças podem tornar-se um perigo.

Por isso, a partir do momento em que os mais pequenos conseguem movimentar-se de forma independente e começam a explorar o mundo que os rodeia, é bom tomar vários cuidados que, por vezes, parecem nunca ser suficientes.

Saber tornar a varanda segura para as crianças, bem como cobrir os cantos e as tomadas, limitar o acesso aos degraus e manter fora do alcance dos mais novos todos os objetos que, se ingeridos, os possam intoxicar, são algumas das medidas úteis para prevenir eventuais acidentes.

Como tornar a varanda segura para as crianças

Canva.com

A varanda pode ser um perigo

As crianças adoram explorar e isso é um facto. Infelizmente, porém, ainda não sabem quais são os limites e quando devem parar. É verdade que fazê-los cometer alguns pequenos erros pode ajudá-los a aprender mas, por vezes, é melhor evitar que corram riscos maiores, tornando seguros os ambientes exteriores domésticos.

Na verdade, numa varanda ou num terraço, as crianças podem:

  • deixar cair brinquedos ou vasos de flores para o andar de baixo, correndo o risco de bater em alguém;
  • ficar preso entre as barras da grelha;
  • inclinar-se demasiado, perder o equilíbrio e, consequentemente, correr o risco de cair;
  • subir e não conseguir descer sem ajuda externa.

Saber como tornar a varanda segura para as crianças, pode, por isso, ser útil para evitar o desencadear de todas estas situações, que as podem colocar em perigo.

Como tornar uma varanda segura para as crianças

Grande ou pequeno não importa. Quem tem acesso a um espaço exterior deve poder aproveitá-lo ao máximo, principalmente quando há dias bonitos.

Saber como tornar uma varanda segura para as crianças não é, portanto, apenas útil para protegê-las, mas garantir que também elas podem desfrutar plenamente deste ambiente. Mas como fazer isso? Não há necessidade de avançar com trabalhos estruturais. Algumas intervenções simples, rápidas e baratas podem ser suficientes.

A proteção contra quedas para varandas mais difundida e rápida de instalar é certamente o elevador de guarda-corpos para crianças que, como o nome sugere, é uma espécie de “barreira adicional” que se posiciona exatamente por cima do guarda-corpos, aumentando assim a sua altura. Alguns modelos são também bonitos, para não estragar a estética do espaço exterior.

As redes de segurança também podem ajudar a tornar as varandas ainda mais seguras. Na verdade, estes dispositivos, ao cobrirem todo o corrimão, evitam que as crianças fiquem presas entre as grades.

Em qualquer caso, apesar da instalação destas proteções, é altamente recomendável vigiar constantemente as crianças quando estas se encontram numa varanda ou terraço. Para tal, poderá ser útil instalar barreiras em todas as janelas que dão acesso ao espaço exterior, de forma a evitar que as crianças saiam para a varanda sem a supervisão de um adulto.

Como tornar a varanda segura para as crianças

Canva.com

Quanto custa proteger uma varanda?

Os preços de fixação de varanda variam em função do tipo de proteção que se pretende adquirir e da dimensão do espaço exterior. Além de evitar que as crianças se ponham em perigo, pode ser útil para prevenir a queda de pequenos objetos e também para proteger os peludos da casa.

Outras dicas úteis para proteger os mais pequenos

As soluções anteriormente descritas são certamente muito úteis para evitar que as crianças se magoem, mas também pode ser útil tomar outros cuidados. Por exemplo:

  • retirar do seu alcance todos os objetos que, se ingeridos, os possam prejudicar, como plantas espinhosas ou venenosas;
  • realizar uma verificação periódica do estado das grades e dos parapeitos para garantir que estão firmes e em bom estado.

Ter em mente como tornar a varanda segura para as crianças é o primeiro passo para garantir a sua segurança, dando-lhes assim a oportunidade de usufruir ao máximo deste tipo de espaço.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias

Post Comment