6 tendências de decoração para a nova temporada outono-inverno
As fibras naturais em candeeiros grandes e formas arredondadas em todos os tipos de mobiliário continuam a destacar-se.
Se há uma coisa que as feiras de decoração e design mostram, é que, apesar de as marcas apresentarem novas peças, as tendências tendem a manter-se ao longo do tempo de uma estação para a outra, embora com ligeiras variações
Para dar um exemplo, os tons neutros – em diferentes gamas de branco, bege e cinzentos claros – estão em voga há várias temporadas, e contrastes e nuances estão a ser introduzidos para combiná-los com outras cores mais vibrantes e por vezes mais explosivas. Estas são as 6 tendências de decoração para este outono-inverno.
Fibras naturais
Fibras naturais como ráfia, vime ou rattan, continuam a ser uma tendência, tanto em candeeiros como em tapetes e outros elementos ornamentais.
Cores neutras
Aposta recai nos branco, beges e tons claros, ou na explosão de cores, com predominância da combinação de preto e dourado, argila e terracota, e verdes nos seus tons mais escuros.
Madeira
Como outros materiais nobres, a madeira continua a destacar-se, principalmente em tons naturais, e se estiver com todos os seus nós e grãos, melhor ainda.
Formas arredondadas
As formas arredondadas começaram a ser usadas em mesas, cadeiras e sofás – estão mais em voga do que nunca em todos os tipos de móveis – no Feng-Shui os círculos contêm uma energia muito yang e positiva que acelera o movimento. O mesmo movimento, precisamente, que é necessário para atrair abundância.
Mesas de jantar redondas ou ovais, por exemplo, são muito populares pela capacidade de promover a unidade e o equilíbrio. A ausência de cantos afiados elimina o que o Feng Shui chama de “flechas venenosas”: energia negativa associada a bordas pontiagudas.
Acessórios
Os acessórios continuam a ser uma parte fundamental de qualquer projeto de decoração ou design de interiores, proporcionando aconchego e tornando o lar acolhedor. Assim, pinturas – em tamanho grande e com texturas-, todos os tipos de tecidos, como almofadas, mantas, etc., espelhos, vasos… são tendência.
Entre os acessórios, merecem destaque os grandes candeeiros decorativos, que continuam a ter um grande papel em qualquer divisão, mas especialmente na sala de estar e na sala de jantar. E entre eles, como dissemos no início deste artigo, os feitos de fibras naturais, ráfia, vime ou rattan ainda estão na moda.
Plantas artificiais
Plantas artificiais de todos os tamanhos, mas principalmente as de médio e grande porte, em vasos ou cestos, continuam a ser uma tendência, ainda mais se possível. A “componente verde” não pode faltar em nenhum projeto de design de interiores atual: evoca um regresso à origem e transmite calma, transformando todos os espaços e recantos de uma casa em locais acolhedores.
Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias
Post Comment