Decoração de salas de estar: 6 dicas básicas e infalíveis

Neste artigo, propomos algumas ideias básicas e práticas para não errar na decoração da tua sala de estar.

Quando se trata de decorar a sala de estar, um bom sofá e um candeeiro são duas peças fundamentais que devem ser escolhidos com muito cuidado. A partir daí, presta atenção a outros pormenores, pois são eles que vão ajudar a personalizar o espaço. Espelhos, plantas ou mesas de centro são algumas das peças com as quais podes dar algum contraste e forma a um espaço elegante e intemporal.

Para além do sofá, que cadeiras devo escolher para a sala de estar?

Já tens a peça central: o sofá. Agora, que outros assentos se adequam ao espaço? Um sofá-cama, por exemplo, ou um cadeirão, também ficam bem. Acrescenta uma nota de contraste com um design diferente, mais retilíneo e rígido, como um banco de madeira ou um par de cadeiras de estilo Shaker. Também podes optar por um clássico de meados do século (qualquer peça Eames, por exemplo), que está na moda neste momento. Em geral, não é má ideia contrastar uma estética mais suave, tanto na cor como na forma, com peças mais verticais (os candeeiros de pé são a melhor opção) que equilibrem a decoração.

Opta por uma mesa de centro estofada ou uma otomana

Uma mesa de centro robusta, com pernas largas, ou uma otomana que sirva de mesa e de assento, são ótimas tanto do ponto de vista prático como decorativo. No caso de uma otomana, coloca um tabuleiro em cima da mesma. Evitarás que o estofo fique danificado, mas também terás um local perfeito para colocar acessórios decorativos, como velas ou pequenos vasos. As mesas de centro com gavetas também são práticas.

decorar casa

Créditos: Pexels

Nos têxteis, limitar a paleta de cores e misturar padrões geométricos

Estes dois aspetos são fundamentais. É importante limitar a paleta de cores para que a decoração da sala de estar não se transforme num pot-pourri insuportável. Além disso, mistura riscas largas – nos estofos dos assentos e almofadas – e riscas estreitas – nas cortinas ou no papel de parede – embora aqui o tamanho da sala e as janelas devam definir a escolha. Numa sala de estar pequena, instala estores e arris a nos padrões para os transformar num elemento decorativo. Finalmente, quase todas as salas de estar precisam de um bom tapete para unificar o conjunto.

Quais são os melhores aparelhos de iluminação para a sala de estar?

Uma boa iluminação é essencial para criar um ambiente. É necessário encontrar a combinação certa de iluminação pontual e ambiente. Antes de mais, é essencial escolher um bom candeeiro suspenso. Podes optar por um candelabro, que está agora na moda, ou por peças mais sintéticas, de linhas retas. Se tiver tetos altos, não é má ideia decorar o espaço com um grande candeeiro suspenso de papel, como os Formakami da & Tradition, que estão de novo na moda. Os acabamentos metálicos, como a família Cooper de Tom Dixon, também funcionam bem.

casas de sonho

Créditos: Pexels

Obras de arte, espelhos, plantas… e outros pormenores intemporais para personalizar a decoração

decoração da sala de estar é um processo em que é preciso ter em conta diferentes questões: desde a escolha da cor da tinta e dos padrões até à iluminação ou à localização dos móveis. Agora é a vez dos pormenores. Uma obra de arte é a melhor forma de decorar uma sala de estar. Podes optar por uma fotografia de que gostes. Quanto às plantas, escolhe de preferência plantas de grande porte e agrupa várias delas.

Outro pormenor decorativo que está na moda (e que é útil e intemporal) são os grandes espelhos encostados à parede. Quanto maior for o espelho, mais luz refletirá. Por isso, se tiver uma sala de estar pequena, é a melhor escolha. Escolhe um com pelo menos um metro e meio de altura e com uma bonita moldura dourada. 

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias