Noite de Portugal no Euro 2024 em casa: petiscos que te farão vibrar

Sem ideias para o jantar no dia da bola? Criamos uma lista com as receitas e petiscos que vais adorar cozinhar.

Nem sempre o que melhor define uma noite de futebol em casa são os golos marcados pela tua equipa. As noites de futebol com os amigos também valem a pena pela comida sobre a mesa. Neste artigo, reunimos ideias de receitas para ver a bola, para que ninguém fique a pensar no jantar durante os 90 minutos de jogo. 

Petiscos caseiros perfeitos para noites de jogos de futebol

polvo à Lagareiro

Wikimedia commons

Aém dos tremoços e amendoins, existem opções de petiscos que também são muito rápidos de confecionar. Eis algumas propostas: 

  • Azeitonas marinadas com alecrim e mozzarella: clássico italiano com toque português é perfeito para abrir o apetite e torcer pela tua seleção favorita no Euro 2024 com toda a energia; 
  • Polvo à Lagareiro: uma verdadeira explosão de sabores que muitos adoram nos dias de jogo. Podes utilizar a receita do tradicional Povo à Lagareiro com batatas e servi-lo em porções mais pequenas, para deliciar a família. Vais precisar de juntar o polvo, cebola, alho, azeite, louro, sal, pimenta, azeitonas e espremer um pouco de limão para o toque final; 
  • Batatas fritas: em vez de comprares as batatas de pacote, prepara-as em casa em diversos formatos. Além de serem fáceis de fazer, são um acompanhamento estaladiço para hambúrgueres; 
  • Snickers caseiro (vegano e sem gluten): quem prefere ver a bola acompanhado de um doce esta opção é ótima. Basta juntar tâmaras sem caroço trituradas, manteiga de amendoim ou de amêndoa, amendoins torrados sem sal, óleo de coco, cacau em pó, extrato de baunilha e uma pitada de sal marinho. Os amendoins torrados deverão ser espalhados sobre a pasta de tâmaras e a camada de manteiga de amendoim, ao qual juntarás depois o chocolate derretido. Deve ser conservado no congelador. 

Jogos de futebol: os pratos que combinam melhor com a emoção

Caso estejas a assistir a um jogo do Campeonato Europeu de Futebol 2024, porque não ver a bola com pratos portugueses que são autênticos clássicos? As bifanas são muito apreciadas e para prepará-las vais precisar de lombo de porco cortado em fatias finas e pão. Deves marinar a carne numa mistura de alho, louro, vinho branco e malagueta. Passados 30 minutos, inicia a fritura numa frigideira com óleo vegetal e azeite. São uma sugestão de jantar rápido durante os 15 minutos de intervalo e que te vão fazer apoiar a seleção portuguesa com mais fervor.

bolo do caco

Wikimedia commons

Outro prato essencial são os pastéis de bacalhau feitos com bacalhau desfiado, batatas, cebola, salsa e um toque de noz-moscada. Devem ser servidos quentes com arroz e salada enquanto as emoções aquecem no relvado.

bolo do caco, típico da Madeira, país de origem do craque internacional Cristiano Ronaldo, é uma excelente escolha para quem não quer perder muito tempo na cozinha. E é fácil de preparar: basta amassar batata doce cozida com água e farinha até formar uma massa macia. Depois é só fazer pequenas ‘pizzas’ e deixar a massa cozer no forno até ficar crocante. 

Apito inicial: pratos internacionais estrelas da mesa

tiramisu italiano de chocolate

Unsplash

E que tal alimentar o ‘fairplay’ e ir procurar inspiração em pratos de outros países para acompanhar os jogos de futebol das seleções do Euro? A paella de frutos do mar é uma ideia fantástica para quem quer celebrar ao estilo dos ‘nuestros hermanos’. Rica em sabores e ingredientes frescos, esta receita espanhola trará um toque especial às tuas “reuniões”.

Outra ótima opção é preparar uma pizza caseira e personalizá-la com os ingredientes que mais gostas, desde mozzarella, berinjelas, pimentos ou opções mais gourmet como rúcula e presunto parma. Para um aperitivo simples e vegan, a bruschetta italiana não tem comparação. Terás apenas de juntar pão, tomates frescos, manjericão, alho e um fio de azeite de oliva.

Já para acompanhar as batatas fritas, podes juntar abacate, tomate, cebola, coentro, sumo de limão e sal e terás um extraordinário guacamole. Para quem prefere investir numa sobremesa, a nossa sugestão é o icónico doce italiano tiramisu, simples de confecionar com palitos LaReine (palitos champanhe), queijo mascarpone, café, ovos e um toque amargo do conhaque. 

Todos os ingredientes que precisas de comprar para ver a bola 

Convém preparar-se com antecedência para um jogo de futebol memorável. Celebrar a emoção do futebol implica, infelizmente, perder muito tempo no supermercado e, até perderes-te nas notas que tens no telemóvel. 

Não queremos que isto seja um problema, por isso fizemos uma lista de compras com todos os ingredientes, utensílios e bebidas que não poderão faltar para as tuas receitas para ver a bola. Tivemos essencialmente em conta as receitas indicadas anteriormente. 

CategoriaItem
Petiscos salgadosAzeitonas pretas e verdes, alecrim fresco, mozzarella de búfala, amendoins, tremoços, frutos secos, chouriços, alheira.
Pratos PrincipaisPolvo fresco ou congelado, berinjelas, batatas, batata doce, azeite, pão de hambúrguer, papo-seco, bolo do caco, lombos de porco ou de vaca, bacalhau, salsa, noz-moscada, arroz para paella, frutos do mar (camarão, mexilhões, lulas, amêijoas), frango, açafrão, caldo de peixe, farinha de trigo, fermento, tomates cereja frescos, manjericão fresco, alho, abacates, cebola roxa, coentros frescos, limão. 
Sobremesas ou petiscos docesChocolate para culinária, palitos La Reine, queijo mascarpone, conhaque, café, açúcar mascavado ou de coco, ovos, farinha de aveia sem glúten, farinha de trigo, farinha de arroz. 
BebidasCerveja, vinhos, sumos naturais, água de coco, refrigerantes 
UtensíliosGuardanapos, copos reutilizáveis, talheres reutilizáveis, pratos reutilizáveis, tigelas para petiscos, toalha de mesa, saca-rolhas, medidor de vinho. 

Obviamente a quantidade de cada um destes produtos dependerá do número de pessoas que terás em casa. Podes agora ver o árbitro dar início à partida, sem te preocupares com nada.