APOIO ARRENDAMENTO – Porta 65 e Porta 65+ têm novas regras
Os apoios ao arrendamento Porta 65 e Porta 65+ têm novas regras e agora mais pessoas podem ter acesso a este apoio.
Numa altura em que as rendas dispararam e torna-se quase impossível encontrar casa a um preço razoável o Porta 65 pode ser uma ajuda sobretudo para jovens que querem ter a sua própria casa e independência.
Porta 65 jovem
- O Porta 65-Jovem é um programa de incentivo ao arrendamento por jovens.
- Pode candidatar-se qualquer jovem entre os 18 e os 35 anos, que tenham rendimentos próprios e um contrato de arrendamento registado nas Finanças.
- O apoio consiste no pagamento de uma parte da renda da casa. A renda não pode ultrapassar o valor máximo admitido na zona onde se localiza a habitação para a tipologia adequada ao agregado e a taxa de esforço não pode ultrapassar os 60%. (ex.: se ganha 1.000 euros, a renda não pode ultrapassar os 600 euros).
- O apoio pode durar no máximo 5 anos.
- O valor médio do apoio ronda os 260 euros, o que quer dizer que estamos a falar de um apoio que pode ser superior a mais de três mil euros por ano.
Porta 65 +
- Este apoio é atribuído independentemente da idade dos candidatos, a:
- Agregados com quebra de rendimentos superior a 20 % face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do mesmo período homólogo do ano anterior;
- Agregados monoparentais.
- O apoio vai dos 50 aos 200 euros por mês, o que, feitas as contas, pode ir até um máximo de 2.400 euros por ano.
- Os beneficiários do apoio devem ter residência permanente na habitação arrendada, ser titulares de contrato de arrendamento e não ser proprietários ou arrendatários para fins habitacionais de outro imóvel habitacional durante todo o período em que recebem o apoio financeiro, devendo comunicar ao IHRU, I. P., qualquer alteração.
Saiba como candidatar-se através do portal da habitação
– https://www.portaldahabitacao.pt/web/guest/porta-65-jovem.
Post Comment