Esta cor é usada desde 1400 – e hoje é tendência na decoração

O cinza “azul bebé” é uma cor neutra que combina bem com estilos tradicionais ou contemporâneos. Eis como usá-lo da melhor forma.

O cinza azul bebé, com o seu dégradé que oscila entre o azul e o cinza, é uma escolha de design cada vez mais popular pela sua capacidade de infundir calma e sofisticação na casa. Essa cor, que tem origens no papel usado para embrulhar o açúcar do século XV até meados do século passado, de facto evoluiu para se tornar sinónimo de valor. A versatilidade da cor torna-a perfeita para criar ambientes elegantes e contemporâneos, mas também para dar um toque de classe graças aos acessórios de decoração ou tecidos: descobre, então, como usar o azul bebé no mobiliário.

Ideias criativas para todos as divisões

Embora essa cor combine perfeitamente com todos as divisões da casa, ela deve ser usada de uma maneira diferente, dependendo se é a área de estar ou a área de dormir.

  • Na sala de estar, por exemplo, pode ser usado para as paredes ou para um grande sofá, tornando-se assim o ponto focal em torno do qual giram os outros elementos decorativos.
  • Na cozinha, pode ser a escolha certa para frentes de armários ou unidades de parede.
  • No quarto, o cinza azul bebé convida ao descanso e à tranquilidade, principalmente quando combinado com tecidos macios e confortáveis.
  • Por fim, na casa de banho, essa tonalidade pode ajudar a criar uma atmosfera zen, principalmente quando acompanhada de elementos naturais, como madeira e pedra.
usar cinza azul bebé na decoração

Pexels

As melhores cores para combinar com o cinza azul bebé

A capacidade de se misturar harmoniosamente com tons quentes e frios torna esta cor uma aliada valiosa se estiveres a projetar a decoração da casa. No entanto, é fundamental escolher as combinações certas com cores complementares.

O cinza azul bebé fica particularmente bem com branco, preto, bege e outras cores neutras. Essas combinações não apenas criam uma atmosfera aconchegante e sofisticada, mas também oferecem um cenário perfeito para destacar detalhes, mobiliário, pinturas ou obras de arte.

A versatilidade desse tom também se estende a combinações com cores mais vivas: tons quentes como rosa, vermelho e amarelo mostarda ou cores frias como azul-marinho e roxo podem ser usados para personalizar ainda mais as divisões da casa, refletindo a sua personalidade. Estas cores mais vivas são ideais para acentos, ou seja, objetos, móveis ou referências contrastantes.

ideias de decoração

Pexels

Que materiais utilizar com esse tipo de cinza?

As combinações, no entanto, não devem ser estruturadas apenas com cores, mas também com os materiais circundantes.

  • A madeira, com os seus diferentes tons e acabamentos, pode acrescentar aconchego a essa tonalidade neutra, criando um agradável contraste visual.
  • Para quem prefere um estilo mais moderno e minimalista, a combinação com metais como aço ou cobre pode ser vencedora.
  • Os tecidos – como sempre – oferecem infinitas possibilidades: do veludo para um toque de luxo ao algodão para uma sensação de frescor e naturalidade.

Por fim, não subestimes a escolha de texturas e acabamentos. Superfícies lisas e brilhantes refletem a luz e amplificam a sensação de espaço, enquanto superfícies ásperas ou incrustadas adicionam profundidade e adicionam profundidade

usar cinza azul bebé na decoração

Freepik

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias