Jardinar no inverno: eis o que podes cultivar em janeiro

Mesmo durante o inverno, existem algumas espécies que são adequadas para crescer no frio.

O mês de janeiro oferece uma oportunidade única para começar a cultivar algumas espécies na varanda ou legumes na horta. Existem muitas famílias de plantas resistentes ao frio que são capazes de florescer antes mesmo da chegada da primavera. Se quiseres tentar a mão no cultivo, eis o que plantar em janeiro.

Ideias para a horta: o que podes cultivar em janeiro

A seleção de plantas para a horta que podem ser semeadas em janeiro é surpreendentemente variada. Hortaliças como alhocebola e algumas variedades de salada também podem ser plantadas em temperaturas mais baixas, desde que o solo esteja bem drenado e não congelado.

Não menos importantes são as ervas aromáticas, que podem ser cultivadas em pequenos vasos dentro de casa ou em locais abrigados do lado de fora. Ervas como salsacoentros e sálvia são ideais para embelezar a horta e aromatizar pratos.

Por fim, para quem se preocupa com a biodiversidade e insetos polinizadores, nunca é cedo para pensar em plantas poliníferas. Desde que o clima não esteja muito frio, significa preparar-se para oferecer alimento às abelhas assim que as temperaturas se tornarem mais amenas.

cosa coltivare a gennaio

Freepik

Flores de inverno: quais sementes plantar em janeiro

Apesar das baixas temperaturas, algumas sementes podem ser plantadas com sucesso, garantindo floração precoce. Para quem quer ter uma varanda ou terraço colorido, o ideal seria amores-perfeitos ou prímulas, que darão vivacidade ao jardim com os seus tons brilhantes.

Não menos importante é a escolha de outras espécies bonitas, como o rododendro ou a Camélia Japonica. Janeiro também é o mês para ver os primeiros resultados do cultivo de dezembro, como as primeiras flores de Helleborus. Lembra-te, a qualidade do solo e a proteção contra geadas noturnas são aspetos cruciais para garantir um crescimento saudável e robusto para as plantas.

piante da esterno resistenti al freddo

Freepik

Como proteger as plantas do frio?

Com a chegada das baixas temperaturas, proteger as plantas do frio torna-se uma prioridade para todo aspirante a jardineiro. Existem várias estratégias e truques que podem ajudar-te a proteger a saúde dos cultivos durante os meses mais frios:

  • Primeiro, é essencial selecionar espécies que sejam resistentes à geada e adequadas ao clima da sua região.
  • Além disso, o uso de revestimentos protetores pode oferecer isolamento eficaz contra geadas noturnas.
  • Para as plantas que já estão cultivadas, a cobertura morta é uma ótima maneira de manter a temperatura do solo e proteger as raízes. Materiais como palha, folhas secas ou casca triturada podem ser usados para esse fim.
  • Para plantas em vasos, movê-las para um local abrigado ou envolvê-las em materiais isolantes pode fazer toda a diferença.

Deves sempre prestar atenção ao estado do solo e ajustar a irrigação de acordo. Algumas plantas precisam ser regadas o mínimo possível, por isso – com certas espécies – é essencial verificar a absorção correta de água antes de voltar a regá-las. Por fim, não te esqueçaa de observar a saúde das plantas: folhas amareladas, danificadas ou murchas podem ser um indício de alguns problemas no cultivo.

cosa coltivare a gennaio

Pexels

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliarias