Seguro de recheio da casa: Funcionamento e valores para proteger o seu lar

Salvaguardar o recheio da sua casa, em caso de algum infortúnio, deve ser uma das suas principais preocupações. Neste sentido, saiba o que pode garantir com um seguro de recheio.

Quando compramos uma casa há seguros que são obrigatórios – como é o caso do seguro de vida ou o de incêndio. Assim sendo, se pretender assegurar os seus bens pessoais – mobília, equipamentos eletrónicos, vestuário e peças decorativas -, contratualizar um seguro para o recheio da sua casa pode ser uma mais-valia. 
O que é o seguro de recheio e o que cobre? Este tipo de seguro cobre uma percentagem do valor total dos bens que estão na casa, em caso de roubo, ou avarias e estragos.
As coberturas destes seguros variam mediante a seguradora, mas, regra geral, definem-se quatro áreas:
1. Furto ou roubo –  garante indemnização em caso de furto ou roubo do recheio da habitação, bem como os estragos decorrentes de um assalto (por exemplo, a porta ou as fechaduras, as janelas, etc.);
2. Danos  graves – inclui atos de vandalismo, catástrofes naturais, ou danos provocados por água ou choque de veículos;
3. Outros danos  menos graves – como queda/quebra de objetos, danos decorrentes de fumo ou calor, despesas de remoção relacionadas com escombros, etc;
4. Responsabilidade civil – cobre danos provocados a terceiros.
Como calcular um seguro de recheio?A primeira coisa que deve fazer é um inventário das peças de valor que tem em casa. Depois, organize-as por categorias, sendo que joias, obras de arte, antiguidades, armas ou coleções, são objetos de muito valor e, por isso, devem estar à parte. 
Posteriormente, fotografe as peças e atribua-lhes um valor (se tiver faturas de aquisição anexe esses documentos, são importantes para atestar o valor das peças). Se achar necessário contrate um avaliador.
Tenha em conta que os seguros de recheios de casa não cobrirem furtos de dinheiro nem furtos relacionados com pessoas ligadas ao assegurado, como familiares ou empregadas. Além disso, a contratação deste seguro tem em consideração a segurança da habitação (por exemplo, se viver num prédio com vigilante e/ou se a habitação tem alarme), e nestas situações o valor a pagar pelo seguro será mais baixo. Por fim, some o valor total que pretende assegurar e escolha a seguradora. 
Que informações pedir e analisar num seguro de recheio? Antes de contratar um seguro de recheio, o regulador dos seguros (ASF) aconselha que peça à seguradora as seguintes informações: 

  • Riscos cobertos e excluídos; 
  • Coberturas facultativas; 
  • Opções quanto às franquias e o seu impacto no preço do seguro; 
  • Outros fatores que afetem o preço do seguro (por exemplo, ter um sistema de proteção contra roubo ou de meios de combate a incêndios); 
  • Critérios usados pela seguradora para determinar o valor das indemnizações. 

Dica: Para além destes aspetos que deve ter em consideração, saiba que o montante anual a pagar dependerá também da localização da casa e se é apartamento ou moradia.  Retirado do Supercasa – Adaptado por Dicas Imobiliárias