Remodelar casas para arrendar com pouco dinheiro: o antes e depois

Para que o arrendamento seja lucrativo, é preciso investir nas casas: torná-las atraentes e garantir que estão em boas condições.

Muitas pessoas decidem comprar um imóvel com intenção de arrendar a um inquilino e poder receber esse rendimento mensalmente na sua conta. Seja porque herdaram o imóvel ou porque decidiram comprá-lo como investimento, a reforma de apartamentos para arrendar é cada vez mais comum.

Mas para que uma propriedade seja lucrativa, temos que tornar a casa atraente e garantir que está em boas condições. E o Home Staging pode ser uma boa solução. Trata-se de um serviço que atualmente já é oferecido por empresas especializadas que cuidam de todo o processo: desde a reforma, a decoração de interiores, o mobiliário e a venda do imóvel.

Casas para arrendar

Llamazares explica que os projetos variam muito: às vezes precisam apenas de uma nova decoração e móveis, e em outros casos as instalações precisam de ser remodeladas.

O proprietário tem que se guiar, não tanto pelos seus gostos, mas pelo que o mercado exige. Se investir em bons materiais, novas janelas, etc. se for rentável, já estamos a melhorar e valorizar a casa. Na decoração, o ideal é procurar sempre usar cores neutras, móveis de linhas simples e tecidos resistentes, cuidando ao máximo de cada detalhe.

O exemplo é o de um apartamento de 60 metros quadrados (m2) na rua La Lila, em Oviedo. O proprietário havia herdado a propriedade e estava à procura de um tipo muito específico de inquilino para arrendá-lo. O interior estava muito desatualizado, então foi necessário fazer um ‘facelift’ completo.

Remodelar casas de banho A reforma mais profunda foi na casa de banho. Como pode ser visto nas fotos, os azulejos em tons de rosa e verde davam um ar antiquado ao ambiente, e a antiga banheira desperdiçava grande parte do espaço. Ao colocar um chuveiro, melhoram a distribuição. Além disso, mudaram a iluminação para incluir azulejos brancos, piso claro e móveis e acessórios modernos. Desta forma, o ambiente adquire uma aparência atual e luminosa muito mais atrativa para futuros inquilinos.

Remodelar cozinhas Na cozinha decidiram manter os azulejos, que estavam em bom estado, e pintaram-nos com um esmalte especial para poupar no orçamento.

Remodelar a sala de estar Foram instaladas novas janelas no resto da casa e um laminado flutuante foi colocado em cima do parquet, também adequado para casas de banho e cozinhas. As paredes foram pintadas de cor neutra.

Também mudaram a maior parte do mobiliário, embora tenham mantido a cabeceira do quarto principal, que, pintada de branco, assume um aspeto completamente novo e permite poupar nos custos de renovação.

Decorar quartos de casal Uma semana depois de publicar o imóvel no idealista, o proprietário pôde escolher entre vários candidatos o perfil de cliente que procurava. Agora, tem uma renda 40% superior a outros apartamentos arrendados na sua rua que não estão reabilitados.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias