Imobiliário: Quais são as principais tendências para 2022?

Digitalização e sustentabilidade são dois dos exemplos de tendências do setor imobiliário para o próximo ano.

Quem considerar o imobiliário uma classe de ativos pouco inspiradora e aborrecida está enganado”. 

Segundo a comunidade para os profissionais da gestão de ativos em Espanha, Portugal e Itália, em 2020, os mercados imobiliários comercializados em todo o mundo caíram cerca de 9%. No entanto, durante este ano recuperaram e registaram uma subida de quase 23%.

O ano de 2021 foi um ano de reinício, à medida que o mundo voltou ao que era”, revela a Janus Henderson, grupo britânico de gestão de ativos globais. “Haverá certamente mais obstáculos no caminho, mas do ponto de vista imobiliário, os fundamentais a longo prazo permanecem em grande parte inalterados“, acrescenta. 

Neste contexto, especialistas da Janus Henderson apresentaram as suas perspetivas para o setor imobiliário, tendo em vista 2022 e os próximos anos. Ora veja.

E-commerce

A primeira tendência no setor imobiliário para 2022 que figura nos destaques dos especialistas, é o e-commerce. Durante os confinamentos, as compras ‘online’ dispararam, mas depois abrandaram à medida que as reaberturas ocorreram. No entanto, de acordo com a análise do gestor, a trajetória de crescimento a longo prazo do comércio eletrónico permanecerá intacta.

Demografia

Além disso, na visão da Janus Henderson sobre o setor imobiliário, existem outras tendências a longo prazo que permanecem inalteradas e que são centrais. “A demografia continua a ser um importante motor, especialmente para as várias formas de habitação direcionadas para as faixas etárias mais velhas que procuram reduzir o seu tamanho e desfrutar de estilos de vida mais ativos”, explicam.

Digitalização

Outro fator importante é a transformação digital, enfatiza o grupo britânico de gestão de ativos globais. Para os especialistas, este segmento é considerado como um fator favorável para os setores imobiliários focados na tecnologia, com a implementação do 5G a começar a trazer receitas às empresas de telemóveis.

Sustentabilidade

Por fim, de acordo com a análise do gestor, a sustentabilidade é um fator cada vez mais importante nas decisões dos inquilinos. “Os edifícios mais verdes (especialmente edifícios de escritórios, até agora) são mais propensos a obter um prémio de arrendamento e estão a ter uma maior procura”, finaliza Guy Barnard, co-head of global real estate equities do grupo.

Retirado Noticias ao Minuto – Adaptado por Dicas Imobiliárias