Como triunfar na decoração de paredes (quadros, fotos e muito mais…)

Uma parede bem decorada dá todo um novo charme a uma casa, complementando a decoração. Eis algumas dicas infalíveis.

Tens várias paredes vazias em casa e não sabes o que fazer? A verdade é que uma parede bem decorada dá todo um novo charme a uma casa, complementando a decoração e criando pontos que chamam a atenção, o que ajuda a tornar os diferentes espaços mais interessantes.

Molduras, fotografias e quadros

Uma boa forma de decorar uma parede mais vazia em nossa casa é recorrer a molduras com fotografias diversas ou a quadros que sejam do nosso agrado. As combinações são muitas, podendo optar só por molduras pequenas ou por uma mistura de tamanhos, escolher só fotos a preto e branco ou imagens cheias de cor, ou escolher um quadro mais abstrato ou mais elaborado. O importante é que esta composição complemente a decoração já existente na divisão, para haver comunicação entre os diferentes elementos.

Decorar com fotografias e molduras
Créditos: Shutterstock

Pintura

Esta é a opção mais comum para as paredes, e por uma boa razão: pintar as paredes é uma forma económica de as realçar e de dar um ar mais moderno a um espaço. Desde a pintura da divisão inteira à pintura em apenas uma parede de destaque, as opções são muitas. Se a decoração do espaço for maioritariamente neutra, um pouco de cor fica sempre bem. Se, por outro lado, a decoração tem já bastante cor, o melhor é pintar as paredes de branco, cinza ou bege.

Pintar as paredes
Créditos: Shutterstock

Luzes

Cada vez mais se vêem paredes decoradas com luzes, que dão um toque mais divertido e mais personalidade ao local. Podem ser painéis de luz com diferentes palavras escritas ou com diferentes desenhos, fitas LED a destacarem uma parte da decoração, ou simples faixas de luz colocadas em locais estratégicos, como por cima de molduras ou do cortinado. O resultado é um espaço mais acolhedor e íntimo.

Decorar com luzes
Créditos: Shutterstock

Diferentes objetos

Outra boa forma de decorar as paredes é usando uma variedade de objetos, como pratos, relógios, macramé ou até alguns tecidos. Podes optar só por um tipo de objeto (como uma parede só de pratos) ou optar por um mix de diferentes objetos (algo que cria um espaço mais interessante, mas que é mais difícil de conseguir fazer bem à primeira). O importante é que as cores se complementem entre si e que a composição final não roube demasiado a atenção – queremos uma peça de destaque, mas que pareça enquadrada na divisão.

Objetos para decorar paredes
Créditos: Shutterstock

Espelhos

Uma parede com espelhos junta o útil ao agradável, já que são um elemento decorativo bonito. Permitem-nos ver o nosso reflexo, e tornam uma divisão sombria mais luminosa, graças à ilusão de ótica de ampliação do espaço. Podes encontrar espelhos em vários tamanhos e formatos, que irão combinar na perfeição com o estilo decorativo da divisão. Depois, apenas tens de decidir se queres apenas um espelho, se queres vários, ou se queres combinar o espelho com outros elementos, como molduras e quadros, para criar uma peça de destaque.

Decorar com espelhos
Créditos: Shutterstock

Papel de parede

Esta é uma opção muito versátil e das mais fáceis, já que basta apenas escolher o papel de parede que mais te agrada e aplicá-lo (ou contratar um profissional para o fazer). Escolhe um papel de parede que complemente bem o espaço, e procura jogar com a cor e as texturas para criar um ambiente mais apelativo. Uma cor neutra fica sempre bem, mas se procuras criar contraste, um papel colorido ou com uma textura diferente são também uma boa opção.

Créditos: Shutterstock
Créditos: Shutterstock