Pedir uma extensão do crédito da casa ao banco? Há vários requisitos

Estar em dia com os pagamentos, ter uma situação económica e de emprego estável são alguns dos fatores-chave.

Pedir uma extensão do empréstimo da casa, por exemplo, é possível, contudo, deve-se ter em mente que o banco não é obrigado a concedê-la. Para isso, é necessário cumprir alguns requisitos, como estar em dia com os pagamentos, ter uma situação económica e de emprego estável e um nível adequado de endividamento. Analisamos os fatores mais importantes para que a operação se concretize e as etapas para solicitar a extensão do empréstimo.

O que é preciso para uma extensão do empréstimo?

Não há requisitos exclusivos que nos permitam ter acesso à extensão de um crédito. No entanto, ao conceder a prorrogação, o banco levará em consideração alguns elementos.

Estar em dia com os pagamentos

A primeira coisa que devemos levar em conta para que o banco nos conceda a prorrogação do financiamento é estar em dia com os pagamentos. Ou seja, não podemos dever nada ao banco ou ter atrasos no pagamento.

Nível de dívida adequado

Por outro lado, o banco também levará em conta o nível de endividamento geral. Ou seja, se tivermos vários créditos habitação ou empréstimos pessoais. Caso tenhamos muitas dívidas a pagar (mesmo que não tenhamos atrasos nos pagamentos) é menos provável que o banco nos conceda a prorrogação, pois entenderá que o risco de não pagamento é maior.

crédito da casa / Pexels
crédito da casa / Pexels

Emprego estável e situação económica

Este é provavelmente o fator mais importante. O banco valoriza positivamente que tenhamos uma fonte de rendimento suficiente (e regular) para fazer face ao pagamento das dívidas. Por isso, ter um emprego fixo e um salário alto ajudará a conseguir a extensão da hipoteca. No entanto, isso não significa que não possamos ter acesso à extensão se, por exemplo, tivermos um contrato temporário ou formos trabalhadores independentes, mas será um pouco mais complicado.

Idade do titular do empréstimo

Outro fator que pode influenciar na concessão da prorrogação do empréstimo é a idade do titular (ou titulares) da mesma. Os bancos preferem emprestar dinheiro a pessoas que estão em idade de obter rendimento com maior facilidade. Ou seja, nem muito jovem nem muito velho. Isso não significa que pessoas que não estão nessa faixa etária não possam solicitar a extensão, mas é um fator que o setor financeiro analisa.

Valor da extensão da hipoteca

Por fim, outro aspeto que devemos levar em consideração ao solicitar uma extensão do empréstimo é o valor do capital que vamos pedir. Quanto maior o capital que solicitamos, maiores também serão as dificuldades na hora de fazer a concessão. Ou seja, pedir uma extensão de hipoteca de 10.000 euros não será o mesmo que pedir 50.000. No primeiro caso, é muito provável que o banco esteja mais inclinado a aumentar do que no segundo, pois, sendo um valor menor, o risco que o banco tem que assumir também é menor.

Como solicitar uma extensão do empréstimo?

A primeira coisa que devemos fazer é tentar atender à maioria dos requisitos que vimos anteriormente. Por exemplo, se tivermos um alto nível de endividamento, é importante resolvê-lo antes de fazer o pedido de prorrogação. Se estivermos pendentes para passar de um contrato temporário para um contrato indefinido, será melhor fazer o pedido quando tivermos assinado o novo contrato, etc.

Em seguida, só precisas de ir ao banco e apresentar a situação. A entidade prosseguirá com o estudo do nosso caso específico e solicitará certa documentação relacionada ao empréstimo. Finalmente, após ter estudado o caso, decidirá se concede ou não a extensão do crédito.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias