E se a taxa de juro no crédito habitação subir? Explicamos o que fazer

Há vários caminhos a seguir para prevenir o aumento da prestação mensal da casa, num cenário de subida de juros.

As taxas de juro no crédito habitação estão em mínimos históricos. Mas este cenário pode ter os dias contados. O Banco Central Europeu (BCE) não exclui a hipótese de haver uma subida das taxas de juro de referência já em 2022 para travar a inflação na Zona Euro. E tudo isto vai mexer com os mercados financeiros, a começar, desde logo, pelo crédito habitação das famílias. As prestações mensais poderão subir à boleia dos juros. Mas o que se pode fazer nesses casos?

A verdade é que se a taxa de juro de referência do BCE subir, vai mexer com as taxas da Euribor, o indexante mais utilizado para os créditos habitação com taxa variável em Portugal. Por isso, se este é o teu caso, explicamos o que tens de fazer.

Impacto da subida dos juros no empréstimo da casa
Foto de Yan Krukov en Pexels

As notícias sobre o aumento das taxas de juro têm sido muitas desde o início deste ano. Por isso, estou receoso que esse aumento seja mesmo uma realidade. No momento sou o único com rendimentos fixos na minha família, pelo que a nossa preocupação é grande e estou sem saber o que fazer. Podem ajudar-me?

Esta é uma preocupação legítima e que que assalta milhares de famílias. E pretende-se, sobretudo, com a incerteza de conseguir pagar a prestação do crédito habitação, caso haja um aumento das taxas de juro.

A verdade é que a subida da taxa de juro levará a um aumento do valor da tua prestação, logo serás obrigado a emagrecer o seu orçamento mensal para conseguir pagar estas despesa com a habitação.

O melhor mesmo será estares preparado para qualquer cenário e agir de forma preventiva. Há vários caminhos a seguir para que possas antecipar um cenário de subida de juros. E neste artigo reunimos os primeiros passos a dar:

  • Solicitar à instituição bancária onde tens o crédito habitação uma simulação que reflita o aumento para 1% da Euribor. De seguida, analisa o impacto do aumento na sua prestação mensal;
  • Calcula a tua taxa de esforço, isto é, o peso que as prestações com crédito têm no teu orçamento familiar;
  • Analisa a atual taxa de esforço e se for superior a 35% procura negociar os contratos de créditos de forma a promover um maior equilíbrio financeiro, reforçando a tua capacidade perante um possível aumento da prestação do crédito habitação;
  • Avalia o peso que a prestação (com o aumento da taxa de juro) terá no teu orçamento familiar;
  • Adapta o orçamento familiar à tua situação financeira, avalia as despesas e verifica aquelas que poderás reajustar ou eliminar com o envolvimento de todos os elementos da família.
Prestação do crédito habitação pode subir?
Foto de MART PRODUCTION en Pexels

Note-se que este não é o único caso em que podes contactar o banco para ajustar o teu crédito habitação. Sempre que se depares com dificuldades no pagamento da prestação deves contactar a instituição bancária, procurando uma solução possível para as dificuldades sentidas. Existem alguns mecanismos legais que impõem ao banco o dever de  acompanhar a execução dos contratos de crédito, prevenindo situações de incumprimento mediante a apresentação de propostas que visem a reestruturação do crédito. Ou seja, perante uma situação de incumprimento, a instituição de crédito deve contactar-te para negociar soluções de pagamento para a regularização extrajudicial de situações de incumprimento de contratos de crédito.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias