Dicas essenciais para proteger os animais de estimação do calor
Proteger os teus animais de estimação no verão é um verdadeiro desafio. Juntamo-nos para proteger o teu pequeno membro familiar.
O calor intenso que se tem feito sentir em Portugal tem levado muitas pessoas a adotarem cuidados especiais com os seus animais de estimação. Quer estejas de férias ou em casa, é crucial estares atento às necessidades dos teus cães e gatos para que possam desfrutar desta época com tranquilidade.
Com o objetivo de ajudar a garantir o bem-estar dos animais de estimação, reunimos alguns conselhos que lhes irão proporcionar conforto e preservar a sua boa saúde, evitando as visitas inesperadas ao veterinário. Com estas dicas, temos a certeza que os teus fiéis companheiros terão um verão mais agradável.
Ter água sempre contigo
Freepik
Em qualquer passeio que dês com o teu animal de estimação convém ter água à mão, para mantê-los hidratados. No verão este é um cuidado a redobrar, portanto assim que estiveres a sair de casa, leva contigo uma garrafa térmica (e uma tigela portátil), que permita manter a água fresca.
O teu cão ou gato vai agradecer ainda que lhe ofereças comida húmida, com uma elevada proporção de água e que acaba por ser mais natural e menos processada, ajudando a manter a energia e hidratação.
Usar tapetes refrescantes para animais de estimação
Freepik
Uma excelente maneira de refrescar os cães e gatos durante o verão é a utilização de um tapete ou de uma toalha fresca que podes colocar sobre todos os pavimentos, em casa ou em exteriores.
Em casa, além destes tapetes refrescantes para cães e gatos deves encontrar uma maneira de deixar o teu animal de estimação à sombra. Aliás, muitos deles tomam a iniciativa própria de se esconder da radiação solar intensa. Nos passeios, tenta estender o tapete refrescante perto de árvores para que o teu melhor amigo esteja confortável. Podes também levar contigo um borrifador com água, a ser aplicado sobre o animal de estimação.
Não deixes o teu melhor amigo em espaços fechados
Freepik
Os cães não gostam de estar em espaços fechados durante muito tempo, como por exemplo, dentro de um automóvel. No verão esta é uma questão ainda mais pertinente que deverás ter em atenção para que o animal de estimação não sofra de nenhum problema respiratório provocado pelo calor. Deves adotar comportamentos adequados para que o teu cão tenha sempre alguma interação social, que o ajude a manter saudável.
Se fores de férias é preferível deixá-lo aos cuidados de algum familiar ou amigo, em vez de deixá-lo sozinho em casa.
Posso aplicar protetor solar no meu animal de estimação?
Freepik
Sabias que podes aplicar protetor solar em cães e gatos? Tal como os humanos também os animais de estimação são sensíveis aos raios ultravioleta que podem levar ao aparecimento de cancro da pele. Tenta aplicar o protetor solar em zonas com pouco pelo, como as orelhas, o nariz e a barriga.
Mesmo assim, não podes comprar um protetor solar qualquer e aplicá-lo sobre o teu animal de estimação. Os animais são sensíveis aos produtos com zinco e óxido de zinco, que podem ser extremamente tóxicos. Para conhecer mais detalhes sobre o tipo de protetor solar a aplicar em animais de estimação deves contactar o teu veterinário que terá em conta as necessidades do fiel companheiro.
Eliminar parasitas em cães e gatos durante o verão
Entre os principais cuidados com animais de estimação no verão temos a aplicação de desparasitantes, que vão eliminar pulgas, carraças, carrapatos, moscas e mosquitos. Este é um passo importante para manter o bem estar do teu cão ou gato.
Pexels
Algumas zonas demasiado sujas, áreas com vegetação densa ou com águas paradas podem ser consideradas perigosas e devem ser evitadas ao máximo. Também devem ser evitados os passeios nas horas de maior calor, que devem ser feitos logo pela manhã ou ao final do dia com temperaturas mais agradáveis.
Existem raças de cães e gatos sensíveis ao calor, como por exemplo, bulldogs franceses, bulldogs ingleses, boxers ou outras raças com nariz achatado. Nos dias com temperaturas superiores a 40ºC, o melhor é ficar em casa.
Cuidado ao levar o cão à praia
Antes de levar o cão à praia, certifica-te quais as praias permitem a presença do teu amigo de quatro patas. É preferível levá-lo a passear de manhã e ao final de tarde, do que ao meio-dia, quando o sol for mais alto e intenso.
Pexels
Deves ter cuidado ao passear o cão na areia, porque pode estar demasiado quente. Usa protetores de patas, passeia pelas zonas à sombra ou leva o animal ao colo, se for um cão de raça pequena.
Mesmo que saiba nadar, deves evitar que o teu cão beba a água salgada e não te esqueças de recolher as fezes com sacos de lixo, descartando-as de forma adequada.
Frequência do banho deve ser maior no verão?
Já percebemos como as altas temperaturas podem incomodar os animais de estimação. Apesar de serem recomendáveis as brincadeiras com água e a hidratação constante, a frequência dos banhos dos animais de estimação não varia consoante a estação do ano, porque o seu corpo adapta-se ao calor de cada ambiente.
Pexels
O banho em cães de pelo curto deve acontecer, no mínimo, a cada 10 a 15 dias. Quanto ao banho nos cães de pelo longo, deve acontecer, a cada 7 a 10 dias. Alguns cães podem ficar longos períodos sem tomar banho, mas sugerimos que consultes as indicações dadas pelo veterinário.
Ao seguir estas regras sentirás realmente a diferença neste verão.
Post Comment