Mês de junho: um mês de santos populares, arraiais e manjericos
Nestes 30 dias começa o verão, celebra-se o Dia de Portugal e dá-se importância ao meio ambiente.
Sabemos que quando pensamos em junho a imagem das bandeirinhas nos manjericos é a primeira a vir à cabeça. As músicas tipicamente portuguesas a tocarem nos arraiais até ao raiar do sol, as sardinhas assadas no pão, a presença do Santo António, do São João e do São Pedro. E sim, são as festas mais esperadas do ano, mas o mês de junho oferece-nos muito mais para celebrar.
1 de junho – Dia da Criança
Pexels
As crianças são a alegria deste mundo. São inocentes, puras, brincalhonas, felizes com a simplicidade da vida. As crianças inspiram-nos com a sua espontaneidade e a sua presença traz cor às nossas vidas.
O Dia da Criança foi definido um ano depois do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, que se deu em Paris, em 1949. Em 1950 nascia oficialmente o dia da criança: um dia criado para sensibilizar os direitos destes pequeninos seres, da importância de terem boas condições de vida, boa educação, suporte familiar e um desenvolvimento e crescimento saudáveis.
3 de junho – Dia Mundial da Bicicleta
Pexels
Têm-se visto mais bicicletas nas estradas a cada dia que passa. A consciência coletiva está a aumentar em relação às emissões de gases e dióxido de carbono, e estamos a caminhar (ou a dar aos pedais) para um futuro mais ecológico e sustentável.
O Dia Mundial da Bicicleta foi instituído pela Organização das Nações Unidas a 3 de junho para que as bicicletas estejam cada vez mais presentes na vida quotidiana dos cidadãos do mundo, e construir, assim, um planeta mais saudável, seguro e com uma redução da pegada ecológica.
4 de junho – Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão
Infelizmente existem muitas crianças que são vítimas de agressão ao longo do seu crescimento, em contextos de guerra, de sequestro ou violência sexual. As crianças são as mais afetadas pelo contexto atual em que vivemos, onde a guerra não cessa, devido à sua vulnerabilidade e incapacidade de defesa.
Desta forma, foi criado a 19 de agosto de 1982, na Assembleia Geral da ONU o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, onde se pede consciência e reflexão sobre o sofrimento das crianças, assim como a sua proteção, e evoca-se a Convenção dos Direitos da Criança.
Pexels
5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial da Corrida
O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no que toca às celebrações no âmbito ambiental e climático. Foi criado a 1974 e desde então que a sua ação tem vindo a crescer, envolvendo governos, grandes empresas, corporações e cidadãos de todo o mundo que lutam para concentrar os esforços necessários de forma a combater as problemáticas da questão ambiental, que perduram desde sempre.
O excessivo calor, as grandes inundações, a seca, as terríveis tempestades, ciclones, terramotos e tsunamis, entre outras catástrofes naturais são postas debaixo do holofote para que se arranjem soluções num restauro dos ecossistemas de forma a que o mundo se harmonize e caminhe na direção certa em termos ambientais.
Pexels
Sabemos a importância de fazer exercício para a nossa saúde física, mental e psíquica. E neste Dia Mundial da Corrida o ideal é celebrá-lo com uma corridinha. A corrida é um dos desportos mais praticados em todo o mundo e os seus adeptos têm vindo a aumentar.
Este dia é celebrado na primeira quarta feira de junho desde 2009, onde a celebração começou nos Estados Unidos da América e se espalhou pelo resto do planeta. No ano de arranque desta celebração, correram mais de dois milhões e meio de participantes, nos seus respetivos países, para todos juntos promoverem um estilo de vida dinâmico, saudável e ativo.
8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos
Pexels
Os oceanos são considerados os preciosos pulmões do planeta. A sua importância no nosso quotidiano é muitas vezes esquecida, e para que nos possamos relembrar (pelo menos uma vez por ano), surgiu este dia de comemoração.
O Dia Mundial dos Oceanos é assinalado em diversos países depois da célebre Conferência sobre o Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro, Brasil. Neste dia existe uma celebração com um evento temático onde participam pessoas de todos os cantos do mundo, desde cientistas, executivos do setor privado, ativistas, celebridades e representantes da sociedade civil para colocar o oceano em primeiro lugar e dar-lhe a devida importância e cuidado.
10 de junho – Dia de Portugal, de Camões, e das Comunidades Portuguesas
Pexels
Este dia é especial. Este dia é o dia em que celebramos muito mais do que um país. É um dia em que celebramos uma nação, uma comunidade, uma família grandiosa que já viveu muito desde que nasceu. Este dia especial é também o dia da morte do mais célebre autor português, o que relatou o caminho marítimo para a Índia, o que escreveu “o amor é um fogo que arde sem se ver”, o que ainda hoje inspira os corações dos portugueses: Luís de Camões.
Este feriado de 10 de junho honra Luís de Camões, honra Portugal e todas as comunidades portuguesas presentes em todo o mundo. No mundo linguístico, o português é a língua oficial de nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau e tem um total de aproximadamente 260 milhões de pessoas a falarem o nosso idioma.
13 de junho – Dia de Santo António (Santos Populares)
Wikimedia commons
Este famoso Dia de Santo António começa por se celebrar na noite anterior, no dia 12. As festas e arraiais começam no início da noite e duram dois dias, onde as marchas populares na Avenida da Liberdade ganham maior destaque, onde Alfama se enche de pessoas sem haver espaço para esticar as pernas, e onde o bairro da Graça, Mouraria ou Madragoa vão pelo mesmo caminho. No Dia de Santo António comem-se sardinhas assadas, caldo verde, bebe-se cerveja e dança-se e canta-se até ser de manhã.
Dá-se também a famosa procissão de Santo António, que sai da sua igreja em Alfama, junto à Sé de Lisboa, no local onde nasceu, por volta de 1193.
12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Pexels
O dia 12 de junho é comemorado com o intuito de apelar às comunidades uma maior justiça social e a erradicação do trabalho infantil, que viola os Direitos Humanos da Crianças. O trabalho infantil está a aumentar pela primeira vez nos últimos 20 anos e é hora de agir contra esta violenta tendência, e aumentar a tomada de consciência sobre a importância da saúde física e mental dos mais pequenos.
Este dia foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no ano de 2002, onde foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil, na Conferência Internacional do Trabalho.
13 de junho – Dia Internacional de Consciencialização sobre o Albinismo
Pexels
O termo albinismo deriva do latim albus, que significa branco e consiste numa diferença de pigmentação da pele. É uma condição rara, herdada geneticamente e que não é contagiosa. Apesar do albinismo ser uma condição encontrada em ambos os géneros e em todos os países do mundo, ainda existem preconceitos e estigmas à volta do assunto.
O Dia Internacional de Consciencialização sobre o Albinismo veio em 2014 na Assembleia Geral das ONU para ajudar a reduzir o preconceito de que os albinos são vítimas, para aumentar a sua inclusão a todos os níveis, reduzir os estigmas sociais e apoiar os albinos na sua integração na sociedade.
Pexels
15 de junho – Dia Mundial do Vento
O vento é um excelente recurso para a produção de energias renováveis e o Dia Mundial do Vento é criado exatamente com esse intuito: para que se descobre as suas potencialidades e as vantagens da energia eólica.
Esta efeméride foi criada em 2007 pela Wind Europe em parceria com o Global Wind Energy Council (GWEC) e tem vindo a ter impacto a nível nacional visto que em Portugal se tem verificado um crescimento contínuo das centrais eólicas assim como uma melhor abordagem aos recursos endógenos e renováveis.
17 de junho – Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
Pexels
Os ecossistemas de terras secas cobrem uma área gigantesca que muitos de nós não temos conhecimento: mais de um terço da área terrestre do mundo. Este triste facto demonstra a importância do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.
Os humanos e as suas ações inconscientes são os principais responsáveis pela desertificação, o que traz a urgência deste dia 17 de junho: trazer consciência à opinião pública sobre este problema e dar um passo da direção oposta às más práticas de irrigação, desflorestação e exploração do solo.
20 de junho – Dia Mundial do Refugiado
Pexels
Nos tempos em que vivemos, o tema dos refugiados está quase sempre em cima da mesa. Nos tempos em que vivemos, o Dia Mundial do Refugiado tem ainda mais importância.
Esta data foi designada pela Organização das Nações Unidas de forma a homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo, a homenagear a sua coragem, determinação e força que têm ao serem forçadas a deixar o seu país de origem para fugir à guerra, a conflitos ou perseguições.
Neste dia 20 de junho é o dia em que se pode fazer a escolha de incluir os refugiados nas comunidades onde eles se encontram, de lhes oferecer uma mão amiga, de se ser solidário, empático e altruísta. Ao apoiarmos os refugiados na reconstrução das suas vidas estamos também a contribuir para um país mais coeso, humanitário e cooperante.
21 de junho – Dia Mundial do Skate e Dia Internacional do Yoga
Pexels
O 21 de junho é o dia para os skaters. São os que andam nas tábuas de duas rodas que festejam este dia: o Dia Mundial do Skate. A prática de skate surgiu no final dos anos de 1800, na Califórnia, Estados Unidos, tendo sido inspirada no surf. Passou das águas para a terra e hoje em dia é um meio de deslocamento para muitos adeptos.
Este dia serve para destacar o impacto positivo que a prática de andar de skate tem nos seus fãs e como se tornou também uma forma de expressão artística que estimula o movimento, a criatividade, dinamismo, e que une as pessoas.
Pexels
Este dia 21 de junho é também o dia em que se celebra o Dia Internacional do Yoga, criado pela ONU. Yoga é uma palavra em sânscrito que significa “união” e é uma prática espiritual que tem como objetivo trazer harmonia, felicidade e bem-estar ao praticante. Quem pratica yoga sente-se mais equilibrado entre a mente e o corpo, com menos stress, mais regenerado e com uma melhor saúde física e mental. O yoga é para todos e para todas as idades.
E é neste dia que podemos dar o passo para uma vida com mais harmonia connosco próprios e com o planeta Terra, referindo as Nações Unidas que “o yoga é para a humanidade”. O yoga enfatiza os valores de atenção plena, disciplina, moderação, consciência e perseverança e este efeméride relembra-nos de todos os pontos positivos da prática de yoga.
23 e 24 de junho – São João (Santos Populares em Vila do Conde)
A festa dos Santos Populares continua quase no final do mês, desta vez mais a norte do país. Os Santos Populares no Porto festejam São João com arcos, balões e manjericos, com brindes e festa até ao amanhecer, boa comida e os famosos martelinhos de plástico que todos levam nas mãos para bater na cabeça dos companheiros e vizinhos.
A festa celebra-se com fogo de artifício lançado à meia-noite, em pleno rio Douro e com balões de ar quente cheios de cores. A alegria é contagiante e espalha-se pelos bairros mais tradicionais, como Fontainhas, Ribeira, Massarelos, Miragaia, entre outros.
25 de junho – Dia Mundial do Marinheiro
Pexels
Quem escolhe a profissão de marinheiro escolhe uma profissão de honra, onde tem a oportunidade de contribuir para a proteção do ambiente marinho e para o comércio internacional e na economia mundial.
Foi proclamado o Dia Mundial do Marinheiro na Conferência Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos para os Marítimos (STCW), no ano de 1978, em Manila, nas Filipinas, e ainda hoje é celebrado para reconhecer a importância desta atividade profissional e dos riscos e sacrifícios que os marinheiros correm ao exercerem a sua profissão.
29 de junho – Dia de São Pedro (Santos Populares)
O mês acaba da melhor forma: com mais uma das festas populares. Agora é a vez das festas de São Pedro, comemorado na Póvoa de Varzim. Neste dia em Évora é feriado municipal e todos saem à rua para celebrar. Nesta festa salta-se à fogueira, oferece-se ao nosso amor um vaso de manjerico acompanhado com um poema de amor, festeja-se a alegria, a noção de comunidade e o solstício de verão que se vive no mês de junho. Porque junho, é um mês de festa!
Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias
Post Comment