Polir chão de madeira: truques para o deixar a brilhar

O chão de madeira é dos mais elegantes e apesar de dar algum trabalho a ser mantido, temos as dicas para o polires de forma fácil.

Uma casa com chão de madeira é uma opção que nunca sai de moda e que é popular a nível mundial desde há muito tempo. E apesar de ser mais complicado no que toca à sua limpeza, temos truques para polires o teu chão de madeira e deixá-lo a brilhar.

As vantagens de ter um chão de madeira

Um piso de madeira pode obrigar a mais manutenção, é verdade, mas vale a pena por todas as suas vantagens e benefícios. Antes de falarmos sobre as formas de o polir, relembramos como o facto de escolheres ter chão de madeira te vai trazer mais bem-estar em casa, uma sensação de conforto deliciosa e um ambiente aconchegante e cómodo. Aqui estão as vantagens de teres pisos em madeira:

  • Estética e elegância

Os pisos de madeira adicionam uma beleza natural e atemporal aos ambientes. A componente estática é inegável, com uma aparência clássica e elegante que pode complementar uma variedade de estilos de decoração, com padrões diferentes e irregulares que resultam sempre numa harmonia especial. E como é um produto natural, as suas nuances e tonalidades variam e são sempre únicas, que trazem variedade e autenticidade à casa.

  • Conforto

É bem sabido que um chão de madeira é muito mais aconchegante do que um chão de pedra ou de azulejo. O ambiente é mais confortável porque a madeira tem um excelente desempenho térmico, o que faz com que as divisões não sejam nem muito quentes, nem muito frias. Para além disso, é a opção ideal para andares descalço em casa independentemente da época do ano.

chão de madeira

Pixabay

  • Durabilidade

O tempo de vida dos pisos de madeira é longo. Se forem bem mantidos, podem durar por décadas sem ser necessário serem trocados. Têm também a vantagem de poderem ser restaurados e revitalizados ao longo do tempo, o que lhes traz uma vida útil ainda mais longa.

  • Propriedades acústicas

Já reparaste que os auditórios e teatros têm geralmente o chão de madeira? Pois é, a acústica deste chão é do melhor que há: os sons não rebatem tanto na superfície e o efeito de eco nos ambientes é reduzido, tornando o som mais agradável aos ouvidos. 

  • Valorização do imóvel

As casas que têm pisos de madeira são muitas vezes revendidas com um valor mais alto visto este ponto ser considerado um elemento de qualidade e requinte.

  • Variedade de opções

Há uma panóplia de pisos de madeira que podes escolher, com diversos tipos de madeira, com vários acabamentos e inúmeros padrões disponíveis, o que aumenta a probabilidade de encontrares algo ao teu gosto e estilo da tua casa.

chão de madeira

Pexels

  • Ambiente saudável

Ao contrário dos tapetes, o chão de madeira não acumula ácaros, pós ou odores nem elementos que possam provocar alergias. São uma opção mais saudável e higiénica e que ajudam principalmente pessoas que têm tendência para alergias ou asma.

  • Facilidade de limpeza

Em comparação com chão forrados com tapetes, os pisos de madeira são muito mais fáceis de limpar e manter a higiene durante um maior período de tempo. Podes facilmente aspirar o pó e a sujidade ou removê-los com uma vassoura ou com um pano húmido sem precisares de muito tempo para tal limpeza.

  • Versatilidade térmica

Seja verão ou seja inverno, a temperatura ambiente num piso de madeira mantêm-se muito mais facilmente do que noutros tipos de piso. A madeira tem propriedades isolantes naturais, o que contribui para um ambiente mais confortável, tanto em dias de calor ou de frio.

chão de madeira

Pixabay

Claro que nem tudo é um mar de rosas, e obviamente que o chão de madeira também requer um certo cuidado e proteção para que se mantenha bonito por muito tempo. Limpeza regular, proteção contra riscos e humidade são alguns cuidados que deves ter para proteger o teu chão de madeira. 

Polir chão de madeira

Quando chega a hora de limpar o chão de madeira, levas as mãos à cabeça e pensas na forma de conseguires sair vitorioso dessa tarefa. Temos a solução simples e nada alarmante: basta teres um aspirador ou vassoura, um produto para polir a madeira (vernizes ou ceras), uma esponja, panos, água e força de vontade.

Ao polires o chão de madeira vais ter um piso com um novo brilho como se fosse novo. Segue as nossas etapas e comprova como é fácil.

Lista de materiais necessários para polires o chão de madeira:
1. Aspirador ou vassoura
2. Pano húmido ou esfregona
3. Produto de limpeza para madeira
4. Cera ou verniz para madeira
5. Esponja ou aplicador de cera
6. Pano seco e limpo

Chão de madeira a brilhar: passo a passo

Antes de polir o chão é importante que tenhas em atenção este passo a passo e que escolhas os produtos mais adequados para evitar possíveis danos que podem surgir.

Liberta o espaço onde vais polir o chão

Antes de começares com as limpezas, o primeiro passo é preparares o terreno e retirares todos os móveis e objetos de decoração da divisão para que não se suje mais do que o necessário.

chão de madeira

Pexels

Limpa muito bem o chão

Aspira ou varre o chão para remover todo o pó, sujidade e detritos soltos. Depois de aspirado, usa um pano húmido ou esfregona apenas com água para remover a sujidade mais persistente, tendo atenção aos pormenores.

Deixa o chão secar

Antes de seguires para o próximo passo, deixa o chão secar completamente para que a cera ou o verniz não se misturem com restos de água.

Aplica a cera ou o verniz por toda a superfície

Com a superfície seca e completamente limpa, está na hora de aplicar a cera ou o verniz que escolheste, preferencialmente de boa qualidade para a madeira. Aplica o produto escolhido no chão de forma uniforme usando uma esponja ou aplicador de cera e segue as instruções do produto quanto ao tempo de secagem.
Se escolheres usar verniz, podes decidir entre dois tipos:

1) Verniz à base de água – não tem qualquer tipo de odor e possui uma ação de secagem rápida, o que permite dar várias camadas no mesmo dia.

2) Verniz à base de poliuretano – tem um odor fraco, é de fácil utilização e mais resistente ao uso a longo prazo.

chão de madeira

Pexels


Fase do polimento

Use um pano seco e limpo para polir o chão; faz movimentos circulares para obter melhores resultados e sempre no sentido da madeira. O polimento ajuda a dar brilho à superfície e a remover quaisquer resíduos excessivos da cera ou do verniz que usaste anteriormente.

Opções naturais para polir o chão

É sempre uma boa opção escolher formas de limpar mais orgânicas e naturais – e muitas delas podes fazer em casa e não precisas de comprar. Podes limpar todo o tipo de coisas, inclusive polir o chão de madeira. Oferecemos-te algumas opções com produtos naturais e amigos do ambiente:

Vinagre e água
Mistura partes iguais de vinagre branco e água morna e limpa o chão com um pano húmido ou uma esponja. O vinagre ajuda a remover a sujidade e a restaurar o brilho natural da madeira.

Azeite e limão
Misture uma chávena de azeite com o sumo de meio limão. Aplica esta mistura mágica numa esponja ou pano ligeiramente húmido, esfrega o chão e comprova os resultados, agora com mais brilho e hidratação da madeira.

limão

Pexels

Chá preto
Faz chá preto concentrado e deixa arrefecer. Usa um pano ou esponja, demolha no chá e limpa o chão com cuidado. A sua acidez ajuda a remover a sujidade e a realçar o brilho.

Bicarbonato de sódio e água
Faz uma poção mágica com bicarbonato de sódio e água. Aplica-a nas manchas ou áreas desgastadas do piso e esfregue suavemente e com cuidado. Posteriormente, limpa a área que esfregaste com um pano húmido em apenas água e voilá! Um chão limpo sem produtos químicos.

Óleo de coco e vinagre de maçã
Em partes iguais, mistura óleo de coco e vinagre de maçã. Aplica a mistura no chão com um pano limpo e macio e espera os resultados, um chão mais hidratado, macio e limpo.

chão de madeira

Pexels

Lembra-te de testares qualquer solução que escolheres usar numa pequena área do chão (preferencialmente numa zona discreta, caso não resulte) antes de a aplicares em toda a superfície do piso, de forma a teres 100% certeza de que vai funcionar e não vai causar qualquer tipo de danos. 

Para além disso, tem atenção à quantidade de água usada e evita o seu uso excessivo, visto que pode danificar a madeira. Seca sempre muito bem o chão após a limpeza com a solução natural e delicia-te com um chão de madeira como novo!