A limpeza da casa cansa-te? Tens de conhecer o método 20/10
A limpeza da casa deixou de ser um martírio com um sistema onde descansas entre as tarefas.
Durante a semana trabalhamos das 9h00 às 17h00 e muitas vezes fazemos serão, levamos os miúdos à escola, à natação, ao ténis e ao ballet, vamos ao ginásio, à manicure, à partida de futebol semanal, ao banco resolver burocracias, ao supermercado porque acabou o arroz. Quando o fim de semana bate à porta temos finalmente tempo para descansar, pôr os pés de molho e não sair do sofá. E a última coisa que nos apetece fazer é limpar a casa.
É aqui que o método 20/10 entra – e há quem diga que faz milagres. Para os que têm uma vida atarefada, e para os que não descobriram (ainda) o gosto pela limpeza, esta alternativa é a solução para uma vida mais fácil, uma casa mais organizada e um sorriso na cara pelo facto de que a limpeza não nos tirará anos de vida.
O que é o método 20/10?
O método 20/10 é – para além do teu futuro melhor amigo – um sistema de limpeza e organização criado por Rachel Hoffman. É um método com muitos adeptos e foi criado com o intuito de motivar as pessoas que não querem viver numa casa desarrumada mas que não sabem por onde começar nem como se organizar durante a semana.
Não queremos cá maratonas em casa (só as do ginásio), mas sim eficiência e simplicidade. A regra é não limpar tudo de uma vez e não querer tudo arrumado e limpo em cinco minutos, mas sim dividir as tarefas em tempos intercalados.
Ao fazeres sessões de limpeza em intervalos de tempo mais curtos, consoante a tua disponibilidade e vontade, a organização da casa será feita de forma mais exequível e eficaz.
Pexels
Como funciona o método 20/10?
O método 20/10 é a coisa mais simples e fácil deste mundo, que nos vai prometer uma casa a brilhar e uma melhor gestão das tarefas domésticas.
O truque é ignorares o panorama geral e não entrares em pânico se a casa inteira estiver uma bagunça. Foca-te no momento presente e no que podes fazer neste segundo, olha para os detalhes e dedica-te a tarefas pequenas.
O stress aparece quando vemos a casa inteira por limpar; parece-nos um trabalho interminável e perdemos a força de vontade e ânimo ainda antes de começar. Portanto, em vez de prestares atenção à desgraça geral em que a tua casa se encontra, muda o foco para algo que consigas fazer naquele momento. Lavar a loiça acumulada, fazer a cama, apanhar a roupa do chão. Dedica-te a essa tarefa específica, sem te distraíres com outras, uma tarefa que consigas realizar com sucesso.
Pexels
São essas pequenas tarefas, desempenhadas com sucesso e com o descanso merecido, que farão com que a limpeza e ordem, devagarinho, regressem ao teu lar.
1. Limpa e organiza durante 20 minutos
Põe um temporizador para 20 minutos e concentra a tua energia numa tarefa ou numa divisão da casa. Pode ser a organização do roupeiro, a limpeza do chão da sala, tratares da roupa por lavar ou limpares as janelas da casa. Durante esses 20 minutos, foca-te para seres o mais eficiente possível e não te distraias com outras tarefas. Se começares a arrumar a roupa do quarto e vires pó acumulado no chão, não pares de fazer a tarefa que te propuseste a fazer e relembra-te que a limpeza do pó será a tarefa seguinte.
2. Faz uma pausa de 10 minutos
Com um kit kat à mão, faz uma merecida pausa de 10 minutos depois de realizados os 20 minutos de limpeza cheio de entusiasmo. Descansa, recarrega energias, relaxa, vai passear o cão ou aproveita para fazeres algo que de dá gozo e te traz boa disposição.
Pexels
3. Repete, repete, repete, até achares que é suficiente
Podes repetir os ciclos do método 20/10 as vezes que achares necessárias para atingir os teus objetivos de limpeza e organização na tua casa. E como tens as pausas de 10 minutos, o processo não te vai esgotar e vai tornar-se mais sustentável e eficaz.
Alguns dos princípios chave do método 20/10
Limpar a casa ainda te parece uma missão impossível? O método 20/10 tem alguns princípios chave que te vão ajudar a manter o foco e entusiasmo:
1. Tira uma fotografia do antes e depois
A comparação do antes e depois não só mostrará como o teu esforço valeu a pena, como também te motivará a continuar a utilizar este método de limpeza e organização. Para além disso, através das fotografias podes ver quais são as áreas mais problemáticas e que requerem mais atenção e esforço e confirmares se te esqueceste de algum detalhe por arrumar.
Pexels
2. Faz a tua cama, todos os dias
Só demora um minuto e as vantagens são inúmeras. O simples facto de ter a cama feita faz com que o teu quarto se transforme, como que por magia, e tenha um aspeto totalmente diferente. Muito mais limpo e organizado. E a sensação de abrir a cama para voltarmos a dormir é das melhores coisas que existe… Quando a cama está feita, está claro.
3. Onde está a tua roupa suja?
No que toca à roupa, existem três etapas muito bem conhecidas (mas nem sempre aplicadas): lavar, secar e guardar. O último passo do processo é frequentemente esquecido e quando queremos usar aquela camisola que recebemos no natal passado, somos obrigados a revirar a casa do avesso até a encontrar.
Também é comum acumular-se montanhas tipo Serra da Estrela de roupa suja, no chão do quarto ou no cesto da roupa da casa de banho. Portanto, a regra é, quando iniciamos o processo de juntar a roupa suja e pô-la a lavar, ele só está terminado quando estiver tudo dobradinho das gavetas e pendurado nos cabides. Assim, cria-se o hábito de arrumar as coisas antes que elas criem confusão.
Pexels
4. Uma pequenina recompensa nunca fez mal a ninguém
Sentes que ainda não consegues arrancar com o processo de limpeza? Oferecere-te uma pequena recompensa que pode ajudar a dar o empurrãozinho que te falta. Vê um episódio daquela série da Netflix que tanto gostas, lê um capítulo do romance que não te deixa dormir ou delicia-te com uma xícara do chá que te trouxeram da Turquia. Aprecia o momento em que te mimas, e ganha a força que falta para te pores ao trabalho.
5. Guarda. Não deixes nada no chão nem fora do sítio
Este ponto não é novidade, mas vale sempre a pena ser relembrado. Um dos novos hábitos que podes criar, que te vão salvar a vida da desorganização perpétua, é o de arrumar as coisas no seu lugar – imediatamente. Não daí a cinco minutos, não amanhã. No momento em que acabas de usar algo (seja loiça, roupa, produtos de higiene, livros, canetas… até o comando da televisão), coloca no sítio onde pertence. Se fizeres isto, a organização geral da tua casa vai aumentar exponencialmente.
Pexels
6. Limpa por zonas
A casa é composta por várias divisões que correspondem a diferentes zonas da casa. Ajudar-te-á se dividires a limpeza por zona, e em cada semana, concentras-te na limpeza e organização de uma zona específica. Assim, o stress e a sensação de estares sobrecarregado por tentar arrumar a casa toda de uma só vez vão desaparecer.
7. Usa um caderno e aponta tudo
Vai atualizando um caderno onde escreves o que limpaste naquele dia, o que ficou por limpar, o plano para a semana seguinte ou para a próxima sessão de limpeza. Quanto mais organização na gestão de limpeza de tua casa, melhor.
Pexels
O método 20/10 pode ajudar-te a estabelecer rotinas e hábitos saudáveis para manteres uma casa limpa e organizada, para reduzires a desarrumação e a sensação de estares sobrecarregado e stressado com as tão assustadoras tarefas domésticas.
Post Comment