Como remodelar casas antigas mantendo os traços vintage
Respeitar o património arquitetónico, enriquecendo-o com um design e inovação é o grande desafio da reabilitação.
Na cidade de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, o crescimento da procura de consultoria para remodelação de imóveis para fins turísticos e para habitação própria, por parte dos portugueses, mas também de estrangeiros que ficam a residir e a trabalhar na cidade, é cada vez maior. Mas, afinal, quais são os desafios de remodelar casas antigas? Como se pode transformar um imóvel, mantendo o seu caráter vintage e original? Como preservar o património arquitetónico, sem deixar de fora o design e inovação?
Neste artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, na sua maioria de uso habitacional localizados em centros com tecidos históricos, como Lisboa, onde os edifícios são mais antigos e com detalhes que os tornam únicos, explica como se pode promover – com exemplos – uma educação de restauro e manutenção das suas características originais, sem adulteração dos sistemas construtivos e sem comprometer o conjunto edificado na sua estabilidade e harmonia.
MELOM Select Build
Reabilitação de edifícios pombalinos: os desafios
O sistema construtivo pombalino faz parte do património arqueológico protegido e uma das missões da reabilitação é evitar que se cometam erros estruturalmente lesivos nas alterações, que muitas vezes se idealizam, para estes espaços. Todos os seus elementos, como é o caso da gaiola Pombalina ou das chaminés em pedra maciça, são perfeitamente passíveis de serem integrados em conceitos mais contemporâneos.
Estes tipos de habitações são geralmente também conhecidos por serem muito compartimentadas e ligadas entre si. Alguns destes compartimentos são interiores, não têm vãos de janela abertos para o exterior e, nos conceitos atuais, uma das premissas é criar áreas mais amplas e luminosas, levando a uma necessidade de demolições mais profundas e mais intrusivas. Nestes casos, não podem ser descurados os estudos que permitam avaliar quais as paredes mais viáveis para subtrair e aquelas que, por função estrutural mais significativa, não sejam aconselháveis mudar.
MELOM Select Build
São vários os exemplos de remodelações onde os elementos originais são preservados e destacados. Na generalidade dos casos com este enquadramento, os pavimentos em madeira com dezenas de anos, em tábua corrida, carecem de uma intervenção cuidada para recuperar a sua beleza e charme naturais, aos quais se juntam os restantes elementos de madeira, como as portas interiores e portadas das janelas. Também os pavimentos mais recentes em taco de madeira são maioritariamente recuperados, preservando a traça original e mantendo este material nobre nas habitações, que lhes oferece um carisma próprio.
Como remodelar um apartamento antigo
Utilizando como exemplo, um apartamento remodelado no Príncipe Real, inserido num andar “amansardado” de um edifício de tabique típico daquela zona, que se encontrava em estado original, com o desgaste e patologias de um espaço antigo e desabitado há alguns anos, o desafio foi restaurar e preservar todos os elementos originais de modo a não adulterar a traça original deste apartamento.
O cumprimento de todos os requisitos que na atualidade fazem parte do conforto que as famílias desejam, revestem-se de especial atenção na inclusão de novas tecnologias, como sistemas de aquecimento ou a adotação de um maior número de tomadas elétricas.
Além destas necessidades, a organização espacial das habitações era outrora diferente daquela que hoje convencionamos e daqui resultou a necessidade de inverter a área social, privilegiando a fachada principal, com acesso à varanda corrida e onde se pode gozar da vista sobre a praça e a Igreja de São Mamede. Os espaços mais privados da casa foram orientados para tardoz com vista sobre o Jardim Botânico.
MELOM Select Build
O resultado permitiu destacar a continuidade de pavimentos originais de madeira natural entre os espaços, com a luminosidade dada às superfícies de paredes e às portas interiores de madeira maciça com almofadas e bandeiras superiores em vidro também restauradas, características deste tipo de edifícios e, ainda, resgatar a vida da varanda há muito obsoleta e que se tornou um dos elementos mais valorizados desta casa.
A preocupação de integrar elementos contemporâneos, mas mantendo a filosofia da época, na cozinha e casas de banho, onde a pedra natural também foi eleita para garantir a robustez necessária. A criação de uma suite, que é um conceito dos nossos tempos modernos, foi viabilizada tirando partido dos compartimentos interiores, todos eles correlacionados entre si, que permitiram manter apenas o vão de porta relacionado com aquele que seria o novo quarto e fazer o encerramento dos vãos de porta, agora desnecessários.
Para manter os pavimentos de madeira intactos, houve necessidade de recorrer a paredes técnicas, ou seja, paredes em gesso cartonado vazadas, onde se instalam todas as infraestruturas de redes de águas, esgotos e de eletricidade. A destacar a banheira e a base de duche pousadas sobre o pavimento original. No caso da cozinha original do apartamento, esta foi convertida num escritório, onde se podem ver os traços originais deste espaço através da antiga chaminé que é hoje um espaço de leitura.
Outros exemplos de reabilitações de casas antigas
Utilizando outro exemplo de remodelação nas Avenidas Novas, neste caso a principal preocupação foi com o restauro de rodapés, frisos, molduras, sancas e rosáceas, de tetos e de paredes. São geralmente elementos de adorno, meramente estéticos, sem funções estruturais, mas que enriquecem os espaços e lhes dão maior nobreza. São comuns nas casas que eram mais abastadas.
Outro exemplo de remodelação de um apartamento da Lapa, surpreende pela descoberta de paredes construídas em tijolo cerâmico maciço, vulgarmente conhecido como “tijolo burro”, estrutura da época daquela construção, enquadrado numa malha de barrotes de madeira, que se encontram geralmente em paredes de maior relevância estrutural. Removido o estuque que os recobria, hoje ganham um novo sentido estético e passam a fazer parte da ambiência decorativa do apartamento.
MELOM Select Build
No Bairro dos Atores, demos nova vida a um sótão obsoleto e escuro, com o restauro de todos os elementos de madeira que da cobertura do edifício. Concetualmente, desenhamos este espaço em torno da “árvore”, elemento central formado por vários barrotes. Toda a madeira original foi recuperada de forma a contrastar com as superfícies mais luminosas do teto e das paredes. Adicionaram-se a este espaço duas janelas de sótão automatizadas, de modo a receber luz natural e permitir arejamento. Nas zonas mais escondidas privilegiamos arrumação, com sistemas de portas de correr, obtendo áreas mais reservadas para roupas e outras mais abertas com prateleiras para livros e peças decorativas.
*Este artigo contou com o apoio técnico da unidade MELOM Select Build, com posicionamento em Lisboa. MELOM Select Build MELOM Select Build MELOM Select Build
Post Comment