Como preparar o terraço ou varanda para o bom tempo
Ter um terraço confortável, prático e também bonito leva tempo, mas é possível se tiveres prioridades claras. Eis algumas dicas.
Se há sítio que adoramos quando chega o bom tempo é o terraço. Não importa se é grande ou pequeno, porque é sempre possível aproveitá-lo e desfrutar de momentos de lazer e pequenos encontros com a família ou amigos. Mas ter um terraço confortável, prático e também bonito leva tempo. Ainda assim, não é necessário atrasar a tarefa de configurá-lo. Será mais fácil se tiveres prioridades claras.
Por onde começar?
O terraço fica “abandonado” durante vários meses, e a verdade é que o tempo (cronológico e meteorológico) cobra o seu preço. Portanto, a primeira coisa é dar uma boa revisão no terraço. Trata-se de ver se há algum elemento que se deteriorou, se é necessário algum reparo e se podemos simplesmente renová-lo um pouco.
Montagem do terraço
O ideal é esvaziar o terraço, se for necessário fazer uma pequena reparação, tudo será muito mais rápido. É hora de pintar as grades ou corrimão (se existirem), consertar aquela tomada que não funciona ou mesmo colocar um piso de resina naquele outro que perdeu o brilho. Se tens plantas no terraço, também é uma boa ideia ver como estão e substituir as que não sobreviveram ao inverno.
Unsplash
Mobiliário para o terraço
A próxima coisa é a mobília do terraço. Também podem precisar de um pouco de ajuste, uma boa limpeza ou até serem envernizados se forem feitos de madeira. E os têxteis? Se os assentos e almofadas de sofás, bancos ou cadeiras não estiverem em bom estado, o ideal é renová-los. Podes sempre aproveitar a mudança para escolher modelos com capas diferentes das anteriores.
Unsplash
E já que falamos de mudanças, olha bem para o terraço. Porquê? Porque às vezes algo tão simples como uma mudança de distribuição tem efeitos surpreendentes. Pode fazer com que ganhes espaço para uma mesa um pouco maior que te permita ter uma zona de refeições exterior ou colocar um balcão onde possa preparar algo rapidamente.
Acessórios e iluminação
É o que vai dar o toque final ao terraço. Um tapete de fibra vegetal, algumas almofadas no chão, algum detalhe de barro ou vime nas paredes ou as típicas lanternas são essenciais para enfeitar o terraço e torná-lo mais acolhedor. Se os móveis estiverem bons, podes sempre trocar apenas esses acessórios para renovar o visual do terraço. E sem gastar muito.
Unsplash
E, claro, a iluminação não pode faltar. Certifica-te de que há uma luz principal quente e também luzes ambiente para aquelas noites tranquilas no frio. As guirlandas de LED, nesse sentido, são perfeitas. Um pequeno truque: se guardaste os de Natal, podes aproveitá-los agora no terraço.
A sombra, imprescindível
O toque final para deixar o terraço pronto é aquela sombra que tanto apreciamos nos dias de calor mais forte. Se tiveres toldo ou pérgula, verifica se o tecido está em perfeitas condições e se os encaixes estão lubrificados. Caso não tenhas, é melhor pensar em colocar algum tipo de sombra antes que as temperaturas subam muito.
Pexels
Com estas dicas poderás ter um terraço em perfeita ordem para aproveitá-lo até chegar o outono. E o ideal é não deixar para depois.
Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias
Post Comment