Investidores norte-americanos lideram negócio imobiliário em Portugal
As condições reuniram-se na última década para que os fundos internacionais passassem a apostar todas as fichas no mercado imobiliário português, de tal modo que em 2022 lideraram as transações de imóveis. No topo da lista estão os investidores oriundos dos EUA, país que está no olho do furação da atual crise financeira.
Foram os apetecíeis preços dos imóveis em Portugal, combinados com uma alta liquidez do mercado, que levou os fundos estrangeiros a apostar em força no imobiliário do nosso país. Investiram tanto, que segundo o responsável pelos mercados de capitais da CBRE Nuno Nunes, “os fundos imobiliários têm uma quota de mercado dominante no mercado português”, que deverá ser superior a 85% nos últimos anos, cita o Jornal de Negócios.
A verdade é que não se sabe ao certo quanto é que representam os fundos de investimento no mercado imobiliário português, por vários motivos, aponta o mesmo jornal:
- há muitos investidores internacionais (sem dados públicos para consulta);
- investimentos são realizados por sociedades complexas, sendo difícil perceber quem foi responsável pelos mesmos (se são fundos ou outro veículo de investimento).
Ainda assim, os especialistas de mercado não têm dúvidas que os estrangeiros – sejam fundos, gestoras ou outro tipo de sociedades – dominaram as operações imobiliárias no nosso país em 2022, refere a mesma publicação. E, em concreto, são os investidores norte-americanos que estão no topo da lista, colocando mil milhões de euros no mercado (cerca de 37% do total). A lista de maiores investidores do mercado imobiliário nacional é liderada pela Blackstone, que protagonizou a compra do portfólio Connect ao Novo Banco por 208 milhões de euros e ainda do portfólio Bond à M7 por 125 milhões.
Já aquela que foi a maior transação de sempre no mercado imobiliário português, a compra do projeto Crow por 800 milhões de euros, foi selada pelo fundo norte-americano Davidson Kempner.
Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias
Post Comment