Quando muda a hora? No próximo domingo terás de acertar o relógio

No próximo fim de semana terás de acertar os relógios para o horário de verão. Sabe como aproveitar ao máximo a luz solar.

Passados seis meses desde o início do horário de inverno, chegou finalmente o momento de acertar o relógio para o horário de verão. Os relógios vão avançar todos uma hora este fim de semana e finalmente poderemos aproveitar melhor as horas de sol. 

Neste artigo, explicamos tudo o que precisas saber sobre a mudança de hora do próximo fim de semana e algumas dicas de como poderás beneficiar da alteração no teu dia a dia. 

Quando muda a hora em Portugal Continental e na Madeira?

mudança de hora

Unsplash

A tradição de mudança de hora mantém-se. Na madrugada do próximo domingo, dia 26 de março, entra em vigor o horário de verão em Portugal. Significa que vamos dormir todos menos uma hora, mas vamos ganhar mais sol e luz durante o dia. Desta forma, vais precisar de adiantar o relógio em 60 minutos à 1h da manhã, passando para as 2h. 

A regra aplica-se em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira que dispõem do mesmo fuso horário (GMT +0h00). 

Quando muda a hora nos Açores? 

A mudança de hora nos Açores também acontece no mesmo dia, 26 de março. 

A diferença é que vais ter de adiantar o relógio em 60 minutos à meia-noite da madrugada de domingo, passando assim para a 1h da manhã. Isto acontece precisamente pelo fuso horário da Região Autónoma dos Açores ser diferente ao de Portugal Continental e da Madeira (GMT -1 horas). 

Em Portugal, a mudança para o horário de verão acontece sempre no último domingo do mês de março. A alteração coincide com a chegada da nova estação, a primavera, e irá ajudar muitos portugueses a beneficiarem dos raios solares durante mais tempo.   

Quando acaba o horário de verão em Portugal?

O horário de verão permanecerá até ao final do mês de outubro, quando teremos novamente de mudar a hora para o horário de inverno. Nesse momento em vez de adiantarmos os ponteiros de relógio teremos de atrasá-los. 

Importa referir que, em 2018, a Comissão Europeia, revelou a sua proposta de acabar de vez com a mudança de hora, após uma consulta pública que contou com a participação de mais de 4,6 milhões de cidadãos europeus. No entanto, a proposta não foi colocada em prática, embora tivessem sido dada liberdade de escolha a cada Estado-membro da União Europeia para determinar os efeitos da possível abolição. 

Até não existirem novidades, continuarão as mudanças sazonais de hora em Portugal e pelo resto da Europa, que acarreta alguns benefícios, como poderás conhecer a seguir. 

A mudança de hora tem benefícios?

corrida ao ar livre

Unsplash

A primeira vez na história em que tivemos de mudar a hora e acertar os relógios aconteceu em 1916, ou seja, durante a Primeira Guerra Mundial. Nessa altura, havia que encontrar uma maneira de poupar nos recursos, como o carvão, e privilegiar a utilização de luz natural.

Hoje, com as consequências da Guerra da Ucrânia relativas ao setor energético, continua a ser pertinente para a Europa manter a mudança de hora. Se analisarmos bem, vamos perceber que quando é a mudança da hora de inverno para o horário de verão, o período de luz solar durante o horário de trabalho torna-se maior, portanto a maioria das pessoas estará a beneficiar de iluminação natural ao longo do seu dia, dispensando gastos desnecessários de eletricidade. 

Desta forma, quanto menos tempo deixares a luz ligada em casa ou no trabalho, estarás a poupar na fatura ao final do mês. Se, por algum motivo não conseguires aproveitar a luz do sol, deves apostar por sistemas de iluminação LED ou outros mais inteligentes, que garantam gastos mínimos na tua fatura.   

Dicas para aproveitar o horário de verão e os dias mais longos

Horário de verão

Pixabay

Com a mudança para o horário de verão os dias ficam mais longos e, por isso, mais convidativos para experiências ao ar livre. 

Conhece todas as atividades que poderás realizar para aproveitar melhor esta nova temporada fresca que se inicia: 

  • Praticar exercício físico: a escuridão do horário de inverno obriga-te a passar mais tempo em casa? Aproveita a mudança de hora para fazer caminhadas, passeios de bicicleta ou corridas pelos parques da tua zona ao final do dia. Deves aproveitar estes momentos em que o sol não é tão intenso e as temperaturas são bastante amenas para queimar algumas calorias; 
  • Piqueniques em família: no jardim, na montanha ou na praias, poderás aproveitar a o início do horário de verão para planear uma das atividades mais divertidas desta temporada. Prepara comida e bebida frescas e aproveita para colocar as conversas em dia; 
  • Clube de leitura no jardim: junta-te aos teus amigos para que iniciem a leitura de um livro ao mesmo tempo. Poderão aproveitar o entardecer no parque ou jardim para discutir um pouco sobre o enredo e as personagens; 
  • Passeios junto ao rio ou da praia: existem muitas coisas que poderás fazer junto a rios, lagoas ou próximo do mar. Como a água tem temperaturas mais agradáveis, poderás aproveitar para aprender a nadar ou para aprender a surfar; 
  • Espetáculos e concertos ao ar livre: esta é uma excelente razão para sair à rua e aproveitar o final de tarde para sessões de música no exterior. Consulta a agenda cultural da tua cidade para conhecer os artistas que vão subir ao palco;  
  • Viajar com mais frequência: os dias mais longos do horário de verão são suficientes para fazer viagens, sobretudo pelas cidades vizinhas. Viagens na natureza também são recomendadas, uma vez que poderás percorrer algumas trilhas ou acampar com mais horas de dia do que de noite. 

Se és daquelas pessoas que se esquece sempre de mudar a hora, podes ficar descansado pois a maioria dos telemóveis irá acertar o relógio automaticamente e será fácil não te desorientares. Depois terás só de acertar os relógios de ponteiros que possas ter e começar a sonhar com os dias quentes de verão. 

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias