Governo vai pagar novo apoio de 240 euros a famílias vulneráveis

De acordo com o primeiro-ministro, António Costa, este apoio começa a ser pago no dia 23 de dezembro, até ao final do ano.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira, 14 de dezembro, o pagamento de uma prestação extraordinária de 240 euros para um milhão de famílias que recebem prestações mínimas ou que beneficiem da tarifa social da energia.

A medida será aprovada em Conselho de Ministros na quinta-feira, 15 de dezembro, e foi anunciada durante uma entrevista à revista Visão. “Esta semana, o Conselho de Ministros vai aprovar um outro aumento, para as famílias mais vulneráveis, de uma prestação extraordinária de 240 euros, que corresponde a um esforço muito grande, tendo em conta aquilo que foi a evolução da inflação neste segundo semestre”, revelou o chefe do Governo à Visão.

De acordo com António Costa, este apoio começa a ser pago no dia 23 de dezembro, até ao final do ano. “A inflação é muito desigualitária nos seus efeitos”, argumentou o líder do executivo, salientando que “os preços têm subido para todos”, mas nem todos têm “a mesma capacidade de acomodar a subida dos preços”.

Este novo apoio extraordinário abrange o mesmo universo de pessoas que já foram contempladas em duas prestações extraordinárias este ano, em duas tranches de 60 euros cada, no final dos primeiro e segundo trimestres, acrescenta a Visão no artigo que acompanha o trecho da entrevista hoje revelado.

Trata-se dos cidadãos abrangidos pela tarifa especial de eletricidade ou por prestações mínimas, sendo consideradas prestações sociais mínimas:

  • o complemento solidário para idosos;
  • o rendimento social de inserção;
  • a pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez;
  • o complemento da prestação social para a inclusão;
  • a pensão social de velhice e o subsídio social de desemprego.