Iluminação LED para os móveis que não aumentam a fatura da luz

Encontra as melhores soluções de iluminação para móveis com poucos ou nenhuns efeitos na fatura.

Quando estamos a decorar a casa, muitas vezes pensamos em soluções de iluminação convencionais e esquecemo-nos que os móveis são pontos da casa que também precisam de luz, para tornar a nossa vida mais prática e brilhante.

Assim, ao longo deste artigo reunimos algumas ideias de iluminação para móveis e como podes decorar e valorizar o mobiliário de uma maneira personalizada, sem esquecer o ambiente e sem que existam aumentos desnecessários na tua fatura de eletricidade.

Iluminação LED: opta por candeeiros a pilhas baratos

Os candeeiros a pilhas melhoram a iluminação de determinados móveis e são capazes de se impor como os principais elementos de decoração. Além disso, custam pouco e não têm consequências drásticas na tua conta da luz. Segundo a marca IKEA, os candeeiros LED a pilhas consomem menos 85% de energia.

candeeiros a pilhas
IKEA

Para um espaço mais aconchegante recomendamos-te os candeeiros a pilhas de luz amarela. No entanto, se estás a pensar ler junto a este candeeiro, opta por luzes mais frias. Independentemente da tua escolha, os candeeiros a pilhas são fáceis de distribuir pelo mobiliário e não exigem nenhuma instalação elétrica.

 Grinaldas luminosas a pilhas: uma solução de iluminação decorativa

Quantas vezes foste à casa de um amigo e viste uma grinalda luminosa a pilhas dentro de uma garrafa de vinho ou dentro de um jarro para decorar a mesa de jantar? Este sistema de iluminação LED tem vários formatos – bolas, conchas, estrelas, etc. – e podem ser colocadas em qualquer divisão, para uma atmosfera mais animada todos os dias do ano.

grinalda luminosa LED
PxHere

Este tipo de iluminação é ideal para decorar uma parede exterior ou até mesmo uma mesa com pouca luz, mas com um toque especial. Estas luzes dão as melhores boas-vindas aos teus convidados, criando um ambiente aconchegante e intimista. Estão disponíveis em várias cores e até mesmo tamanhos, nos corredores IKEA poderás cruzar-te com vários desenhos a preços muito apelativos.

Iluminação LED para prateleiras

iluminação pontual é uma das soluções de iluminação para móveis mais interessante e como o nome sugere será utilizada momentaneamente na tua casa. Vai decorar perfeitamente um objeto num armário, uma estante com livros e é também a opção preferida daqueles que têm colecções em casa.

soluções de iluminação para prateleiras
IKEA

Normalmente são apenas soluções de iluminaçãodecorativas e têm pouco de prático. Portanto, devem ser conciliadas com outras luzes de maior eficiência e intensidade, como também com a luz natural que deves sempre deixar entrar no teu lar.

Iluminação LED: barras luminosas para roupeiros

Estás à procura de uma barra luminosa que permita iluminar o teu roupeiro e ajudar-te a tomar uma decisão para o teu próximo visual? Sem cabos e sem botões irritantes, hoje em dia existem barras luminosas LED com sensores de movimento que podem ser instaladas perfeitamente dentro de vestuários. Devem ser colocados na parte superior do armário para que ilumine todo o espaço.

iluminação para vestuário
IKEA

Neste caso destacamos os sensores LED STÖTTA do IKEA que além do design contemporâneo, são bastante atrativos nos seus preços. Funcionam a pilhas e podem ser encontrados em diferentes dimensões: 32, 52 ou 72 cm.

Fitas de iluminação LED para a cozinha

As fitas de lâmpadas LED vão finalmente iluminar um móvel na cozinha como tanto querias. Podem ser encontradas numa variedade de cores, quer sejam as opções de luz branca ou amarela, como opções coloridas RGB.Leroy Merlin

Normalmente, as fitas de luzes LED ajudam nas tuas tarefas domésticas, apesar de funcionarem em baixa tensão – entre 12V a 24V. Dão igualmente mais brilho e valor a qualquer armário num hall de entrada, num sala de estar ou num quarto, sem nunca provocarem irritação.

Para instalar uma fita de LED é melhor falar com um técnico, que te vai aconselhar igualmente sobre o local certo onde as deves colocar.

Soluções de iluminação LED para gavetas

Queres observar melhor o conteúdo das gavetas de uma cozinha ou da mesa de cabeceira do teu quarto? Deverás optar por luzes pequenas a pilhas, que possam ser facilmente transportadas e que não aumentam a fatura mensal de eletricidade.

A vantagem é que estas luzes têm um sensor de movimento e portanto ligam quando abres a gaveta e desligam poucos segundos depois de serem fechadas.

iluminação para gavetas
IKEA

Existem opções mais simples e outros mais modernas de luzes para gavetas, na qual a maior diversidade de cores e temperaturas é atingida através de um comando ou através de uma aplicação para o teu telemóvel. A instalação não obriga ao uso de ferramentas, pois estas lâmpadas colam-se rapidamente na gaveta.

O que não esquecer na iluminação para móveis?

Para que a iluminação em móveis na tua casa seja um sucesso, deves ter em atenção a um conjunto de pontos. Segue as nossas dicas e faz com que os teus móveis ganhem uma nova alma:

  1. Analisa as medidas dos móveis e do espaço onde pretendes colocar um sistema de iluminação. É importante perceber se queres uma iluminação mais intimista, de canto ou mais ampla, que permita espalhar luz por todo o espaço;
  2. Presta atenção às cores: os candeeiros devem casar perfeitamente com a cor de uma divisão para dar uma maior harmonia à tua casa;
  3. Escolhe candeeiros a pilhas recarregáveis ou sistemas de iluminação LED: são as melhores soluções para o teu bolso, além da longa duração e do alto nível de sustentabilidade;
  4. Pensa em algo mais discreto: as soluções de iluminação para móveis preferidas dos consumidores são as fitas de LED devido à forma como passam despercebidas em prateleiras e estantes. Não irão ocupar muito espaço e também não ferem os olhos;
  5. Faz com que a iluminação dos móveis seja capaz de destacar toda a divisão: além de destacar o mobiliário, a iluminação deve destacar ser potente o suficiente para iluminar e destacar outras zonas da tua casa;
  6. Candeeiros e lâmpadas sem interruptores: hoje em dia a oferta é diversa e permite ligar e desligar as luzes à distância, para não perderes tempo.

Explora a oferta de iluminação para móveis presente nas distintas lojas como IKEA ou Leroy Merlin e começa a decorar a casa da forma mais original possível.

iluminar gavetas da cozinha
IKEA