Comprar casa: 5 coisas a que é preciso (mesmo) estar atento

Em termos gerais, o preço, a localização e o tamanho da casa continuam a ser os fatores mais valorizados. Mas há outros.

A compra de uma casa é a decisão de uma vida. E há muitas coisas às quais é preciso prestar atenção para decidir se é ou não o momento certo para comprar casa. Em termos gerais, o preço, a localização, a orientação e o tamanho da casa continuam a ser os fatores mais valorizados na hora de comprar casa. Mas com a pandemia, outros aspetos ganharam protagonismo. Eis os fatores mais valorizados quando queremos comprar uma casa e o que está por vir.

Localização da casa e dimensões

Na hora de comprar casa o que mais importa, além do preço, é a localização, a orientação, o tamanho, e a distribuição dos espaços. Uma vez tomada essa decisão, ao optar por um imóvel ou outro, outros aspetos ganham destaque.

Luminosidade e espaços exteriores

Com a Covid-19, outras qualidades passaram a ser cada vez mais apreciadas no momento de compra de uma casa, como a vista, se tem ou não elevador, a luminosidade do imóvel, a presença de áreas exteriores como terraços ou varandas, a eficiência energética. Justamente por causa da pandemia, muitas pessoas perceberam que a sua casa era muito pequena, escura e não proporcionava o bem-estar necessário.

Momento certo para comprar casa
Pexels

Casas espaçosas adequadas para teletrabalho

As casas espaçosas com divisões especialmente projetadas para teletrabalho são agora uma condição fundamental, assim como uma boa conexão com a internet. A iluminação doméstica, se antes era importante, tornou-se um aspeto essencial, pois uma casa naturalmente iluminada ajuda a reduzir os custos de energia.

Uma tendência para os compradores é também procurar casa nas periferias das cidades, onde podem encontrar mais espaço pelo mesmo preço, com a possibilidade de ter jardins, ginásios ou piscinas, agora muito mais procurados.

O preço da casa

A decisão final de comprar uma casa depende muito das necessidades de cada comprador e, claro, do seu poder de compra e das condições de qualquer financiamento.

Há clientes que não se importam de pagar um pouco mais para usufruir de determinados fatores, como boa localização, espaços exteriores, mais luz, melhores qualidades e outros que, pelo contrário, limitam a decisão aos imóveis que podem pagar. Portanto, o preço será sempre um fator decisivo na hora de comprar casa.

Procurar casa para comprar
Pexels

Eficiência energética cada vez mais importante

Existem fatores, como a eficiência energética, que serão cada vez mais importantes. Nos próximos dois anos, as áreas exteriores, a qualidade dos imóveis e a eficiência energética serão cada vez mais importantes na escolha de uma habitação; algo que já se pode adivinhar pelas características dos novos edifícios.

Além disso, ao longo do tempo, veremos um crescimento do interesse pela sustentabilidade e melhoria da eficiência energética em casa, uma tendência alinhada com o futuro mais sustentável que temos de criar como sociedade.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias