Decoração quarto de criança: soluções simples que inspiram felicidade

É seguramente um dos espaços mais importantes para quem tem ou planeia ter filhos e deseja vê-los crescer de forma feliz e saudável.

Decorar quartos de criança é, para muitas pessoas, uma dor de cabeça. Mas não tem de o ser. Trata-se, na verdade, de um espaço no qual os filhos – e os pais, tios, avós, primos, amigos, etc. – vão passar grande parte do seu tempo, pelo que é importante depositar carinho no momento de lhe “dar vida”. Apresentamos em baixo, com a ajuda de uma especialista, algumas soluções de decoração de quartos de criança que inspiram felicidade. Bonitos e funcionais. Curioso?

Sempre a transbordar de energia e com muita personalidade, as crianças merecem um espaço que seja a sua cara. Neste artigo a decoradora Filipa Fleming deixa algumas sugestões e dicas inspiradoras para que a decoração dos quartos das crianças promova a criatividade e o desenvolvimento dos mais pequenos num ambiente confortável e à sua medida, mas que permita crescer com eles.   

A opinião das crianças conta na hora de decorar o quarto!

Todos gostamos de emitir a nossa opinião, em especial sobre decisões que têm influência no nosso bem-estar. E as crianças não são exceção. Cada uma à sua maneira e de acordo com a sua idade, todas sabem falar sobre o que gostam, as suas brincadeiras favoritas, as suas cores preferidas, o que mais as diverte ou lhes inspira tranquilidade. 

Como decorar quartos de criança
Filipa Fleming

“O quarto de uma criança é o seu primeiro mundo e, desde muito cedo, tem de ser adaptado à sua idade e acompanhar o seu desenvolvimento”, explica Filipa Fleming. “Nunca nos podemos esquecer que os quartos são das crianças e não dos pais. Podemos guiá-los e orientá-los nas suas escolhas, mas a opinião deles é fundamental para criarmos um ambiente que reflita a sua personalidade, a sua individualidade”, sublinha.

Por isso, replicar a decoração dos quartos para todas as crianças da casa, mesmo que haja mais do que um menino ou uma menina, não é de todo boa ideia. As crianças são todas diferentes, com interesses e formas de estar distintas e, como tal, cada ambiente deve ser pensado individualmente e cada projeto deve ser único para cada uma delas. 

Rosa para menina e azul para menino?

Há muito que estas convenções deixaram de fazer sentido. A não ser que isso seja um desejo da criança (e neste caso devemos respeitar), a decoração dos quartos dos mais pequenos não tem de obedecer a este tipo de “regras”. 

Podemos optar por uma paleta de cores neutras e dar um toque de personalidade, através dos detalhes, de peças ou elementos de decoração ou até de objetos temáticos que façam parte do imaginário da criança: um super-herói, uma boneca, uma figura de ação.

Dicas para decorar quartos de criança
Filipa Fleming

“Além de conseguirmos uma decoração mais original e diferenciada ao fugirmos dos clássicos azuis e rosas, garantimos também uma maior flexibilidade para adaptar o projeto à medida que as crianças forem crescendo”, justifica Filipa Fleming. 

Bons sonhos!

decoração do quarto das crianças deve representar todo o seu universo e as suas atividades diárias. Por isso, o ideal é estar organizado por áreas, criando ambientes próprios e adequados para dormir, brincar e estudar. “Mesmo nos espaços mais pequenos, tudo é possível com alguma dose de imaginação, criatividade e muita funcionalidade”, assegura Filipa Fleming.

A zona de dormir deve ser a mais tranquila e o conforto é fundamental para garantir noites descansadas. Os tons suaves e serenos devem predominar neste recanto e a escolha do colchão e das almofadas de dormir são cruciais para o corpo relaxar. Ambos têm de ser ajustados à criança e à sua idade.  

Conselhos para decorar quartos de criança
Filipa Fleming

luz de cabeceira é igualmente muito importante para inspirar um sentimento de segurança neste período em que os mais pequenos ficam sozinhos. Pode estar sobre a mesinha ou então na parede se a área for reduzida, pois liberta não apenas espaço físico mas também visual.  

É tempo de estudar!

“A hora do estudo nem sempre é a mais apelativa para os mais pequenos. Mas se tiverem um espaço próprio, cómodo e organizado, podemos tornar esses momentos mais interessantes e produtivos, estimulando a concentração e uma rotina de estudo saudável para os nossos filhos”, sustenta Filipa Fleming. Por outro lado, acrescenta, “a experiência dos confinamentos durante a pandemia mostrou que o local de estudo pode tornar-se, de um dia para o outro, ‘a própria escola’ e, portanto, quanto mais agradável melhor.”

A secretária e a cadeira são peças-chave. Além de ajustadas à idade e ao corpo da criança para promoverem uma boa postura, devem ser adaptáveis para não termos de as trocar a cada vez que a criança cresce. A secretária, usada exclusivamente para trabalhar, deve permanecer limpa e arrumada, razão pela qual será indispensável que este espaço integre uma estante de apoio para organizar os livros.  

Como organizar quartos de criança
Filipa Fleming

Uma boa iluminação é essencial e há pormenores que fazem toda a diferença: a luz deve ser indireta e vir do lado esquerdo caso a criança seja destra para não fazer sombra. Se o seu filho for esquerdino, a luz deverá incidir do lado direito. 

Nesta era digital, os mais pequenos (ou os pais, em função da idade das crianças) já têm toda a informação da escola no computador ou no telemóvel, mas ainda assim “ter um placard para afixar datas importantes continua a ser muito útil”, considera a decoradora. 

Por último, ressalvar que “apesar desta área ser mais ‘séria’ e livre de distrações, não nos podemos esquecer que é o espaço de uma criança e, como tal, deve ter uma decoração à medida da sua idade e dos seus interesses”. “Não é propriamente o escritório de um adulto”, lembra.

Espaço para a diversão no quarto das crianças

“Este é o local onde as crianças dão asas à imaginação, onde a criatividade flui com toda a liberdade para se divertirem e desenvolverem. É, por isso, uma zona onde as cores fortes podem ser usadas para estimular a alegria, a energia e toda a capacidade inventiva para construírem um mundo que é só deles”, explica Filipa Fleming. 

Dicas importantes na hora de decorar um quarto de criança
Foto de Artem Podrez no Pexels

decoração da zona de jogo deve deixar espaço livre no chão para brincarem à vontade e quando chega a hora de arrumar devem conseguir fazê-lo de forma autónoma. Caixas ou módulos para guardar os brinquedos, prateleiras para organizar os jogos e expor “as suas coisas”, como bonecos ou construções de lego, são essenciais neste ambiente que se quer descontraído e divertido. 

Se esta área incluir a zona de leitura, deve haver um cadeirão ou um puff confortáveis, estantes para os livros, um candeeiro de pé com luz adequada para ler, um tapete e algumas almofadas decorativas para dar aconchego e tornar o ambiente mais acolhedor.

E porque as crianças crescem…

“É muito importante que as escolhas que fazemos para o quarto das crianças possam ir refletindo o seu crescimento, os seus novos interesses e a forma como encaram o seu espaço. É possível acompanhar estas mudanças com ambientes que migram de uma idade para outra sem termos de alterar todo o mobiliário e decoração. Há mobiliário adaptável, por exemplo, e soluções decorativas mais neutras que requerem apenas alguns ajustes quando o quarto já não está em sintonia com a idade”, conclui Filipa Fleming.

Famílias felizes
Foto de Elina Fairytale no Pexels

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias