Mulheres no Imobiliário: as histórias, os desafios, o sucesso

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que celebra as mulheres e a luta pela igualdade de gênero. Para assinalar este dia, o Eurostat divulgou os resultados de um estudo que avaliou o papel das Mulheres no mercado de trabalho e concluiu que em Portugal, apenas 36% das Mulheres ocupavam cargos de gestão e chefia. Um número reduzido que traduz o longo caminho que as mulheres ainda têm de percorrer. No ramo imobiliário são muitos os rostos femininos a fazer carreira e a prosperar, como é o caso de Helena Parreira, 43 anos, Business Manager da Casa’Caso em Setúbal e Isabel Rodrigues, 52 anos, Gestora da IR Portugal em Caldas da Rainha. Fomos conhecer as suas histórias de sucesso.

Helena está no Mercado Imobiliário há 19 anos. Embora não tivesse sido a profissão que escolheu foi nela que encontrou o seu caminho pessoal e por isso motivo, admite é “agente imobiliária com muito gosto”. Confessa a sua constate necessidade de reinvenção de arranjar novas estratégias para desempenhar melhor o seu trabalho. Recorda o início de carreira difícil, “tinham terminado os créditos bonificados, não havia tantas transações e o mercado estava em queda, eu não tinha uma noção do que era o mercado de oferta e da procura, nem como funcionava. Foi necessário muito trabalho de secretária, leituras, muitas histórias vividas e muitas tentativas falhadas para conseguir estar com a experiência que tenho hoje”.

Isabel partilha do mesmo sentimento. Entrou no Mercado Imobiliário para ter mais tempo para os seus filhos e os primeiros passos foram muito tímidos. “Comecei a angariar imóveis devagar para uma empresa estrangeira. Tinha uma despesa gigante e não ganhava dinheiro nenhum. Só passados 3 meses é que consegui fazer a minha primeira venda, que me estimulou muito. Duas semanas depois fiz a minha segunda venda e o meu estímulo começou a partir daí”. Hoje, Isabel conta com 13 anos de experiência, a maioria deles passados a gerir a sua empresa, IR Portugal, que criou do zero com apenas um computador e em plena crise de recessão económica. “Foi numa altura muito complicada, ninguém acreditava em mim, diziam que era louca. Tive de pedir dinheiro emprestado para comprar o computador. Comecei a encontrar-me com as pessoas na rua e a fazer arrendamento, que me parecia mais fácil. Em 2009, arrendei a minha primeira loja e em janeiro de 2010 abri ao público. Desde aí tenho vindo sempre a lutar”, confessa.

O Caminho para o Sucesso

Ambas são casos de sucesso no Mercado Imobiliário e ambas são o testemunho do esforço, dedicação e superação. Mas para chegarem onde estão, tiveram de lutar pelas suas carreiras e pelos seus ideais. Estimulada pela ambição em aprender mais, Helena soube aproveitar as oportunidades, “ainda me lembro da primeira venda que fiz com a ajuda do anúncio online, que era pouco usado pela grande maioria dos colegas na altura, pois achavam que era perda de tempo e não iria dar resultados”. Isabel sacrificou o seu guarda-roupa para construir uma imagem neutra. “Usava vestidos e saias e quando comecei a trabalhar no ramo, para me proteger, passei a usar calças.”, admite a Gestora da IR Portugal. Fê-lo para não avaliarem as suas competências profissionais em prol do seu guarda-roupa, mas sim dos seus resultados.

Quando questionada sobre o sucesso das mulheres Imobiliário, Helena Parreira responde com prontidão: “a maioria das mulheres são sem dúvida mais bem-sucedidas do que os homens na área da mediação imobiliária. As mulheres têm mais facilidade comunicativa e mais sensibilidade que nesta área são fatores essenciais”. Aliás, ambas as profissionais acreditam que atualmente, as diferenças salariais entre Homens e Mulheres no Mercado Imobiliário já não existem. “O agente imobiliário seja ele mulher ou homem terá o salário ajustado ao seu desempenho, se a qualidade do seu trabalho for boa será mais bem remunerado e vice-versa. Conheço muitas mulheres nesta área que conseguiram a sua independência financeira, conseguindo ser mais bem remuneradas do que os seus colegas homens”.

Questionadas sobre eventuais pontos negativos do desempenho das mulheres no Imobiliário, a opinião das duas profissionais difere. Para Isabel Rodrigues, a formação é uma das chaves para o sucesso de um Consultor e, apesar do elevado número de mulheres a trabalhar neste ramo, são poucas as que efetivamente frequentam as formações. “Quando vou às formações, 80% são homens, poucas são mulheres”. A Gestora da IR Portugal é licenciada em Direito Imobiliário e defende que a formação é uma das chaves para o sucesso; “Temos de acompanhar as leis, os métodos do trabalho, as influências de público, as tendências. As formações ajudam-nos muito”. Já Helena Parreira identifica a dificuldade em “conseguir conciliar o trabalho com a família” como um ponto em desfavor. “Este é um trabalho sem horários, fins de semana ou dias santos, como costumo dizer, e este fator pode por vezes desequilibrar a balança familiar, ou até mesmo ser incompatível”, esclarece a profissional.

Estas são as histórias de Helena e Isabel, dois casos de sucesso no Mercado Imobiliário. Muitas são as Mulheres que se têm conseguido afirmar num ramo que ainda é maioritariamente constituído por Homens.