IMI 2026: qual é o imposto a pagar em cada município? Vê neste mapa
Já são conhecidas as taxas de IMI que cada autarquia vai cobrar em 2026. A grande maioria dos municípios portugueses optou por manter ou reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), beneficiando muitos proprietários em todo o país.
📊 O que dizem os números
- Dos 308 municípios portugueses, a maioria — 199 concelhos — vai aplicar a taxa mínima de IMI, que é de 0,30% sobre o valor patrimonial dos imóveis urbanos.
- 31 autarquias reduziram a taxa de IMI face ao ano anterior.
- Apenas 4 municípios vão cobrar a taxa máxima de 0,45%: Cartaxo, Nazaré, Oeiras e Vila Real de Santo António — sendo que Oeiras subiu a taxa para o valor máximo.
- O Porto mantém a taxa em 0,324%, um valor ligeiramente acima da mínima.
📍 Veja no mapa qual é a taxa no seu município
O mapa interativo com todas as taxas está disponível com base nos dados oficiais das Finanças — consulta essencial para proprietários e investidores imobiliários.
📉 Tendência geral em 2026
- A tendência é de manutenção ou descida das taxas em muitos municípios, o que pode significar um ligeiro alívio na carga fiscal para quem tem imóveis.
- No entanto, mesmo que a taxa municipal se mantenha, o valor do imposto a pagar pode aumentar se o valor patrimonial tributário (VPT) do imóvel subir — um efeito do reajuste do preço médio de construção considerado no cálculo do VPT.
💡 Como calcular o seu IMI
O IMI que vais pagar em 2026 corresponde ao imóvel que tinhas em teu nome a 31 de dezembro de 2025. Basta multiplicar a taxa do município onde o imóvel se encontra pelo valor patrimonial tributário (VPT) do imóvel.



Post Comment