Afinal, vale a pena pedir reavaliação de imóveis para pagar menos IMI?

Prazo para pagamento do IMI até 30 de novembro: saiba se vale a pena pedir reavaliação do imóvel

Os proprietários têm até o dia 30 de novembro para realizar o pagamento da segunda prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para valores entre 100 e 500 euros, ou da terceira prestação para montantes superiores a 500 euros. Contudo, antes de fazer esse pagamento, é importante considerar se vale a pena solicitar a reavaliação do imóvel para reduzir o valor do imposto.

A DECO PROteste recomenda que os proprietários utilizem ferramentas como o simulador Pague Menos IMI para verificar se o pedido de reavaliação pode gerar economia. Desde 2022, este simulador já identificou mais de 1,7 milhões de euros em possíveis poupanças. Municípios como Seixal, Coimbra, Cascais, Vila Franca de Xira, Sesimbra, Mafra, Almada, Maia, Palmela e Gondomar destacaram-se como os locais com maior potencial de redução do IMI.

A organização também tem apelado ao Governo e ao Parlamento por uma maior justiça fiscal, incluindo a atualização do limite de isenção para habitação própria permanente. Atualmente fixado em 125 mil euros desde 2012, a DECO PROteste sugere que esse valor seja ajustado para 150 mil euros, considerando as mudanças no mercado imobiliário e o aumento dos preços.

Soraia Leite, representante da DECO PROteste, destacou que o congelamento desse limite, em contraste com as atualizações trienais do Valor Patrimonial Tributário (VPT), prejudica muitas famílias, especialmente em um cenário de inflação e alta no custo de vida.

Para quem deseja pedir a reavaliação do imóvel junto às Finanças, o prazo final é 31 de dezembro.

Post Comment