Diferenças nos Limites de Velocidade pelas Estradas da Europa

Um novo levantamento realizado pela página Nerdy Maps, com base nos dados do Autotraveler, destaca as diferenças significativas nas regras de trânsito entre os países europeus, especialmente no que se refere aos limites de velocidade em estradas e autoestradas.

Na Alemanha, as conhecidas autobahns destacam-se pela ausência de um limite de velocidade obrigatório. Embora seja recomendável não ultrapassar os 130 km/h por questões de segurança, a decisão final cabe ao condutor. Curiosamente, grande parte dessas vias são privadas e sujeitas a pagamento.

Já na Polónia e na Bulgária, os condutores podem desfrutar dos limites mais elevados da Europa, com a velocidade máxima permitida de 140 km/h. Em contrapartida, Malta, devido às suas restrições geográficas, regista o limite mais baixo, fixado em apenas 80 km/h.

A maioria dos países da Europa Oriental, como Itália, Grécia, França e Holanda, adota limites de 130 km/h, enquanto em países como Portugal, Espanha, Irlanda e Suíça, o máximo permitido é 120 km/h. Na Noruega, Estónia, Lituânia e no Reino Unido, o limite é ainda mais reduzido, situando-se em 110 km/h. No caso do Reino Unido, a medição é feita em milhas, com o limite de 70 mph correspondendo a 112 km/h.

Os países de menor extensão territorial e condições geográficas específicas, como Islândia e Andorra, impõem limites máximos de 90 km/h, sendo estas as velocidades máximas autorizadas por lei.

Este panorama sublinha como a diversidade geográfica e cultural influencia as políticas rodoviárias, tornando cada viagem pela Europa uma experiência única, mas que exige atenção redobrada às regras locais.

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