Decorar quartos de criança: como criar um mundo encantado
Conhece algumas sugestões de especialistas em decoração de quarto de criança e prepara um refúgio de bem-estar para o teu petiz.
Os mais pequenos merecem um quarto que represente o seu porto seguro. Esta divisão é o local da casa onde passam mais tempo. Portanto, a decoração do quarto de criança permite criar um mundo só seu.
A tarefa de projetar um quarto de criança é um desafio devido aos vários elementos que devem ser tidos em consideração. Para a organização do espaço ser benéfica para o seu desenvolvimento, cada pormenor deve ser bem pensado. Um quarto de criança deve ser acolhedor e promover o seu bem-estar.
Características essenciais de um quarto de criança
É fundamental que o quarto apresente determinadas qualidades, nomeadamente segurança, funcionalidade e conforto. Como se pretende que a divisão seja bonita e encantadora, a harmonia estética revela-se outro elemento que contribui para que os benjamins se sintam verdadeiramente felizes no seu espaço, no seu mundo.
Funcionalidade
Idealmente, um quarto deve apresentar espaço para guardar coisas, especialmente o das crianças. No momento de pensar o quarto para o petiz, a funcionalidade deve ser uma prioridade.
- Quando não há grandes dimensões na divisão, a principal preocupação deve ser encontrar peças multifuncionais. Por exemplo, escolher sofá-cama e estrados elevatórios permitem que o fundo da cama apresente um espaço extra de arrumação que se revela bastante útil. Existem os sommiers de criança e há opções com gaveta que permitem uma zona de arrumação extra.
- Também se recomenda um investimento em secretárias suspensas, porque são mais clean, visualmente, além de evitarem pequenos acidentes, nomeadamente pancadas nos pés das secretárias.
- As camas individuais são mais indicadas em quartos de grandes dimensões. Numa divisão assim, pode investir-se em armários para assegurarem que todos os brinquedos estão devidamente arrumados.
- As prateleiras na parede são outra opção a considerar. O quarto dos benjamins deve ter opções funcionais e divertidas para criar arrumação, tais como cestos, caixas e baús. Os pais tendem a comprar muitas coisas para os seus filhos. Por isso, há que investir em espaços de arrumação para esconder a avalanche de brinquedos, jogos e itens de outras atividades.
Iluminação
As crianças possuem uma maior sensibilidade à luz. Por isso, no momento de pensar no seu quarto, é importante compreender o papel da iluminação no quotidiano. A iluminação principal, forte e uniforme, deve ser evitada.
Idealmente, o quarto de criança deve apresentar diferentes pontos de luz. Uma boa estratégia consiste em recorrer a vários elementos, tais como candeeiros de pé com lâmpadas de cor amarela.
Outra solução passa por integrar luzes led nas peças de decoração. Por exemplo, nos contornos dos tetos, sob as secretárias, atrás das camas, entre outras opções.
Desta forma, com luzes reduzidas e pontuais, a criança encontrará na divisão um espaço de tranquilidade, uma divisão onde se sente segura e acolhida.
Freepik
Decoração intemporal
O crescimento das crianças é tão rápido que os pais até se assustam como o tempo passa e como os centímetros surgem. Por isso, idealmente, a decoração do quarto de criança deve ser neutra e intemporal.
Opta por mostrar personalidade nos pormenores. A seleção de mobiliário funcional e confortável deve ter em consideração a passagem do tempo. Por isso, será importante que o mobiliário se adapte às várias fases de crescimento.
Desta forma, será mais fácil adaptar a decoração do quarto de criança ao longo do tempo, tendo em consideração o desenvolvimento do petiz.
Diferentes zonas dentro do quarto
É importante planear e otimizar o espaço da divisão. A criação de zonas distintas dentro do quarto de criança revela-se uma boa estratégia.
O quarto do petiz deve apresentar diferentes zonas destinadas a atividades distintas, nomeadamente área de dormir, zona de estudo, área de brincar e zona de arrumação. Demarcar bem as diferentes zonas permite assegurar que o quarto apresente equilíbrio e funcionalidade.
Tornar o espaço dinâmico e divertido
A base da divisão pode ser neutra. No entanto, há que procurar instalar um pouco de diversão em pormenores. Podemos garantir um quarto infantil alegre e divertido de várias formas.
Paredes pintadas
No momento de selecionar a pintura das paredes, há que pensar na cor e decidir se a parede deve apresentar desenhos ou quadros. As cores influenciam os sentimentos que se formam no quarto. As cores desempenham um papel importante no crescimento de perceção sensorial das crianças. Elas recebem tudo como um estímulo.
As cores de tom claro, como branco, bege e cinzento, transmitem tranquilidade e acolhimento. Numa boa decoração, também se pode optar por cores mais animadas, mesmo continuando num tom claro. Podes apostar em cores como azul, rosa, amarelo e até mesmo verde.
As crianças necessitam de ser constantemente estimuladas. A presença de desenhos representa esses estímulos. São elementos de que elas gostam.
Os quadros com imagens de animais ou fantasias também funcionam muito bem. Idealmente, deve existir alguma cor contrastante com o resto do quarto, tornando a divisão mais atrativa.
Freepik
Papel de parede
O recurso a papel de parede é uma boa estratégia. Existe no mercado uma oferta vasta de grande qualidade, com desenho de animais, com desenhos animados, princesas da Disney, entre outras opções.
Elementos decorativos
Podes recorrer a cores vibrantes em pequenos apontamentos decorativos que tornam o espaço mais encantador e divertido. Almofadas ou mantas coloridas servem de exemplo.
Cabeceira
No quarto de criança, a cabeceira deve destacar-se. Pode revelar um lado mais criativo. A pequenada adora uma cabeceira que brilhe pelo formato e que apresente uma forma que deixe a sua imaginação voar. Por exemplo, ter uma cabeceira em forma de foguetão, balão, avião, castelo,… permite que no seu quarto eles explorem a magia de um mundo encantado.
Dar conforto ao quarto de criança
A colocação de tapetes no quarto de criança é boa estratégia para criar conforto na divisão. Não há criança que não adore brincar no chão. Por isso, este elemento decorativo permite-lhes fazer o que gostam, tranquilamente, com maior comodidade e aconchego.
No momento de investir no tapete, a melhor opção consiste em tapetes rasos, porque permitem uma limpeza (que deve ser frequente) mais rápida e eficaz.
Post Comment