Mudar a casa de banho sem fazer obras ou gerar detritos
Em pouco tempo e com um investimento mínimo, é possível ter um espaço digno de revista.
Reformas de casa de banho sem a necessidade de fazer obras, demolir revestimentos ou gerar detritos? Pode parecer complicado, mas não é. Pelo contrário, em pouco tempo e com um investimento mínimo é possível ter um espaço digno de revista. Se não sabes por onde começar, eis algumas ideias para renovar a casa de banho.
Renovar as paredes
O fato de os azulejos da casa de banho serem do século passado não significa necessariamente que eles tenham que ser picados e os detritos removidos. Não só isso, mas existem várias alternativas. O mais fácil, se estiverem em boas condições, é pintá-los. Todas as paredes da mesma cor ou brincando com duas para obter maior profundidade ou sensação de amplitude.
Outra possibilidade é cobrir as paredes com adesivos de vinil. Se sonhaste com uma casa de banho revestida a ladrilhos hidráulicos, madeira ou mármore, esta é a solução ideal pois existem modelos que imitam na perfeição estes materiais.
E uma ideia um pouco mais complexa, mas com resultados elegantes e ousados, é cobrir a divisão com papel de parede. É necessário primeiro nivelar a superfície e cobrir as juntas com pasta e, claro, escolher um papel de parede adequado para ambientes húmidos.
Mudar o pavimento
Não só as paredes, mas também o piso podem ser trocados sem gerar detritos. Os protagonistas desta reforma são mais uma vez os materiais vinílicos, que são colocados no piso antigo e que podem ser encontrados em mil modelos diferentes.
Existem também alternativas, embora o seu custo seja um pouco mais alto. Um deles é o piso laminado, que também é muito fácil de instalar. Outro são os porcelanatos extrafinos, que oferecem a vantagem da sua extraordinária resistência. E restaria mencionar a resina epóxi e a porcelana líquida, perfeitas para a casa de banho por serem pisos contínuos, sem juntas.
Seja qual for a solução que escolheres, não será necessário levantar o pavimento antigo ou desmontar toda a casa de banho. Qualquer um desses materiais tem uma espessura mínima.
Trocar móveis e loiças
Renovar a casa de banho não significa necessariamente mudar pavimentos e paredes. Se estiverem bem, podem receber um novo estilo renovando as loiças sanitárias e os móveis. Comecemos pelos sanitários, além de escolher um modelo com linhas mais modernas, temos que pensar em outros aspetos importantes. Por exemplo, se a casa de banho for pequena, é melhor escolher loiças com profundidade reduzida ou suspensos. Eles ocupam menos espaço e fazem com que a casa de banho pareça muito mais espaçosa.
Esses critérios também podem ser aplicados a móveis. Em casas de banho pequenas, o conselho é optar por bancadas com pia sobreposta. Se o espaço não for um problema, podes escolher desde os móveis de madeira mais clássicos até os móveis feitos sob medida. Este caso deve ser analisado em outra coisa: capacidade de arrumação. As gavetas otimizam muito mais o espaço do que as portas.
Para completar esta pequena renovação da casa de banho há ainda um detalhe: novo espelho e torneiras. Eles vão dar um toque de estilo à divisão.
Renovar o chuveiro
O chuveiro pode desempenhar um papel importante na casa de banho. E não só as paredes podem ser renovadas. Trocar a base não é fácil se não quisermos gerar detritos, mas existe uma maneira mais rápida, simples e barata de dar uma nova aparência: pintá-la. Tal como acontece com os azulejos, existem tintas e esmaltes específicos para este tipo de superfície.
Colocar um teto falso
Uma das superfícies mais sensíveis à humidade são os tetos. Sem ventilação adequada, é fácil que a condensação leve ao crescimento de fungos. A instalação de um teto falso de alumínio é uma solução perfeita por vários motivos: é uma solução estética e moderna, existem diferentes modelos para personalizar o teto, a sua manutenção é simples e, claro, é um material que resiste à humidade sem problemas.
Ao mesmo tempo, pode ser utilizado para melhorar a iluminação da casa de banho, com uma melhor distribuição ou com uma solução decorativa, como fitas LED.
Post Comment