Viagens: os melhores souvenirs para decorar a casa
Reunimos um conjunto dos melhores ‘regalos’, perfeitos para os viajantes oferecerem a quem mais gostam.
Viajar é uma das melhores experiências que se pode viver. Permite-nos o contacto com outras culturas. Os chamados souvenirs que se compram nas viagens servem para decorar a casa como lembranças de viagem. Fazer a decoração com peças e coleções que são memórias de viagem tornam uma casa num autêntico lar.
Essas compras em viagem são como pequenos mimos para dar a quem se gosta. Muitas pessoas que viajam gostam de trazer consigo alguns presentes para oferecer a familiares, amigos, colegas de trabalho. No presente artigo, poderá ficar a conhecer uma lista com os melhores souvenirs, seja para decorar a casa, seja para presentear quem mais ama.
Lista dos melhores souvenirs para decorar a casa
Unsplash
Embora no nosso país não faltem produtos locais de qualidade, como o vinho do Porto, a ginjinha, o azeite, o mel, a doçaria conventual,… que servem como bons presentes para adoçar a boca, reunimos uma lista de outros presentes que permitem ornamentar a casa e que têm a vantagem de durar mais tempo.
Azulejos
Como se sabe, os azulejos portugueses são um símbolo do país. Os azulejos azuis e brancos estão presentes de norte a sul do país.
Estes elementos decorativos encontram-se nas fachadas de alguns dos edifícios mais emblemáticos do país e também foram levados pelos portugueses para diversos pontos do globo.
Eles não só são encantadores, como revelam muito da nossa cultura, da nossa história. Ter um exemplar de uma arte tipicamente portuguesa revela-se um bom presente.
Sardinhas
As sardinhas são uma tentação gastronómica comum nas festas populares. Por exemplo, no Santo António, em Lisboa, ou no São João, no Porto. Acontece o mesmo noutras festas do género.
Logo, as sardinhas também são um símbolo do país, podendo ser representadas como um elemento decorativo, disponível em várias cores. Há souvenirs muito coloridos de sardinhas em lojas de norte a sul de Portugal.
Galo de Barcelos
Wikimedia commons
Outro símbolo do nosso país é o galo de Barcelos. Este souvenir encontra-se presente em várias lojas portuguesas que se dedicam à venda destas memórias decorativas.
O galo de Barcelos está associado a uma lenda do século XV que surgiu na cidade de Barcelos. No entanto, esta imagem ultrapassou as fronteiras do concelho que lhe deu o nome. Atualmente, espelha um Portugal moderno e tornou-se num símbolo da identidade nacional num destino turístico que se tornou uma tendência.
Filigrana
A filigrana é um souvenir perfeito. O trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal soldadas culmina num elemento decorativo com muito encanto.
Na filigrana, podem ser usados diferentes metais. No entanto, os mais usados são o ouro e a prata. Há vários desenhos populares feitos em filigrana. Porém, o Coração de Viana será seguramente o mais famoso.
Bordados
Freepik
Os bordados são tradicionais em praticamente todo o país e até nas ilhas. Portanto, este souvenir pode ser uma excelente forma de homenagear o destino que se visita, comprando produtos que representam bem Portugal.
Os bordados são um dos tipos de artesanato mais típicos do nosso país. Há bordados feitos à mão e à máquina. A diversidade é apresentada nas composições e designs, nos materiais e nas técnicas utilizados.
Portanto, poderá encontrar artesãos a apresentar bordados muito distintos em diferentes regiões, nomeadamente tapetes, panos de mesa, lenços e até peças de vestuário.
Cerâmica portuguesa
Há peças de cerâmica portuguesa de norte a sul do país. A diversidade e a qualidade da cerâmica portuguesa é evidente.
Há cerâmicas que levam o nome de Portugal a todo o mundo. As mais populares são as da Vista Alegre e a Bordallo Pinho. No entanto, há exemplares de qualidade a preços menos expressivos.
Em muitas feiras de artesanato, podes encontrar porcelanas, louças, faianças, ladrilhos, vasos, entre outros produtos que espelham os méritos da cerâmica nacional. A excelência da cerâmica tradicional portuguesa poderá ser encontrada em qualquer ponto turístico do país, especialmente nas cidades com tradição de produção desta arte.
Produtos em cortiça
A cortiça é um símbolo de Portugal. Apesar de sermos um país pequeno, produzimos cerca de 50% da cortiça mundial. A cortiça não se cinge às rolhas das garrafas. Há um conjunto vasto de peças feitas neste material.
A cortiça tornou-se num produto tradicional presente num número infindável de produtos. Há muitos souvenirs feitos em cortiça, nomeadamente carteiras, malas, sapatos, tapetes de pilates/yoga, entre muitos outros.
Estátua de Nossa Senhora de Fátima
O nosso país tem uma história ligada à religião. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é uma referência mundial por se tratar de um dos principais santuários marianos a nível mundial, chamando muitos turistas todos os anos.
A estátua de Nossa Senhora de Fátima tornou-se num souvenir perfeito para viajantes religiosos que escolham visitar o nosso país.
Globo
Esta peça decorativa pode apresentar características distintas. Geralmente, o globo decorativo apresenta um monumento emblemático do local visitado, podendo apresentar neve, purpurinas, entre outras características encantadoras.
Íman
Unsplash
Este elemento faz parte da decoração dos frigoríficos de muitos viajantes. Pessoas que visitam determinados países têm a tendência para comprar este tipo de souvenir que deixa o eletrodoméstico encantador e um mapa revelador dos destinos por onde já se foi feliz.
Porta-chaves
Existem exemplares muito distintos de porta-chaves em diferentes países e cidades. Estes destinos que se visitam apresentam edifícios icónicos nos porta-chaves.
Portanto, podemos andar sempre com um mini monumento que nos traz boas recordações no bolso. Por exemplo, a Torre Eiffel (Paris, França), a Estátua da Liberdade (Nova Iorque, EUA), o Coliseu (Roma, Itália), o Big Ben (Londres, Inglaterra), entre outros.
Bijuteria
Em muitos países, podemos encontrar peças de bijuteria muito diferentes. Estes elementos servem como presentes perfeitos, que relevam muitas das qualidades dos destinos que se visitam.
Freepik
Artesanato
Há também grande diversidade a nível de artesanato. Muitos viajantes investem na recolha de peças de artesanato das cidades que visitam, apresentando uma decoração bastante sui generis, reveladora do seu lado aventureiro.
T-shirts
Estas peças tanto podem apresentar o nome de uma cidade ou país, como revelar a beleza de um monumento que se tornou num símbolo do destino que se visita. Por isso, estes elementos são bons souvenirs.
Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias
Post Comment