Decorar a casa para vender: dicas imperdíveis

Vê como podes revalorizar uma propriedade com pequenas alterações que a tornem mais apelativa.

Vender ou arrendar uma casa é sempre um desafio e, num mercado imobiliário altamente competitivo, está provado que um estilo profissional pode aumentar o seu valor até 10%. É uma forma relativamente rápida e fácil de revalorizar uma propriedade com alterações que a tornam mais atrativa, e não envolve pequenas renovações como mudar a bancada da cozinha ou refazer o revestimento da casa de banho mas simplesmente saber como tirar o máximo partido do que já existe.

Organizar o espaço

Para além de ter que estar tudo muito organizado, a ideia aqui é livrar-se de um excesso de objetos pessoais, como fotografias e lembranças de viagens. Com esta ideia, a casa fica visualmente “limpa” e a decoração fica um pouco mais neutra e despersonalizada, de tal forma que quem a vai arrendar ou comprar imagina-se mais facilmente a viver nela.

Decoração da sala

PxHere

Realçar os elementos mais característicos da casa

Por exemplo, se tens uma casa cuja sala de estar tem vista para um belo jardim, fecha as cortinas e reorganiza os móveis de modo a ficarem virados para o exterior. Talvez tenhas uma bela estante de livros, um móvel de televisão ou uma lareira à volta da qual fazes a tua vida. Mostra-os, deixa que aqueles que vão comprar ou alugar a casa os vejam e se imaginem a desfrutar desses pormenores que tornam a casa especial. Em todo o caso, tenta ser coerente com a decoração, pois transmite uma sensação de harmonia e um aspeto bem cuidado.

Decorar de acordo com a localização da casa

Isto é mais importante do que parece porque, como podes ver, também é possível jogar com as emoções daqueles que estão interessados na tua propriedade. Por exemplo, se for uma casa de praia, é boa ideia dar destaque a cores mais suaves e frescas, como o azul, e escolher materiais naturais para conseguir um estilo costeiro. Se o teu apartamento estiver no meio da cidade, deve ser um pouco mais ousado na decoração, optar por cores mais alegres, como o laranja ou o vermelho, que estão agora na moda, e optar por um estilo mais maximalista com toques industriais. Como dissemos, a ideia é transmitir com a decoração o estilo de vida que, certamente, mais agrada a quem procura comprar ou arrendar a casa.

Aproveitar o espaço com a luz natural

A luz é fundamental para tirar o máximo partido visual do espaço, para que entre pelos olhos, como dissemos no início. Quantas vezes já ouviste dizer: “Gosto do apartamento, mas é um pouco escuro”. Aproveita ao máximo a luz para fazer com que o espaço pareça maior do que é. Não coloques os móveis de forma a interromper a passagem da luz, para que o espaço pareça mais amplo. Compra um espelho de pé e coloca-o num local estratégico.

Decoração de sala de estar

PxHere

Pequenos pormenores

Os pormenores são importantes porque contribuem para a impressão geral. Se um elemento da decoração chamar a atenção, o espetador vai reparar nele e isso vai influenciar a sua impressão geral. Por exemplo, as flores e os acessórios decorativos, como espelhos, fotografias que não sejam pessoas, almofadas ou plantas, acrescentam interesse visual, personalidade e calor à tua casa.