Armários de cozinha: como limpar os móveis corretamente

Os armários da cozinha também precisam da tua atenção, pelo que devem receber uma limpeza de vez em quando.

Os móveis da cozinha podem ser de madeira, lacados, revestido de melamina ou feitos em pedra, metal… As escolhas são muitas, mas independentemente do material do móvel é importante saber como se deve proceder na hora da limpeza

Segue estes passos para limpares os móveis da cozinha, de forma a não danificares o material ou acabamento e a teres uma cozinha de fazer inveja (de tão limpa).

Limpar os armários da cozinha

limpar cozinha

Pexels

Antes de começares a limpeza, é importante que tenhas em conta o material e cor dos móveis. Isto porque alguns produtos de limpeza podem danificar os armários de cozinha. Se queres jogar pelo seguro, mas limpar de forma eficaz, deixamos-te alguns truques por tipo de armário:

Armários de madeira: cuidados a ter

limpar cozinha

Pexels

Começa por remover o pó com um pano macio e seco, em movimentos circulares. Com o pó removido, é hora de passares um pano com uma solução específica para limpar madeiras – aplica pequenas quantidades num pano seco e limpo e limpa toda a superfície.

Se preferires produtos naturais, o azeite é um dos melhores produtos para deixar a madeira saudável e limpa. Podes juntar o azeite com sumo de limão para que removas as bactérias dos móveis e para a cozinha ficar com um cheirinho agradável a limão. A receita é meia taça de sumo de limão com uma taça de azeite e ver o milagre da limpeza acontecer.

Também podes optar pelo vinagre, sendo este outro produto natural que deixa a madeira a brilhar e remove todas as manchas. Mistura vinagre e azeite em partes iguais e passa com um pano diretamente na madeira, na linha dos fios. 

Armários lacados: evita produtos abrasivos

limpar cozinha

Pexels

Nos móveis lacados, o primeiro passo, tal como nos móveis de madeira, é remover o pó da superfície do móvel, com um pano macio ou uma escova suave. Posteriormente lava-se com água morna e um detergente ou sabão suave, num pano humedecido. É importante não saturar os móveis com demasiada água, pois podes danificar o acabamento lacado. 

Depois de passar o detergente ou sabão, enxagua-se com água limpa para remover quaisquer resíduos de detergente. Seca-se a superfície com um pano macio e seco, imediatamente após a limpeza para prevenir manchas de água.

Evita utilizar produtos de limpeza abrasivos ou produtos químicos agressivos, pois podem arranhar ou danificar o material dos móveis lacados.

Móveis de metal: cuidados a ter para evitar riscos

limpar cozinha

Pexels

Os móveis de metal podem ser de aço inoxidável ou de metal esmaltado.

  • Se for de aço inoxidável, a limpeza diária é suficiente com uma esponja suave humedecida com água morna e um detergente neutro para limpar a superfície. Deves sempre secar a zona que foi limpa com um pano seco para evitar marcas de água ou manchas. Se precisares de limpar mais a fundo marcas de impressões digitais ou resíduos de sujidade o melhor é usares a solução de água e vinagre ou usares um produto específico para aço inoxidável, que encontras no supermercado.
  • Se o móvel for de metal esmaltado, a melhor opção de limpeza é usares bicarbonato de sódio com água e secares logo de seguida com um pano macio. Neste tipo de metal é essencial teres atenção para não riscares ou danificares o esmalte.

Móveis de pedra: uma limpeza facilitada

limpar cozinha

Pexels

Com móveis de pedra os truques também são simples. Para limpares as manchas difíceis ou resíduos de alimentos da bancada da cozinha, usa uma solução de bicarbonato de sódio com água e aplica a solução e esfrega com uma escova de cerdas macias

Para uma limpeza sem grandes manchas a remover, basta utilizares um pano macio ou uma escova suave apenas humedecida em água morna. Se quiseres usar algo mais forte, podes escolher um detergente neutro e adicioná-lo em água para teres um móveis mais limpos e cheirosos.

Móveis laminados: a secagem é fundamental

limpar cozinha

Pexels

Este tipo de móveis de cozinha é feito de lâminas de MDF (medium density fiberboard) e madeira. Para os limpares como manda o figurino, é essencial nunca os deixares húmidos, tal como os móveis de madeira maciça.

A solução é também bastante simples: depois de remover o pó com um pano seco, usa um pano numa solução de água e detergente neutro ou sabão líquido, também neutro. Na etapa seguinte passas um pano húmido apenas em água, para remover restos de detergente, e finalizas com a passagem de uma pano seco para que a superfície fique homogénea e completamente seca. 

É importante teres atenção ao tipo de produto que utilizas para limpar os móveis da cozinha. Confere o tipo de material que tens e adapta os produtos que escolhes consoante o material. Usa produtos que sejam seguros para as superfícies de madeira, laminadas ou de metal, e que também sejam eficazes na remoção de todas as sujidades e gorduras acumuladas. 

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias