5 reparações domésticas que qualquer “faz-tudo” pode realizar
És um “ás” dos consertos domésticos e adoras aventurar-te pelo mundo da bricolage? Então este artigo é para ti.
Todos nós temos um dom, mas nem todos temos o dom de resolver pequenos percalços em casa, para além da simples tarefa de substituir uma lâmpada. Pendurar quadros relativamente grandes, colocar prateleiras, tapar buracos… Se a bricolage é a tua praia, continua a ler. E se nunca te atreveste, mas achas que tens jeito, anima-te: vais ver que não é tão difícil como pensavas.
Pendurar quadros grandes
Se forem pequenos, toda a gente sabe como colocá-los, mas o que fazer quando são grandes? Neste caso, vais precisar de um berbequim, uma broca e uma cavilha. Com a ajuda de outra pessoa, coloca o quadro na altura desejada e marca-o suavemente com um lápis: verifica se o quadro está bem centrado, tomando as distâncias laterais como referência. Em seguida, faz um furo nas marcas com a broca e introduz a ficha. Aparafusa uma cavilha para pendurar o quadro.
Se a tua parede for lisa (o que foi dito acima é válido para as paredes com saliências), a instalação será infinitamente mais fácil e sem necessidade de fazer furos: podes utilizar uma boa fita adesiva de dupla face. Compre-a extra forte e já está.
Créditos: Pexels
Parede com fissuras
Se tiveres gotelé, as gretas estarão mais escondidas (de facto, esta era a função original deste tipo de parede), mas se a parede for lisa, então as fissuras serão mais visíveis. Para selá-las terás de alargá-las com uma espátula. Depois, deves pulverizá-las com água e enchê-las com massa instantânea. Terás de esperar que se seque e depois é só lixar para uniformizar. E terás uma parede como nova.
Tens buracos de outras decorações que já não existem na parede? É fácil fazê-los desaparecer: utiliza massa de enchimento e coloca-a com um aplicador. A massa tapará todos esses pequenos buracos.
É necessário colocar uma cortina na banheira?
A operação pode parecer incómoda, mas não é assim tão complicada. Primeiro, mede a altura a que pretendes colocá-la e marca o local onde os suportes vão ficar, na parede ou no teto. Utiliza uma broca de 5 mm para os furos, coloca as buchas com as mesmas dimensões e pendura o varão.
A torneira a pingar
Créditos: Pexels
Uma torneira a pingar pode ser uma das coisas mais enervantes. Se não quiseres chamar um canalizador e deixar a tua carteira desfalcada, podes arregaçar as mangas e resolver o problema sozinho. Primeiro que tudo, deves fechar a torneira da água, que é indispensável. Desmonta a torneira, prestando atenção à ordem em que as peças estão colocadas (sobretudo para que logo não te sobrem peças e a cura não seja pior que a doença). Retira a guarnição da torneira com a chave de torneira adequada. Se a torneira tiver duas torneiras, uma para quente e outra para frio, tens de retirar tudo e substituir a junta de borracha gasta que gera o goteamento e colocar uma nova do mesmo tamanho. Se tiveres uma torneira de uma alavanca, terás de substituir todo o cartucho. Uma vez reparada a peça, é altura de voltar a montar a torneira e colocar tudo no sítio.
Porta da sala de estar a roçar no chão
Esta situação também é muito comum: a porta está a riscar e a danificar o parquet. Para resolver o problema, terás de a baixar. A solução é colocar uma lixa de grão grosso na zona riscada, com o lado granulado virado para cima. Abra e feche a porta várias vezes até notar a borda desgastada.
Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias
Post Comment