O que é o Leasing Imobiliário?

Esta solução, que atrai cada vez mais interessados, permite usufruir de um imóvel por determinado período, de forma simples e rápida e com imensas vantagens.

O leasing imobiliário, também conhecido como Locação Financeira Imobiliária, é uma alternativa à compra, arrendamento ou permuta de imóveis, que pode servir como forma de combater a subida das taxas de juro. 
Esta é uma solução de financiamento simples e rápida que atrai o interesse não só de particulares, como de empresas e negócios, uma vez que pode ser aplicada para fins residenciais e estabelecimentos comerciais, como lojas, escritórios, garagens ou consultórios.
Com esta alternativa, o locatário pode usufruir de um imóvel por um determinado período de tempo, mediante o pagamento ao proprietário de uma renda. No final do contrato, o cliente tem a opção de compra do imóvel pelo valor residual, definido entre ambas as partes e assente no contrário. Este valor varia entre 10% e 20% do valor do imóvel.
O contrato de leasing pode ter uma duração entre os 7 e os 30 anos, no entanto, o locatário não pode ter uma idade superior a 75 anos.

Vantagens

    • Isenção do pagamento do Imposto de Selo, cobrado habitualmente quando se recorre ao crédito habitação;
    • Possibilidade de adquirir o imóvel no final do contrato;
    • Possibilidade de incluir o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e outras despesas associadas ao contrato no financiamento do leasing;
    • Possibilidade de arrendar o imóvel a terceiros;
    • Acessível a quem possui um capital inicial limitado;
    • Compatibilidade com incentivos do estado e comunitários.

Desvantagens

    • Pouca opção de escolha, sendo que a maioria dos imóveis disponíveis para esta modalidade são detidos pelo banco;
    • Avarias e obras de manutenção são inteiramente da responsabilidade do locatário;
    • Contratação de seguros são suportadas pelo locatário;
    • Em caso de incumprimento, o banco pode mais facilmente tomar posse do imóvel;
Nem todas as entidades financeiras praticam esta modalidade de crédito para particulares e o seu financiamento, pelo que o valor das garantias vai diferir consoante se trate de um cliente particular ou de uma sociedade.
O contrato de leasing imobiliário pode ser aplicado para financiar a aquisição de imóveis já construídos ou obras de beneficiação ou adaptação, compra de terrenos e construção de imóveis.
Quando se trata de uma empresa, para aceder a esta modalidade é solicitada uma livrança subscrita pela empresa com aval dos sócios e cônjuges. As garantias exigidas dependem da análise de risco de crédito.