Home Staging: preparar a casa para vendê-la mais rápido

Home Staging é a solução para venderes ou arrendares o teu imóvel de forma rápida e eficiente.

Home staging é uma prática à qual já ninguém fica indiferente. As constantes mudanças no setor imobiliário e na compra e venda de imóveis pedem-nos que acompanhemos a sua evolução e mesmo técnicas de marketing dos anos 70, como é o caso do home staging, fazem a diferença quando é hora de arregaçar as mangas e vender um imóvel

Home staging: o que é e para que serve? 

Home staging significa, literalmente, em português, “encenar, preparar ou decorar a casa”. É um termo conhecido entre os peritos de marketing quando se quer realçar os pontos altos de um imóvel antes da sua venda. É uma técnica que ajuda à rápida venda de imóveis e que se foca na sua apresentação e decoração geral. 

Foi criada nos Estados Unidos na década de 70 e tem vindo, desde então, a ser difundida por todo o mundo. A prática de home staging anda de mãos dadas com o design de interiores e com conhecimentos no mercado imobiliário.

Tornamos o imóvel mais atrativo e enaltecemos o melhor que tem para oferecer através da reorganização da mobília, adição de elementos decorativos, melhoramento dos espaços e aprimoramento da iluminação.

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Como aplicar o home staging?

O home staging pode ser realizado por ti, como proprietário do imóvel, ou por especialistas da área de design de interiores. Mostrar as melhores características da propriedade enquanto se cria uma atmosfera convidativa e atraente requer alguns cuidados e envolver diversas técnicas neste processo de embelezamento e apresentação geral. 

Se quiseres experimentar aplicar o homestaging sem contratar profissionais, eis o que tens de fazer:

  • Organiza e despersonaliza

Desordem é algo que não pode haver em tua casa. Os objetos pessoais e bugigangas têm de desaparecer para que não tirem a atenção quando um possível comprador for visitar o espaço. O objetivo é eles concentrarem-se nas características da casa e não se perderem nos teus objetos pessoais espalhados pelas divisões.

  • Limpa, limpa, limpa

A limpeza profunda da casa, de uma ponta à outra, é essencial e imprescindível. Chão, janelas, paredes, azulejos, bancadas, portas – todos os cantos quegeralmente te esqueces de limpar – têm de ser incluídos nesta sessão de limpeza. Um ambiente limpo e fresco desperta uma opinião positiva sobre o imóvel e sobre ti.

  • Presta atenção ao exterior

O exterior do imóvel é a primeira coisa que os potenciais compradores vão ver. Se tiveres jardim, aprimora o aspeto visual, corta a relva, poda as rosas, varre as folhas caídas. Se não tiveres jardim, toma atenção à entrada da casa e certifica-te que está bem conservada, limpa e convidativa. Pondera a possibilidade de teres alguns vasos com plantas ou flores para ter impacto de boas-vindas. 

Organizar o espaço exterior

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  • Aposta nas cores neutras

Escolhecores neutraspara pintar as paredes: a possibilidade de agradares a um leque maior de compradores aumenta e podes conjugar mais facilmente com as cores da mobília e dos objetos decorativos. Para além disso, a utilização de cores neutras nas paredes trazem um estado de paz e calma e dão-nos a sensação de que as divisões são maiores e mais luminosas.

  • Confere a disposição dos móveis

A mobília tem de ser estrategicamente disposta de forma a maximizar o espaço e a fluidez do imóvel. Evita ter mobília demasiado grande ou em excesso porque te vai tirar espaço à divisão e trazer a sensação de ser um espaço apertado.

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  • O poder da luz natural

A luz natural tem de chegar à maior superfície possível do teu imóvel. Portanto, estores abertos, cortinas recolhidas e deixa o sol entrar. Os espaços com luz natural e bastante iluminação chamam mais atenção, tornam as divisões mais espaçosas e despertam uma sensação espontânea de alegria e bem-estar.

  • Aposta na simplicidade

Por vezes algo simples funciona melhor do que algo complexo. No caso da decoração do teu imóvel, aposta em objetos decorativos estrategicamente colocados, minimalistas, como obras de arte, espelhos, simples objetos ou plantas mas evita sobrecarregar o espaço. Mantém as divisões limpas de demasiados acessórios e lembra-te: na decoração, menos é mais.

  • Realça o espaço

Transforma a tua casa num espaço versátil e convidativo. Concentra-te nas divisões principais e tenta tirar o melhor proveito delas, usando o espaço de forma inteligente e criativa.

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  • Atenção aos pormenores

Os possíveis compradores têm olhos de falcão e vêm tudo. Os pequenos pormenores fazem uma grande diferença e é importante estares atento e não deixar escapar nada durante o teu processo de home staging como detalhes que precisam de ser reparados, acessórios desatualizados ou possíveis obras.

Homestaging: prós e contras

O home staging pode oferecer várias vantagens na venda de um imóvel, mas também tem alguns inconvenientes que merecem ser levados em consideração. Vamos explorá-los:

Vantagens

1. Maior encanto e atratividade

Quando uma casa tem a sorte de ser alvo de homestaging, o seu magnetismo e carisma crescem exponencialmente, levando assim a uma maior atratividade. O imóvel irá atrair mais potenciais interessados em comprar e arrendar visto que foi criada atmosfera visualmente apelativa e convidativa.

2. Rapidez da venda ou do arrendamento

A preparação, reorganização e decoração da casa (homestaging) pode ajudar a acelerar o processo de venda ou arrendamento visto que o imóvel se tornará muito mais bonito, apelativo e memorável. Prepara-te para uma venda rápida como um piscar de olhos!

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3. Maior valor do imóvel

Se o teu imóvel está a brilhar como novo e com uma decoração incrível, logicamente que pode ser considerado mais valioso. Terás a oportunidade de vender ou arrendar a tua casa a preços mais elevados e sair a ganhar.

4. Mais vantagem na concorrência

Sabemos como o setor imobiliário é bastante competitivo e é importante encontrarmos soluções para nos destacarmos da concorrênciae gerar mais interesse a possíveis compradores. O homestaging pode ajudar uma propriedade a ganhar vantagem e a gerar mais valia em comparações com outros imóveis que não passaram pelo mesmo processo de decoração.

5. Realçar o potencial da propriedade

O homestaging oferece a possibilidade de demonstrar as melhores características de uma casa de forma inteligente e prática, criando um ambiente acolhedor e ajudando os compradores a imaginarem como podem utilizar o espaço ou viver nele.

Desvantagens

1. Custo

Tudo tem um preço, e os serviços profissionais de homestaging não são exceção! Pode ser dispendioso adquirir mobiliário, a nova decoração e reorganização e o trabalho dos especialistas de homestaging.

2. Inconveniência a vários níveis

Digamos que é inconveniente a preparação de um imóvel através de um processo de homestaging. Demora tempo, perturba o nosso dia-a-dia, a casa fica do avesso, tudo é reorganizado e fora do lugar habitual e passamos por um processo de adaptação que pode não ser fácil.

3. O estilo pode não bater certo

Pode ser um tiro no escuro acertar no nosso gosto individual com as escolhas de decoração feitas por um profissional de homestaging. Elas podem não estar necessariamente alinhadas com o teu gosto ou estilo pessoal e isso poderá causar um certo transtorno. É importante chegar a um concenso e encontrar um equilíbrio entre as tuas preferências e gostos e, ao mesmo tempo, apelar a um vasto leque de compradores do teu imóvel.

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4. Manutenção constante

Se desejas investir em homestaging, o teu imóvel precisará de uma manutenção constante e adicional em comparação com a que estás habituado. A casa precisa de ser mantida sempre impecavelmente perfeita, com condições exemplares para ser mostrada ao público a qualquer hora, a qualquer momento.

5. Redução de espaço

Se a tua casa está em processo de homestaging, o teu“espaço de manobra” é reduzido. A capacidade de utilizares certos espaços do imóvel pode ser limitada até que seja vendido ou arrendado, o que pode dificultar a tua rotina diária.

Pondera os prós e contras antes de tomares uma decisão. Pondera todas as circunstâncias, confere o teu orçamento, informa-te sobre o mercado imobiliário e considera pedir feedback a pessoas que tenham passado pela experiência de home staging

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